Notícia

Mato Grosso do Sul abre Semana Nacional do Trânsito com arte, educação e compromisso com a vida

Compartilhar:
Cover Image

Semana Nacional do Trânsito 2025.

Foto: Rachid Waqued/Detran/MS

Estado celebra 15 anos do Fetran e reforça ações integradas para reduzir acidentes e formar uma nova geração de cidadãos conscientes no trânsito

O Governo de Mato Grosso do Sul deu início, nesta quinta-feira (18), à Semana Nacional do Trânsito 2025, com uma programação que une arte, educação e conscientização para reforçar o compromisso do Estado com a vida e a cidadania. O evento também marcou os 15 anos do Festival Estudantil Temático de Teatro para o Trânsito (Fetran), consolidando a atuação conjunta entre secretarias estaduais, órgãos federais e sociedade civil na construção de uma cultura de segurança viária.

O vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, representando o governador Eduardo Riedel, destacou que o momento simboliza a união de esforços para salvar vidas e preparar uma nova geração para um trânsito mais humano e responsável.

“Quando pensamos em trânsito, não podemos restringir nossa visão apenas à fiscalização. Precisamos enxergar o impacto social e econômico das ocorrências e trabalhar para formar cidadãos conscientes desde cedo. Projetos como o Fetran são essenciais para que nossas crianças e adolescentes aprendam, de forma lúdica, a importância do respeito às leis e à vida”, afirmou.

Celebrando 15 anos de trajetória, o Fetran já impactou mais de meio milhão de pessoas, transformando o teatro em ferramenta pedagógica para a reflexão sobre cidadania e segurança viária.

Somente em Mato Grosso do Sul, já premiou alunos de 53 municípios com mais de 2 mil peças teatrais produzidas. Para João Paulo Pinheiro Bueno, superintendente da PRF/MS, o festival vai além da educação para o trânsitos.

“Ele estimula criatividade, trabalho em equipe e comunicação, deixando frutos concretos tanto na transformação de comportamentos no trânsito quanto na formação de cidadãos mais conscientes e participativos.”

Os números reforçam a necessidade de ações conjuntas: de acordo com o Detran-MS, o Estado registrou 11.341 sinistros no primeiro semestre de 2025, com 100 vítimas fatais e 21.979 feridos. Nas rodovias federais, segundo a PRF, foram 1.090 acidentes entre janeiro e agosto, resultando em 99 mortes e 1.140 feridos. Para Andrea Moringo da Silva, diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, a mobilização é essencial para reduzir esses índices.

A programação segue até 25 de setembro com apresentações teatrais, ciclo de palestras e atividades educativas em Campo Grande e cidades do interior, como Dourados, Paranaíba, Naviraí e Nova Andradina, encerrando-se com a premiação do Fetran no Teatro Aracy Balabanian.

Por: Rodrigo Gordin, Comunicação Vice-governadoria

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Prefeito Dr. Cassiano Maia toma posse como presidente da Junta Militar de Três Lagoas

A cerimônia foi realizada na sede da Prefeitura e contou com a presença de autoridades militares e representantes do serviço militar da região

Saiba mais
Cover Image

Adaptação de comédia grega será apresentada em Três Lagoas, no dia 8 de agosto

Com entrada franca e classificação de 16 anos, é uma oportunidade imperdível para quem deseja vivenciar a arte de forma intensa e significativa

Saiba mais
Cover Image

Três Lagoas é palco da 2ª Conferência Regional dos Direitos Humanos nesta sexta-feira (15)

O evento terá como temática: “Por um Sistema Nacional de Direitos Humanos: Consolidar a democracia, resistir aos retrocessos e avançar na garantia de direitos a todas as pessoas.”

Saiba mais
Cover Image

Alunos da Diretoria de Cultura têm aula especial com renomada artista plástica

As peças criadas foram levadas para casa pelos próprios alunos, como um registro e lembrança do aprendizado e da expressão artística

Saiba mais
Cover Image

Mato Grosso do Sul apresenta destinos de pesca esportiva no Fishing Show Brasil 2025

O Estado marcará presença com um estande personalizado para promover seus principais destinos de pesca esportiva e experiências em meio à biodiversidade local

Saiba mais
Cover Image

CRAM realiza mais uma edição do ”Café com Prosa” em alusão ao Agosto Lilás

O café é uma ação de acolhimento com as usuárias da unidade , onde elas podem relatar suas demandas com sigilo e respeito, transbordando suas palavras em luta

Saiba mais