Notícia

Mato Grosso do Sul inicia escutas públicas para atualização da Política Estadual de Cultura

Compartilhar:
Cover Image

Gestores Municipais e trabalhadores da cultura estão convidados para esta construção.

Foto: Divulgação

A proposta contempla a realização de escutas públicas em todas as regiões de Mato Grosso do Sul, abrangendo os 79 municípios, com um município-sede responsável por representar cada microrregião

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) dá início nessa quarta-feira (9) às escutas públicas que irão subsidiar a proposta de atualização da Lei nº 5.060, de 20 de setembro de 2017, que institui o Sistema Estadual de Cultura. A primeira audiência será realizada a partir das 13h30 no Museu da Imagem e do Som (MIS), localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar, em Campo Grande. Gestores Municipais e trabalhadores da cultura estão convidados para esta construção.

A iniciativa está prevista no Edital nº 012/2025, publicado pela FCMS, e tem como objetivo envolver gestores, fazedores de cultura e a sociedade civil no processo de revisão e aprimoramento das diretrizes da política cultural do Estado. A proposta contempla a realização de escutas públicas em todas as regiões de Mato Grosso do Sul, abrangendo os 79 municípios, com um município-sede responsável por representar cada microrregião.

De acordo com o diretor-presidente da FCMS, Eduardo Mendes, as escutas públicas são essenciais para garantir uma política cultural que dialogue com as realidades locais, “essa é uma construção coletiva. Estamos ouvindo quem faz cultura nos municípios, gestores e artistas, porque entendemos que só com a participação ativa da sociedade é possível construir uma política pública sólida, representativa e eficiente. O Sistema Estadual de Cultura precisa refletir a diversidade, os desafios e as potencialidades culturais de Mato Grosso do Sul”, afirma Mendes.

O Sistema Estadual de Cultura foi criado com o objetivo de promover o exercício pleno dos direitos culturais, por meio da articulação entre o poder público e a sociedade civil, contribuindo para o desenvolvimento humano, social e econômico do Estado. Entre os princípios que norteiam o sistema estão a descentralização, a participação social e a valorização da diversidade cultural.

As escutas públicas seguirão uma metodologia regionalizada. Cada audiência será sediada em uma cidade polo e contemplará os municípios do seu entorno. Estão previstas 10 reuniões em diferentes regiões do Estado, incluindo a Grande Dourados, Pantanal, Cone Sul, Bolsão, Norte, Sul Fronteira, Sudoeste, Leste (Vale do Ivinhema) e Central.

Durante os encontros, serão coletadas propostas e contribuições que servirão de base para a elaboração de uma nova versão da legislação, tornando o Sistema Estadual de Cultura mais conectado com as necessidades e especificidades dos territórios sul-mato-grossenses.

Fonte: Comunicação Setesc

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

“Festa do Peixe” e etapa do circuito de pesca “Tucuna Free” acontecem neste final de semana

Continuam abertas as inscrições para a etapa de Selvíria do “Tucuna Free”

Saiba mais
Cover Image

“A Rua é Nossa” celebra domingo com sucesso e “Yoga Day” em Três Lagoas

Com um forte caráter familiar e de integração social, o “A Rua é Nossa” proporcionou momentos de bem-estar e descontração

Saiba mais
Cover Image

Seu “doguinho” também vai poder participar da 35ª Festa do Folclore. Veja como

35ª Festa do Folclore de Três Lagoas reserva dois momentos especiais para as famílias que tem “doguinhos” em casa: o Desfile Pet e a “Cãominhada”.

Saiba mais
Cover Image

SMS, UFMS e Escola Maple Bear se unem em ação social para os idosos atendidos na Atenção Básica

O evento foi marcado pela celebração do “Dia dos Avós”, comemorado em 26 de julho

Saiba mais
Cover Image

Alunos do 5º ano da EM Odeir Antônio visitam Câmara e aprendem sobre as funções dos vereadores

Aproximadamente 30 estudantes estiveram na Casa de Leis para aprender e fazer um tour pelos gabinetes e alguns setores administrativos

Saiba mais
Cover Image

Três Lagoas inicia programação dos “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”

A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre a violência doméstica e familiar

Saiba mais