Notícia

Matéria estabelece medidas para prevenir a importunação sexual em eventos

Compartilhar:
Cover Image

Deputado Pedro Kemp (PT).

Foto: Luciana Nassar

Projeto apresentado hoje tem o objetivo de prevenir e coibir a importunação sexual em eventos

O deputado Pedro Kemp (PT) apresentou nesta manhã (6), durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), o Projeto de Lei 48/2024, que estabelece medidas destinadas à prevenção da importunação sexual em grandes eventos realizados no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul. A matéria segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

O objetivo da proposição é prevenir e combater a importunação sexual durante a realização de grandes eventos, por meio de ações de orientação, acolhimento, prevenção e combate à violência sexual. As ações serão baseadas na capacitação que permita a criação de uma estrutura de qualificação e capacitação de gestores e colaboradores sobre como proceder em caso ou suspeita de abuso sexual, assédio sexual e importunação sexual nos eventos; rigor na apuração, e tratamento eficiente de todas as denúncias recebidas, garantia de confidencialidade e privacidade no atendimento às vítimas, entre outros.

Entre as medidas de prevenção estão a instalação de pontos de pontos denominados "tendas lilás" como apoio em locais estratégicos nos eventos, com a presença de profissionais capacitados para oferecer acolhimento, orientação e encaminhamento das vítimas de importunação sexual. Conheça a proposta na íntegra, clicando aqui.

O deputado Pedro Kemp justifica a matéria. “A Lei Federal 13.718/18 definiu o crime de importunação sexual como ato libidinoso na presença de alguém de forma não consensual, com o objetivo de ‘satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro’. É considerado um crime comum, identificado em transportes coletivos com frequência, e também em shows, festas populares, casas noturnas, quando as mulheres, principais vítimas, são agarradas para beijos forçados ou seu corpo é tocado sem permissão. O projeto busca garantir que nos grandes eventos exista um espaço destinado a recepcionar e orientar as vítimas de importunação ou outro tipo de assédio sexual, com colaboradores capacitados para o cumprimento do protocolo Não é Não, instituído pela pela Lei 14786/23. O ponto de apoio "tenda lilás" nos grandes eventos consiste em uma forma concreta de coibir a prática do crime de assédio sexual e de apoiar eventuais vítimas", frisou o parlamentar.

Por: Christiane Mesquita

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Relatado por Caravina, projeto que amplia benefícios do programa Cuidar de quem cuida é aprovado na CCJR

Programa Cuidar de Quem Cuida em Mato Grosso do Sul, foi aprovado nesta quarta-feira (26) na Comissão de Constituição

Saiba mais
Cover Image

R$ 25 mi da bancada: Governador cobra mudança estrutural e no modelo de gestão da Santa Casa

governador Eduardo Riedel cobrou uma mudança estrutural e no modelo de gestão da unidade de saúde

Saiba mais
Cover Image

Prefeito Jaime se reúne com a diretoria da Associação Comercial de Selvíria

No encontro foram discutidas ações de interesse do comércio de Selvíria, além do fortalecimento de laços entre a entidade e a Prefeitura e de apoio para as festividades de fim de ano

Saiba mais
Cover Image

Lula reafirma soberania e diz que Brasil não aceitará ofensas

Presidente rebateu Trump, mas falou em disposição para negociar

Saiba mais
Cover Image

Federado com o PT, PV pode abrigar Marquinhos Trad e Geraldo Resende

Planos para Resende se reeleger e Trad voltar à Assembleia ficam mais palpáveis no Partido Verde, federado com o PT

Saiba mais
Cover Image

Em sessão solene, Câmara homenageia prefeito, servidores e programas municipais que se destacaram nacionalmente

A cerimônia reforçou a união entre Executivo e Legislativo

Saiba mais