Notícia

Mi do Santa Luzia celebra os 30 anos de Jiu-jitsu em Três Lagoas

Compartilhar:
Cover Image

A solenidade foi uma propositura do vereador Mi do Santa Luzia.

Foto: Divulgação

A solenidade foi uma propositura do vereador Mi do Santa Luzia para celebrar essa modalidade esportiva que surgiu no município há 30 anos

A casa de leis ficou bem protegida na noite desta sexta-feira (28) com o número de atletas de jiu-jitsu no plenário para celebrar os 30 anos da modalidade em Três Lagoas. A solenidade foi uma propositura do vereador Mi do Santa Luzia. O secretário de Esporte, Juventude e Lazer (Sejuvel), Walter Dias – “Hulk”, prestigiou o evento na mesa de honras, representando o executivo.

Receberam homenagem as escolas/equipes: Syon Jiu-jitsu (André Luis Tozoni), Tatu Fight Team (Antonio Erasmos Pereira, “Mestre Tatu”, representado por Roberto Della Rosa Mendez), Barbosa Jiu-Jitsu (Cleverson Aparecido Pereira), Lion Team Jiu-jitsu (Luis Alexandre de Oliveira), Barão Jiu-jitsu (Moisés Santos, representado por Alex Ramires), Boi Jiu-Jitsu (Oriovaldo Narcizo da Silva, “Boi”), Jiu jitsu Lotus Club (Roldão Pereira Camargo Netto) e Sheik Jiu-jitsu (Silvio Henrique Maluf).

Luis Alexandre foi o primeiro a usar a tribuna, fazendo um agradecimento pelo pioneirismo de “Boi” (Valdo Narcizo). “Todos aqui ou foram alunos do ‘Boi’, ou são alunos de alunos dele”, reforçou. Luis falou também sobre o estilo de vida que prepara o lutador de jiu-jitsu para a vida, destacando a atuação da modalidade no social. Valdo Narcizo, o “Boi”, relembrou como tudo começou, em novembro de 1995: “nossos alunos que começaram lá trás, as crianças, hoje são pessoas bem formadas, referencias em suas áreas. E vemos como a gente [o esporte] contribuiu para isso”.

“Hoje temos pouco mais de 300 praticantes na cidade, de oito equipes que estão presentes aqui nesta noite”, afirmou “Boi”, com orgulho. Continuando sua fala, ele se emocionou ao lembrar de atletas que já partiram: “é uma energia que não podemos deixar morrer. As homenagens tem que ser feitas em vida e, enquanto eu estiver vivo, vou propagar o jiu-jitsu”.

“Boi” finalizou propondo um olhar mais profundo das autoridades sobre o esporte, principalmente nas escolas e no social. “Vamos unir as equipes da cidade, com o poder público, todos aqui presentes, para levarmos o jiu-jitsu para todos os bairros e fazer valer a máxima: jiu-jitsu para todos”, concluiu. Na sequência, “Hulk” reforçou que o poder público reconhece a importância do esporte: “agora, com o prefeito Doutor Cassiano Maia, que gosta muito do esporte e apoia todas as iniciativas que são para o bem da população, podem contar cada vez mais com a Sejuvel”.

Mi do Santa Luzia, propositor desta brava solenidade, desabafou sobre a origem do evento: “em 30 anos de história mudando vidas, o jiu-jitsu nunca tinha sido citado ou homenageado aqui na Câmara”. O vereador, que declarou ser mais adepto ao futebol, relatou que o jiu-jitsu é mais que uma modalidade de esporte: “ali, em 1995, nasceu um movimento que transforma pessoas, formando campeões, não de troféus, mas da vida”. Por fim, reconhecendo o papel social, Mi afirmou: “uma das minhas missões aqui nesta Casa de Leis é fazer o esporte ser cada vez mais valorizado. Eu sou fruto da periferia e fui transformado pelo esporte”.

