Notícia

Mato Grosso do Sul inicia escutas públicas para atualização da Política Estadual de Cultura

Compartilhar:
Cover Image

Gestores Municipais e trabalhadores da cultura estão convidados para esta construção.

Foto: Divulgação

A proposta contempla a realização de escutas públicas em todas as regiões de Mato Grosso do Sul, abrangendo os 79 municípios, com um município-sede responsável por representar cada microrregião

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) dá início nessa quarta-feira (9) às escutas públicas que irão subsidiar a proposta de atualização da Lei nº 5.060, de 20 de setembro de 2017, que institui o Sistema Estadual de Cultura. A primeira audiência será realizada a partir das 13h30 no Museu da Imagem e do Som (MIS), localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar, em Campo Grande. Gestores Municipais e trabalhadores da cultura estão convidados para esta construção.

A iniciativa está prevista no Edital nº 012/2025, publicado pela FCMS, e tem como objetivo envolver gestores, fazedores de cultura e a sociedade civil no processo de revisão e aprimoramento das diretrizes da política cultural do Estado. A proposta contempla a realização de escutas públicas em todas as regiões de Mato Grosso do Sul, abrangendo os 79 municípios, com um município-sede responsável por representar cada microrregião.

De acordo com o diretor-presidente da FCMS, Eduardo Mendes, as escutas públicas são essenciais para garantir uma política cultural que dialogue com as realidades locais, “essa é uma construção coletiva. Estamos ouvindo quem faz cultura nos municípios, gestores e artistas, porque entendemos que só com a participação ativa da sociedade é possível construir uma política pública sólida, representativa e eficiente. O Sistema Estadual de Cultura precisa refletir a diversidade, os desafios e as potencialidades culturais de Mato Grosso do Sul”, afirma Mendes.

O Sistema Estadual de Cultura foi criado com o objetivo de promover o exercício pleno dos direitos culturais, por meio da articulação entre o poder público e a sociedade civil, contribuindo para o desenvolvimento humano, social e econômico do Estado. Entre os princípios que norteiam o sistema estão a descentralização, a participação social e a valorização da diversidade cultural.

As escutas públicas seguirão uma metodologia regionalizada. Cada audiência será sediada em uma cidade polo e contemplará os municípios do seu entorno. Estão previstas 10 reuniões em diferentes regiões do Estado, incluindo a Grande Dourados, Pantanal, Cone Sul, Bolsão, Norte, Sul Fronteira, Sudoeste, Leste (Vale do Ivinhema) e Central.

Durante os encontros, serão coletadas propostas e contribuições que servirão de base para a elaboração de uma nova versão da legislação, tornando o Sistema Estadual de Cultura mais conectado com as necessidades e especificidades dos territórios sul-mato-grossenses.

Fonte: Comunicação Setesc

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Projeto “A Rua é Nossa’ acontece neste domingo com aulão de Flashback do Studio Pamela Dourado

As atividades ocorrerão no próximo domingo, das 6h às 12h, na rua Aldair Rosa de Oliveira, na Circular da Lagoa Maior, e são abertas a crianças de todas as idades

Saiba mais
Cover Image

“Cinema nos Bairros” será realizado no Guanabara nesta sexta (04)

As sessões do Cinema nos Bairros acontecem nas duas últimas sextas-feiras de cada mês

Saiba mais
Cover Image

A Rua é Nossa terá uma programação de Diversão e Cultura em Três Lagoas

Com um espírito voltado para o lazer, inclusão social e fortalecimento dos laços familiares, o “A Rua é Nossa” traz uma programação repleta de atividades esportivas e culturais

Saiba mais
Cover Image

‘Ação Cidadania #TodosPorElas’ reforça compromisso coletivo pelo fim da violência contra as mulheres

'Ação Cidadania #TodosPorElas - Pelo Fim do Feminicídio' movimentou o Parque Jacques da Luz, no bairro Moreninhas, em Campo Grande, durante o sábado (19)

Saiba mais
Cover Image

Três Lagoas sediou o 1º Workshop de Economia Criativa e Mercado – “Território Bioceânico + Criativo”

O evento ocorreu nesta terça-feira, 05 de julho, no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE)

Saiba mais
Cover Image

Espetáculo Infantil “IH… DEU BRANCO!” lotou teatro de Três Lagoas

Com entrada gratuita e classificação de 16 anos, o evento atraiu um público entusiasmado, proporcionando momentos de risos e redescoberta da fantasia

Saiba mais