Notícia

MS deverá produzir 14,6 milhões de toneladas de soja, volume 11,4% superior ao da safra passada

Compartilhar:
Cover Image

O volume esperado é 11,4% superior a safra anterior.

Foto: Bruno Rezende/Arquivo

Mato Grosso do Sul deverá produzir 14,6 milhões de toneladas de soja nesta safra, que está na reta final de colheita

Mato Grosso do Sul deverá produzir 14,6 milhões de toneladas de soja nesta safra, que está na reta final de colheita. O volume esperado é 11,4% superior a safra anterior. Os dados revisados e consolidados são do Siga-MS (Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio), ferramenta da Semadesc (Secretaria e Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) em parceria com a Aprosoja-MS e Sistema Famasul.

Segundo o titular da Semadesc, Jaime Verruck, a expectativa de área para esta safra de soja se confirmou em 4,5 milhões de hectares, ou seja 6,8% maior em comparação ao ciclo anterior. "Mas o que chama a atenção é a produtividade estimada, que apesar dos problemas climáticos, foi revisada de 51,7 sacas para 54,4 sacas por hectare, resultando em uma produção esperada de 14,686 milhões de toneladas".

Este montante, de acordo com Verruck é 5% maior que a produtividade inicial esperada que somaria 13,9 milhões de toneladas. Essa perspectiva é baseada na amostragem de 10,7% da área estimada.

A estimativa para o milho da 2ª safra indica que a área cultivada deve atingir 2,103 milhões de hectares, com uma produtividade média de 80,8 sacas por hectare. A produção está estimada em 10,199 milhões de toneladas, representando um aumento de 20,6% em comparação com o ciclo anterior.

Levantamento

O levantamento é feito junto às empresas de assistência técnica, produtores rurais, sindicatos rurais e empresas privadas situadas nos principais municípios produtores de soja e milho em Mato Grosso do Sul. As informações primordiais coletadas abrangem estádios fenológicos, condições das lavouras, operações realizadas no momento, produtividade, produção, área cultivada, aspectos climáticos, além de dados econômicos relevantes.

De acordo com a avaliação do Siga-MS, cerca de 2,288 milhões de hectares estão afetados pelo estresse hídrico, representando 51% da área total. As lavouras mais atingidas foram aquelas implantadas entre setembro e meados de outubro.

Entre dezembro e janeiro, houve uma redução drástica nas precipitações, especialmente em janeiro, um mês crucial para a cultura da soja no estado, pois geralmente concentra o período de enchimento de grãos. Já a porcentagem de colheita está 2,4 pontos percentuais abaixo da média dos últimos cinco anos.

O secretário salienta que os dados finais da safra ainda poderão sofrer mudanças por se tratar do início da amostragem. "A área, produtividade e produção ainda serão confirmadas no estado, pois estamos apenas no início da amostragem. Mesmo assim, a revisão dos dados mostrou sinais mais favoráveis em relação à safra de soja", concluiu.

De acordo com informações do projeto Siga-MS, até 28 de março, a colheita da safra de soja 2024/2025 alcançava 93% da área acompanhada no Estado. A região sul estava com a colheita mais avançada, com média de 94,8%, enquanto a região centro tinha 92%, e a região norte com 87,5% de média. A área colhida até data, era de aproximadamente 4,1 milhões de hectares.

Por: Rosana Siqueira, Comunicação Semadesc

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Rodovia MS-338: avanços na integração entre Camapuã e Ribas do Rio Pardo

Com um investimento de R$ 89 milhões, a primeira fase das obras, cobrindo 45 km, foi entregue pelo governador Eduardo Riedel, em julho de 2024

Saiba mais
Cover Image

Estudo inédito traz panorama socioeconômico da agricultura familiar de Mato Grosso do Sul

O levantamento inédito traz um panorama detalhado da realidade do setor, apontando desafios estruturais e oportunidades para o fortalecimento da produção familiar

Saiba mais
Cover Image

Prefeito Jaime vistoria reforma do ginásio Olegário Rodrigues de Freitas

O espaço foi completamente restaurado e ganhou novos e modernos espaços

Saiba mais
Cover Image

Senar oferece curso de Artesanato em Tecidos no CRAS de Selvíria

O curso, vai até sexta-feira (12)

Saiba mais
Cover Image

Governo de Mato Grosso do Sul e União alinham ações para promoção da paz no campo

Encontro com a Comissão Nacional de Enfrentamento à Violência no Campo busca soluções duradouras para questões fundiárias entre indígenas e produtores rurais

Saiba mais
Cover Image

Natal Criativo movimenta a Casa da Cultura e fortalece apoio à arte local em Três Lagoas

A iniciativa reúne artistas e artesãos do município, criando um espaço de visibilidade, troca e comercialização de trabalhos

Saiba mais