Notícia

MS gerou 1.379 empregos formais em setembro, com destaque para Construção, Indústria e Comércio

Compartilhar:
Cover Image

A Construção teve destaque com a geração de 762 novas vagas.

Foto: Álvaro Rezende/Secom/Arquivo

O estoque mensal – o total de trabalhadores com carteira assinada no mês de setembro em Mato Grosso do Sul – ficou em 701.093

Mato Grosso do Sul gerou 1.379 empregos com carteira assinada no mês de setembro, com destaque para os setores da Construção, Indústria e Comércio. Os dados foram compilados na tarde de quinta-feira (30) pela Assessoria Especial de Economia e Estatística da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), a partir do Painel de Informações do Novo Caged (Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Emprego.

A Construção teve destaque com a geração de 762 novas vagas, a Indústria veio em seguida com 525 e o Comércio mais 420 vagas. Na contramão, os setores de Serviços (-203) e Agropecuária (-125) tiveram redução no número de trabalhadores com carteira assinada, o que fez com que o saldo ficasse em 1.379.

O estoque mensal – o total de trabalhadores com carteira assinada no mês de setembro em Mato Grosso do Sul – ficou em 701.093.

Houve equilíbrio na distribuição dos empregos formais entre os sexos no mês de setembro. Embora o total de admissões (21.605) e demissões (20.931) entre trabalhadores do sexo masculino tenha sido bem maior em comparação com as contratações (13.717) e desligamentos (12.466) de trabalhadoras, no saldo os grupos se equiparam: 674 novas vagas para homens e 705 para mulheres.

Na distribuição regional, os municípios com maiores saldos positivos de empregos formais foram Campo Grande (565), Nova Alvorada do Sul (236), Ribas do Rio Pardo (209), Dourados (175) e São Gabriel do Oeste (149).

Pessoas com Ensino Médio Completo foram as que mais conseguiram empregos formais no mês passado no Estado: 1.257, bem acima do universo daqueles que não concluíram o Ensino Médio (252) ou disseram ter Grau Superior Incompleto (72).

Nas demais categorias por grau de instrução houve redução de trabalhadores formais: Fundamental Completo -101, Fundamental Incompleto -56, Superior Completo -52. Outros sete empregados no mês de setembro se declararam analfabetos.

Veja aqui os dados completos do Boletim do Mercado de Trabalho da Semadesc.

Por: João Prestes, Comunicação Semadesc

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Investimentos do Governo de MS em infraestrutura impulsionam desenvolvimento de Água Clara

A primeira obra contempla a pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais no bairro Mangaba

Saiba mais
Cover Image

Sindicato das Indústrias de Papel e Celulose de MS divulga vagas de emprego para o setor

O Sinpacems reforça a importância da qualificação profissional e da ampliação da força de trabalho para acompanhar a expansão do setor de base florestal em Mato Grosso do Sul

Saiba mais
Cover Image

Suzano abre seis processos seletivos para Mato Grosso do Sul

As inscrições podem ser feitas por todas as pessoas interessadas, sem distinção de gênero, origem, etnia, deficiência ou orientação sexual, na Plataforma de Oportunidades da empresa

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura de Três Lagoas divulga editais preliminares de deferimento e indeferimento de inscrições do Processo Seletivo

A Prova objetiva será aplicada no dia 18 de janeiro de 2026 em horário e locais a serem divulgados no dia 13 de janeiro de 2026.

Saiba mais
Cover Image

1ª etapa da pavimentação da Boiadeira está concluída e obras seguem para via de acesso ao Montanini

Essa nova etapa contempla aproximadamente 350 metros de pavimentação

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura divulga prazos e formas de pagamento do IPTU 2026 que tem desconto de 20% à vista

Existem duas formas de realizar o pagamento do IPTU 2026: à vista ou parcelado

Saiba mais