JIU-JITSU

Apesar de o Jiu-jitsu ter origem no Japão, derivado de antigas técnicas de defesa pessoal de samurais, essa modalidade foi adaptada e aperfeiçoada no Brasil pela família Gracie. A história da arte marcial no Brasil começou com a chegada do mestre japonês Mitsuyo Maeda (Conde Koma) em 1914, que ensinou a arte a Carlos Gracie.

Carlos Gracie não guardou esse conhecimento, pelo contrário, passou adiante. Com seu irmão Hélio Gracie, adaptou as técnicas, focando em alavancas e mobilidade, criando assim o que hoje é conhecido como Jiu-Jitsu Brasileiro (BJJ). O BJJ se popularizou mundialmente, especialmente após a ascensão do MMA e o desempenho dos Gracie no UFC.

Em Três Lagoas, a modalidade chegou no ano de 1995, no dia 23 de novembro. Dois Amigos (Valdo Narcizo e Márcio Zalotte), apaixonados por artes marciais, iniciaram uma trajetória onde em seu objetivo maior foi ter como missão promover e consolidar o crescimento deste esporte em nossa cidade. Assim surgiu o Boi Jiu-jitsu, equipe que existe até hoje, 30 anos depois.

HOMENAGEADOS:

ANDRÉ LUIS TOZONI (Syon Jiu-jitsu)

A equipe Syon Jiu-jitsu foi idealizada e nasceu no ano de 2009, por meio do professor André Tozoni, juntamente com o projeto que leva o mesmo nome, após o mesmo ter alcançado a faixa preta. Desde então, ela segue dando sequência nesta grande obra. Atualmente, o professor Tozoni é faixa preta 4°grau e diplomado pela CBJJ/IBJJF, FPJJ e FSMJJ. Hoje a Syon conta com centenas de alunos em Três Lagoas/MS, Inocência/MS, Barra Velha/SC e algumas cidades do estado de SP, como: Lins, Getulina, Guaiçara, Promissão e Avanhandava. A Syon tem como missão valorizar pessoas e desenvolver cidadãos melhores, por meio da palavra de Deus e da arte suave, acreditando sempre que com a ajuda do Senhor Jesus Cristo e com a utilização do Jiu-Jitsu brasileiro como ferramenta, todos podem melhorar, não somente nos tatames, mas sim, em todas as áreas da vida, desde que queiram. Nossa metodologia é norteada pelo respeito mútuo e transmitida de forma simples e clara respeitando as necessidades de cada praticante, desta forma o esporte é ensinado em todos os seus aspectos, sendo moral, físico, esportivo, e defesa pessoal, visando assim que pessoas de todas as idades e ambos sexos conheçam está tão eficiente arte. Reconhecemos que todos os dias, Deus nos dá uma nova chance para fazermos a diferença e sermos melhores que ontem, por isso a nossa confiança maior está nEle, e o resto: vitórias, medalhas e troféus serão consequência do que plantamos hoje por meio de nossa lealdade, perseverança, respeito, gratidão, humildade e reconhecimento de nossas fraquezas.

ANTONIO ERASMOS PEREIRA (Tatu Fight Team)

CLEVERSON APARECIDO PEREIRA (Barbosa Jiu-Jitsu)

A Barbosa Jiu-Jitsu começou em meados de 2017, em um espaço simples, com apenas ventiladores, tatame pequeno e placas finas. No início, a academia era formada principalmente por adultos, familiares e amigos. Em 2018, a equipe deu um passo importante ao abrir a turma kids, marcando o início da expansão. Com o tempo, a academia evoluiu e hoje conta com turmas infantis divididas por faixas de idade, além da turma adulta e também do treino sem quimono. A estrutura cresceu, os treinos se profissionalizaram e surgiu uma turma competitiva, que atualmente conta com atletas entre os melhores do ranking do estado e que disputarão o mundial no Rio de Janeiro.

LUIS ALEXANDRE DE OLIVEIRA (Lion Team Jiu-jitsu)

A equipe Lion Team Jiu-jitsu foi fundada em junho de 2025 por um grupo de amigos que compartilham o mesmo propósito: utilizar o Jiu-jitsu como ferramenta para construir uma sociedade melhor e mais justa. Nossa equipe oferece Jiu-jitsu para crianças, jovens, adolescentes, adultos e masters em nosso projeto dedicado ao desenvolvimento e apoio a crianças e jovens.

