Notícia

Nova captura de tatu-canastra no Parque do Pombo reforça a importância da unidade como refúgio para a biodiversidade

Compartilhar:
Cover Image

O Parque Natural Municipal do Pombo, em Três Lagoas, acaba de registrar mais uma captura para monitoramento do tatu-canastra.

Foto: Divulgação

Este é o terceiro exemplar da espécie identificado no parque, reforçando a importância da unidade como refúgio para a biodiversidade local

O Parque Natural Municipal do Pombo, em Três Lagoas, acaba de registrar mais uma captura para monitoramento do tatu-canastra. O animal, um macho adulto de 38 quilos e 1,38 metro, foi capturado no último domingo, 22 de junho, por pesquisadores do Instituto de Conservação de Animais Silvestres (Icas), que desenvolvem, desde 2022, um projeto de monitoramento da fauna em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) da Prefeitura de Três Lagoas.

Este é o terceiro exemplar da espécie identificado no parque, reforçando a importância da unidade como refúgio para a biodiversidade local. Os dois primeiros tatus foram localizados ainda neste ano: uma fêmea em janeiro e outro macho em março.

Após passar por exames de saúde, o tatu foi equipado com um dispositivo de GPS, que permitirá acompanhar seus deslocamentos em tempo real. A tecnologia é essencial para compreender melhor os hábitos do animal, como áreas de uso, períodos de atividade e padrões de comportamento dentro do bioma do Cerrado.

Segundo o ICAS, o tatu-canastra é um animal de hábitos noturnos e ciclo reprodutivo lento, o que dificulta sua preservação. O monitoramento contínuo busca revelar detalhes ainda desconhecidos sobre sua rotina, contribuindo para estratégias mais eficazes de proteção.

PARQUE DO POMBO

O projeto conta com 105 câmeras instaladas em pontos estratégicos dentro do Parque do Pombo, uma das maiores áreas preservadas do município. A estrutura de conservação e o apoio técnico da SEMEA têm sido fundamentais para o sucesso do trabalho.

“O monitoramento dos tatus-canastra reforça o papel do Parque do Pombo como área prioritária para a conservação do Cerrado e a importância da política ambiental municipal voltada à pesquisa e proteção da fauna silvestre”, comentou Mariana Amaral, secretária da SEMEA.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Prefeito visita mãe de quadrigêmeos que nasceram no Hospital Auxiliadora

O casal Natasha Dias, de 28 anos, e Alisson Rainer Barbosa, comemorou o nascimento das bebês, que vieram para alegrar ainda mais a família, que já conta com uma filha e dois meninos de um relacionamento anterior de Natasha

Saiba mais
Cover Image

Estado e município discutem avanços na reformulação e melhoria da Casa da Mulher Brasileira

Durante o encontro, o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, e a prefeita Adriane Lopes reforçaram o compromisso no fortalecimento da rede de proteção à mulher.

Saiba mais
Cover Image

Ação da Neoenergia e Prefeitura distribuirá lâmpadas de LED. Veja como participar

A iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética do Grupo Neoenergia

Saiba mais
Cover Image

Casa do Trabalhador de TL está com 233 vagas de empregos disponível nesta quinta-feira (27)

As vagas são atualizadas diariamente, portanto, fique de olho e não perca a oportunidade de conquistar uma nova colocação profissional

Saiba mais
Cover Image

CRAS Ana Maria recebe mutirão para atualizar Cadastro Único no próximo sábado (30)

A iniciativa é voltada exclusivamente aos moradores dos bairros atendidos pelo CRAS Ana Maria Moreira

Saiba mais
Cover Image

Mutirão do CRAS Ana Maria atualiza Cadastro Único de 41 famílias

A ação teve como objetivo facilitar o acesso das famílias da região à regularização e atualização de seus dados cadastrais

Saiba mais