Notícia

Mato Grosso do Sul é reconhecido internacionalmente por modelo pioneiro de Saúde Única

Compartilhar:
Cover Image

5° Congreso Nacional y 2° Internacional de Semilleros de Investigación y Emprendimiento - CONASIE 2025.

Fotos: SES

A presença da SES no evento posiciona Mato Grosso do Sul como referência nacional e latino-americana em políticas públicas inovadoras em saúde

Mato Grosso do Sul foi reconhecido internacionalmente pela Universidade de Córdoba, na Colômbia, como referência na implementação do modelo de Saúde Única - abordagem que integra ações de saúde humana, animal e ambiental. O convite para participação no 5° Congreso Nacional y 2° Internacional de Semilleros de Investigación y Emprendimiento - CONASIE 2025 reforçou o protagonismo da SES (Secretaria de Estado de Saúde) na consolidação de políticas públicas inovadoras e intersetoriais.

Secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone relembrou o início da estruturação do setor, que extrapola o conceito de saúde humana abrangendo a saúde animal e a preservação do meio ambiente como determinantes para se estabelecer uma qualidade de vida adequada.

Ela ressalta que a consolidação dessa política está prevista no PPA (Plano Plurianual) da Saúde 2024–2027, como eixo estratégico da gestão estadual.

A institucionalização do modelo foi consolidada com a criação da CSU (Coordenadoria de Saúde Única), inserida no organograma da SES por meio do Decreto nº 16.232, de 7 de julho de 2023, fortalecendo a governança, a integração entre áreas e a capacidade de resposta da gestão estadual.

"A incorporação da Saúde Única à gestão da secretaria é uma ação de Governo planejada como um processo estratégico, envolvendo articulação entre equipes técnicas, definição de prioridades integradas e alinhamento das ações de saúde humana, animal e ambiental. Essa iniciativa permite que a secretaria tome decisões mais rápidas e eficientes, otimize recursos e responda de forma coordenada aos desafios da saúde pública", destaca.

Reconhecimento

A presença da SES no evento posiciona Mato Grosso do Sul como referência nacional e latino-americana em políticas públicas inovadoras em saúde.

"Nosso objetivo é que essa integração fortaleça a capacidade de resposta da secretaria diante de desafios complexos e consolide o estado como referência nacional e internacional em políticas públicas inovadoras, capazes de gerar impactos concretos e duradouros para a população", enfatiza a coordenadora de Saúde Única da SES, Danila Frias, que participará do congresso na Colômbia como palestrante.

"O convite à Danila reforça o reconhecimento da expertise técnica e científica da Secretaria Estadual de Saúde de MS, ao mesmo tempo em que abre possibilidades concretas para a construção de parcerias e acordos de cooperação entre a instituição brasileira e a Universidade de Córdoba, fortalecendo o intercâmbio acadêmico, científico e institucional entre os dois países", acrescentou Deivis Luján Rhenals, vice-reitor de Pesquisa e Extensão da Universidade de Córdoba.

Por: Danúbia Burema, Comunicação SES

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

ATENÇÃO, MUNÍCIPES – Redobre os cuidados contra a Dengue após as chuvas

Com o acúmulo de água em poças, garrafas, vasos e outros locais, o ambiente torna-se ideal para o depósito de ovos do mosquito

Saiba mais
Cover Image

Três Lagoas recebe nova ambulância do Governo do Estado para reforçar transporte de pacientes

O novo veículo tem como principal objetivo ampliar e qualificar o transporte de pacientes, garantindo mais agilidade, conforto e segurança nos deslocamentos

Saiba mais
Cover Image

Clínica da Criança ampliou em 118% número de vagas para terapias em junho

A ampliação faz parte de um esforço contínuo da atual gestão para fortalecer a rede de cuidados à infância, conforme o compromisso firmado no plano de governo do prefeito Dr. Cassiano Maia

Saiba mais
Cover Image

Dia D de vacinação contra o Sarampo será realizado neste sábado (30), em cinco USFs das 8h às 12h

Campanha “MS Vacina Mais: Sarampo” realizada entre 18 e 31 de agosto e o dia D, no dia 30 (sábado) abrangendo todos os 79 municípios

Saiba mais
Cover Image

Selvíria intensifica vacinação contra o sarampo para crianças a partir de seis meses

O sarampo é altamente contagioso e pode causar complicações graves, especialmente em crianças pequenas

Saiba mais
Cover Image

Lacen/MS recebe nota máxima em ensaios de proficiência e reforça excelência técnica

Avaliação do Instituto Octávio Magalhães atesta a qualidade das análises laboratoriais realizadas no Estado

Saiba mais