Notícia

Mato Grosso do Sul acelera universalização do esgoto com Estações Elevatórias em Ponta Porã e Bataguassu

Compartilhar:
Cover Image

Essas unidades serão fundamentais para o transporte adequado dos efluentes.

Foto: MS Pantanal

Com 68 novas Estações Elevatórias previstas até 2026, a rede de esgoto em Mato Grosso do Sul se aproxima da meta de 90% de cobertura

Mato Grosso do Sul avança com obras estratégicas para universalizar o esgotamento sanitário, com foco na modernização da infraestrutura, na proteção ambiental e na qualidade de vida da população.

Em Ponta Porã, foi concluída uma EEE (estação elevatória de esgoto) com capacidade de bombeamento de 1,37 litros por segundo, suficiente para atender cerca de 400 ligações e beneficiar aproximadamente 1.120 moradores. A unidade está pronta para operar, aguardando apenas a etapa final de licenciamento.

Já em Bataguassu, outra EEE está em fase final de construção e será responsável por integrar 1.500 ligações, atendendo diretamente cerca de 4.200 pessoas. Essas unidades serão fundamentais para o transporte adequado dos efluentes, etapa essencial para a proteção dos recursos hídricos e para a promoção da saúde pública.

Sydney Gerando Miranda, coordenador de engenharia da MS Pantanal, empresa parceira da Sanesul e responsável pela coleta e tratamento do esgoto, destaca que as (EEEs) são fundamentais para a expansão do saneamento básico, sobretudo em locais onde o escoamento por gravidade não é possível devido ao relevo, à distância ou à ocupação urbana.

“As EEEs garantem o bombeamento do esgoto bruto até as unidades de tratamento, viabilizando a cobertura em áreas de maior complexidade. Esses equipamentos são fundamentais para ampliar o saneamento, aumentar a eficiência operacional, proteger o meio ambiente e a qualidade de vida das comunidades atendidas,” esclarece.

Gabriel Buim, diretor-presidente da Ambiental MS Pantanal, destaca que a companhia está projetando 68 novas Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs), com capacidade total de transporte de 457 litros de esgoto por segundo em todo o estado para acelerar a universalização do saneamento.

“Nosso compromisso é entregar uma infraestrutura eficiente e sustentável, capaz de atender às demandas crescentes da população. Até abril de 2026, prevemos a ampliação de mais 842 quilômetros de rede, elevando a cobertura de esgoto em Mato Grosso do Sul para 90%. Essa expansão fortalece a capacidade do sistema e contribui diretamente para a saúde pública, a valorização urbana e a melhoria da qualidade de vida,” ressalta.

Para Renato Marcílio, diretor-presidente da Sanesul, a fase que o estado atravessa em relação ao saneamento básico é de grandes mudanças.

“Estamos falando de saúde, dignidade, desenvolvimento e respeito ao meio ambiente. Com planejamento e muito investimento, damos, a cada dia, um passo importante rumo à universalização dos serviços. A meta do governo é clara: antecipar a universalização em dois anos e transformar a realidade de milhares de famílias sul-mato-grossenses.”

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Dr. Cassiano Maia visita 1º Centro Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) do Brasil

Dr. Cassiano destacou a importância da visita para a implementação de inovações e melhorias em Três Lagoas

Saiba mais
Cover Image

Governo de MS dobra UTIs pediátricas no Regional de Três Lagoas diante do aumento de SRAG

Com a ativação de mais 10 leitos, a unidade agora conta com 20 vagas de terapia intensiva exclusivas para crianças

Saiba mais
Cover Image

SEINTRA realiza o cancelamento de 65 multas após proprietários limparem seus terrenos

A Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA) realizou o cancelamento das multas para munícipes que realizaram a limpeza dos terrenos

Saiba mais
Cover Image

SMS alerta farmácias e população sobre receituários falsos de medicamentos controlados

A falsificação foi identificada em Notificações de Receita Tipo “A” emitidas em nome do médico psiquiatra Astrogildo Settini Pessoa Filho, CRM/MS 3658, que atua regularmente na cidade

Saiba mais
Cover Image

Capitania Itinerante estará em Três Lagoas para atender aquaviários, amadores e proprietários de embarcações

O Projeto “Capitania Itinerante” chega ao município com o objetivo de facilitar o acesso a procedimentos burocráticos e documentais para quem possui barcos

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura de Três Lagoas convoca aprovados em concurso para posse nos cargos de Cirurgião-Dentista e Técnico Administrativo

A convocação é direcionada exclusivamente aos candidatos listados no Anexo I do decreto, no qual constam nomes, notas e classificações finais

Saiba mais