MOISÉS SANTOS (Barão Jiu-jitsu)

ORIOVALDO NARCIZO DA SILVA (Boi Jiu-Jitsu)

O Jiu-jitsu três-lagoense deu início no ano de 1995, em 23 de novembro. Dois Amigos (Valdo Narcizo e Márcio Zalotte), apaixonados por artes marciais, tiveram recomendações para procurar a modalidade (Jiu-jitsu). Assim se iniciava uma trajetória onde em seu objetivo maior foi ter como missão promover e consolidar o crescimento do esporte em nossa cidade. A missão do Jiu-jitsu na vida das pessoas vai muito além do combate físico, sendo uma poderosa ferramenta de transformação e desenvolvimento pessoal. Seus principais objetivos e impactos incluem: desenvolvimento da autoconfiança e autoestima; promoção de valores morais; autocontrole e equilíbrio emocional; bem-estar físico, mental; e inclusão social, formação de comunidade. Em resumo, a missão do Jiu-jitsu é utilizar a arte marcial como um caminho para que as pessoas vivam com mais equilíbrio, propósito e força interior, transformando indivíduos e impactando positivamente a sociedade.

ROLDÃO PEREIRA CAMARGO NETTO (Jiu jitsu Lotus Club)

A escola de Jiu-jitsu Lotus Club foi fundada pelo mestre Moisés Muradi, em São Paulo/SP, no ano de 1989. Desde então vem formando atletas de Jiu-jitsu não apenas no Brasil, mas também no exterior, estando presente em 5 continentes. A unidade Três Lagoas tem como representante o professor Roldão Netto, que se tornou faixa preta no ano de 2004, na cidade de Marília/SP, onde, na época, fazia faculdade de direito. Hoje, a equipe Lotus Club Três Lagoas, se orgulha de estar a quase 20 anos contribuindo para a formação não apenas de atletas, mas de pessoas melhores, já que o Jiu-jitsu vai além de uma arte marcial, é uma ferramenta para o desenvolvimento pessoal.

SILVIO HENRIQUE MALUF (Sheik Jiu-jitsu)

A equipe Sheik Jiu-Jitsu foi criada para ensinar nossas crianças a sempre lutar por seus objetivos e nunca abaixar a cabeça nas primeiras batalhas da vida. E também trabalharmos com inclusão social de todas as crianças, atendendo autistas.

Por: Cadu Xavier

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Palmeiras e Barcelona recebem aval da Fifa para transferência de Vitor Roque

Atacante estava emprestado ao Real Betis com contrato até o meio deste ano e, caso operação se concretize, assinará com o Verdão por cinco anos; clube adota cautela

Saiba mais
Cover Image

Brasil atropela a Espanha e vai à semi da Copa do Mundo de futebol de areia

Seleção brasileira se impõe e supera espanhóis com gols de Rodrigo (duas vezes), Benjinha, Catarino, Filipe e até do goleiro Teleco. Hexacampeões encaram Portugal na semifinal

Saiba mais
Cover Image

Três Lagoas lança o Projeto “Futebol de Rua” em Escolas Municipais

A solenidade de assinatura ocorreu na quadra da Escola Municipal Maria de Lourdes Lopes, localizada no bairro Vila Piloto.

Saiba mais
Cover Image

Três Lagoas receberá 9 municípios para as Olimpíadas Especiais das APAEs nos dias 8 e 9 de julho

A competição contará com a participação de cerca de 130 paratletas com deficiência intelectual e/ou múltipla, vindos de nove municípios sul-mato-grossenses

Saiba mais
Cover Image

Definidos os finalistas dos Campeonatos Municipais Amador e Varzeano

As partidas definiram os finalistas das duas competições, que vêm mobilizando atletas, torcedores e comunidades esportivas da cidade

Saiba mais
Cover Image

Participe dos treinos da escolinha de vôlei de Selvíria

A iniciativa é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer

Saiba mais