Notícia

MS em Ação registra mais de 5 mil atendimentos e reforça presença do Estado em aldeia indígena de Antônio João

Compartilhar:
Cover Image

A oitava edição do Programa MS em Ação: Segurança e Cidadania.

Foto: Matheus Carvalho/SEC

Chegada do Papai Noel de helicóptero e distribuição de mais de 300 brinquedos marcaram a edição na Aldeia Campestre

A oitava edição do Programa MS em Ação: Segurança e Cidadania, promovida pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e da Secretaria de Estado de Cidadania (SEC), contabilizou 5.401 atendimentos no último fim de semana na Aldeia Campestre, em Antônio João, levando serviços essenciais à comunidade indígena.

Entre os atendimentos, destacam-se 407 documentos emitidos, entre eles o "Novo RG", CPF e título de eleitor. A alta demanda levou a Coordenadoria-Geral de Perícias a estender a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) para segunda e terça-feira, somando mais 58 documentos emitidos após o encerramento oficial do mutirão.

Realizada na Escola Municipal Indígena Mbo'eroy Tupa'i Arandu Reñoi, a ação mobilizou diversas instituições do Governo do Estado e parceiros para ofertar atendimentos fundamentais. O momento mais aguardado pelas crianças marcou esta edição: a chegada do Papai Noel de helicóptero, por meio da Coordenadoria-Geral de Policiamento Aéreo (CGPA) da Sejusp.

Assim que o helicóptero pousou, dezenas de crianças correram para abraçar o bom velhinho, que distribuiu mais de 300 brinquedos arrecadados pelos servidores da Sejusp na Campanha Caixa Encantada.

O prefeito de Antônio João, Marcelo Pé, destacou a importância das parcerias para a realização do evento. “Eu sempre tenho dito que quem ganha com as parcerias é o povo. E, desta vez, quem está ganhando com essa união entre a Prefeitura de Antônio João e o Governo do Estado é justamente a comunidade indígena de Antônio João. São ações que trazem cidadania e dignidade para toda a população.”

A secretária de Cidadania, Viviane Luiza, enalteceu o compromisso das forças de segurança com as comunidades indígenas. “A segurança pública tem realizado um excelente trabalho quando entra nas comunidades indígenas, compreendendo as necessidades e os anseios de cada família e de todos os colaboradores. Obrigada por deixarem suas famílias, por entregarem seus finais de semana, por saírem de suas casas para servir com amor, cuidado e dedicação.”

O secretário-executivo de Segurança Pública e coordenador do programa, Wagner Ferreira da Silva, reforçou a importância da presença do Estado. “Estamos aqui para fazer aquilo de que realmente precisamos: entregas diretas à comunidade. E isso só é possível porque o nosso líder, o governador, determinou que estivéssemos aqui para realizar este dia de grande festa da cidadania. Quero registrar nosso agradecimento à comunidade pela recepção e por todo o acolhimento que nos foi dado.”

Atendimentos

A comunidade também contou com emissão de certidões, declaração de atividade rural, segunda via de documentos, multivacinação, testes rápidos, aferição de pressão arterial, atendimento odontológico, posto médico, Carreta da Saúde e serviços jurídicos e sociais.

O Juizado em Ação e a Justiça Itinerante atuaram com reconhecimento e conversão de união estável, atendimento de causas de até 40 salários mínimos, além de processos de divórcio e pensão alimentícia. A Delegacia Itinerante registrou boletins de ocorrência e realizou oitivas. Participaram ainda a Defensoria Pública Estadual e da União, INSS, Funai, Cetran, Funtrab/Casa do Trabalhador e a Coordenadoria da Mulher.

Instituições de ensino contribuíram com oficinas, atividades culturais, educação financeira, impressão 3D, produção de repelentes e sabão ecológico, ações de saúde e diversas orientações. A programação incluiu ainda exposições do BOPE, CBMMS, DOF, BPMA e CGPA, além de palestras e cursos sobre informática, prevenção à violência contra a mulher, primeiros socorros, TEA e ações do Programa Protege.

Fortalecimento da segurança

Para ampliar a segurança na região, a Sejusp empossou o novo Conselho Comunitário de Segurança da Terra Indígena Ñande Ru Marangatu, formado pelas comunidades Campestre, Cedro, Casa Branca, Piquiri, Soberania, Fronteira, Morro Alto, Bananal e Salto Estrelinha. Os integrantes passaram por capacitação promovida pela Coordenadoria de Polícia Comunitária na sexta-feira (28).

Por: Joilson Francelino, Comunicação Sejusp

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Prefeitura implanta área de espera exclusiva para motocicletas em cruzamentos com semáforo

Com essa iniciativa, os motociclistas terão um espaço demarcado à frente dos demais veículos nos semáforos, possibilitando uma partida mais segura quando o sinal abrir

Saiba mais
Cover Image

MS deverá produzir 14,6 milhões de toneladas de soja, volume 11,4% superior ao da safra passada

Mato Grosso do Sul deverá produzir 14,6 milhões de toneladas de soja nesta safra, que está na reta final de colheita

Saiba mais
Cover Image

População brasileira chega a 213,4 milhões em julho de 2025

A população brasileira alcançou o contingente de 213,4 milhões de habitantes em 1º de julho de 2025

Saiba mais
Cover Image

Mato Grosso do Sul é o 3º com menor pobreza, confirma Ranking de Competitividade dos Estados

Ranking de Competitividade mostra que o estado tem o 3º menor percentual de domicílios com renda per capita inferior à linha de pobreza, que é de R$ 218

Saiba mais
Cover Image

Três Lagoas ter 13 escolas premiadas no MS Alfabetiza é fruto de planejamento e muito trabalho

No Dia Internacional da Alfabetização, 8 de setembro, Três Lagoas celebra um marco na Educação Municipal, com 13 de suas escolas entre as 30 premiadas no Prêmio MS Alfabetiza

Saiba mais
Cover Image

Transporte Público de TL ganha aplicativo com rotas, horários e mapa de trajeto em tempo real

Com o app, disponível para Android e iOS, ficou muito mais fácil acompanhar os horários dos ônibus

Saiba mais