Notícia

"Momento é difícil e tenso", diz secretária de MS que ficou fora do grupo resgatado de Israel

Compartilhar:
Cover Image

Secretária-adjunta de Saúde, Crhistinne Maymone diz que momento é difícil e tenso.

Foto: Arquivo

Crhistinne Maymone diz que Embaixada presta assistência ao grupo, mas que momento é difícil e pede orações

Os três servidores do governo de Mato Grosso do Sul que estão em Israel ficaram de fora do primeiro grupo de brasileiros a deixar o país através da Jordânia. A secretária-adjunta da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Crhistinne Maymone, disse que todos estão em segurança, mas que o momento é muita tensão.

"Estamos todos bem, somos 22 pessoas desta comitiva. Estamos seguros em um hotel. Temos todo o apoio das Embaixadas de Israel e do Brasil, em especial do Ministério das Relações Exteriores de Israel", explicou Crhistinne.

"As embaixadas estão analisando as possibilidades de sairmos por terra, mas é um momento bem difícil e tenso. Nós, no Brasil, não conseguimos imaginar. Esperamos voltar em breve com segurança", acrescentou a secretária-adjunta.

Por fim, ela pede orações pelas pessoas que estão no País. "Contamos com a oração de todos vocês", conclui.

Além de Crhistinne, fazem parte da comitiva de MS, o responsável pelo setor de tecnologia da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Marcos Espíndola, e o secretário executivo de Ciência e Tecnologia, Ricardo Senna.

Os servidores estavam representando o Estado em missão oficial do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC), que também contava com representantes do Distrito Federal, Goiás, Maranhão e Mato Grosso.

A missão começou no dia 7 de junho e seguiria até o dia 14, mas foi interrompida quando houve início do conflito entre Israel e Irã na última quinta-feira (12).

Israel bombardeou diversos alvos no Irã e o governo local alertou sua população para o risco iminente de uma retaliação com “mísseis e drones” vindos do território iraniano.

Resgate de brasileiros

Além dos sul-mato-grossenses, uma comitiva de prefeitos brasileiros viajou a Israel no dia 8 de junho, a convite do governo local, para um evento de inovação em segurança pública e precisou se abrigar em bunkers devido aos ataques israelenses contra o Irã.

Com o espaço aéreo fechado, o Itamaraty informou, no sábado (14), que conversou com o ministro das Relações Exteriores da Jordânia, Ayman Safadi, para abrir uma rota de retirada das comitivas de políticos brasileiros por terra até a fronteira com a Jordânia, assim que as condições de segurança em Israel permitirem.

Nesta segunda-feira (16), o primeiro grupo, composto por 12 pessoas, conseguiu cruzar a fronteira com a Jordânia, em segurança. Os sul-mato-grossenses ficaram de fora deste primeira leva.

Fazem parte do primeiro grupo que conseguiu deixar Israel após as operações do Aeroporto Internacional de Tel Aviv serem suspensas: 

Álvaro Damião, prefeito de Belo Horizonte (MG); Cláudia da Silva Lira, vice-prefeita de Goiânia (GO) Márcio Lobato Rodrigues, secretário de Segurança Pública de Belo Horizonte; Welberth Porto de Rezende, prefeito de Macaé (RJ); Johnny Maycon, prefeito de Nova Friburgo (RJ); Cícero de Lucena, prefeito de João Pessoa (PB); Janete Aparecida Silva Oliveira, vice-prefeita de Divinópolis (MG); Flávio Guimarães Bittencourt do Valle, vereador do Rio de Janeiro; Gilson Chagas e Silva Filho, secretário de Segurança Pública de Niterói (RJ); Francisco Vagner Gutemberg de Araújo, secretário de Planejamento de Natal (RN); Davi de Matos Carreiro, chefe-executivo do Centro de Inteligência, Vigilância e Tecnologia de Segurança Pública do Rio de Janeiro (Civitas). Nélio Aguiar, tesoureiro da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

“Graças a Deus, deu tudo certo na viagem […] e já estamos aqui, na Jordânia, fazendo os procedimentos de visto”, informou, em uma mensagem de vídeo, Nélio Aguiar, pouco após chegar à Jordânia, de ônibus. 

Também em mensagem de vídeo, o prefeito de João Pessoa, Cícero de Lucena, contou que, ao chegar à Jordânia, o grupo foi acolhido por funcionários da embaixada do Brasil. “Agora, vamos seguir para a Arábia Saudita, já que, lá, o espaço aéreo está aberto. Continuamos com bastante segurança e tranquilidade”, comentou Lucena.

Segundo o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS), seis prefeitos que integravam a comitiva optaram por ficar em Israel e se juntarem a outro grupo de autoridades brasileiras que também aguarda resgate.

Segundo o senador, os seis prefeitos se juntaram ao grupo do Consórcio Brasil Central, que também está em território israelense e deve ser resgatado em breve pelas autoridades brasileiras. O grupo é formado por 22 gestores estaduais, dentre eles os sul-mato-grossenses.

"O governo avalia alternativas para o retorno dos integrantes restantes, inclusive por meio de voos comerciais, com apoio logístico e financeiro do governo de Israel", afirma o senador.

Além dos prefeitos, governadores e outras autoridades públicas, o Senado também está planejando o resgate de um grupo de 56 brasileiros que estavam em missão religiosa na Galiléia.

Conflito

A viagem das autoridades públicas brasileiras ocorre em meio à guerra entre Israel e o grupo palestino Hamas.

Além de ocupar a Faixa de Gaza, Israel abriu, na semana passada, uma nova frente de guerra, bombardeando o Irã durante a madrugada da última sexta-feira (13).

Segundo Tel Aviv, os alvos dos ataques foram instalações militares e nucleares. De acordo com fontes iranianas, ao menos nove pessoas morreram e uma centena ficou ferida já neste primeiro ataque israelense. 

A retaliação iraniana não demorou e, no mesmo dia (13), mísseis balísticos atingiram Tel Aviv e Jerusalém.

Fonte: correiodoestado.com.br

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Brasileiro Thiago Ávila vai para solitária em prisão de Israel

Defesa informa que ativista foi ameaçado com 7 dias em solitária

Saiba mais
Cover Image

Brasil assume Mercosul com proposta de mais integração regional

As pautas foram apresentadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quinta-feira (3), durante a 66ª Cúpula do Mercosul, em Buenos Aires, na Argentina

Saiba mais
Cover Image

Lula pede vaga para Brasil e Índia no conselho de segurança da ONU

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, nesta terça-feira (8), em Brasília, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi

Saiba mais
Cover Image

Trump envia carta a Lula e anuncia tarifa de 50% a produto brasileiro

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quarta-feira (9), em que anuncia a imposição de uma tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras ao país norte-americano

Saiba mais
Cover Image

Secretário de Trump diz que tarifas dos EUA entrarão em vigor em 1º de agosto: 'Sem prorrogações'

Declaração foi dada pelo secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, em entrevista neste domingo (27). Brasil está entre os países taxados, com tarifas de 50%

Saiba mais
Cover Image

Itamaraty convoca chefe da Embaixada dos EUA após ameaça ao Judiciário

O governo entende que as manifestações dos órgãos do Estado do país norte-americano representam clara ingerência em assuntos internos e são ameaças inaceitáveis à autoridades brasileiras

Saiba mais