Notícia

Novo centro de triagem em Três Lagoas fortalece a preservação ambiental e rede de atendimento aos animais silvestres

Compartilhar:
Cover Image

Centro de Triagem de Animais Silvestres.

Foto: Divulgação

A unidade nasce como resposta direta em um verdadeiro 'corredor ecológico' com vastas áreas de vegetação nativa, reflorestamento e matas ciliares

O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) inaugura nesta quinta-feira (11) em Três Lagoas o Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres), estrutura inédita na região e resultado de mais de dez anos de monitoramento ambiental, estudos técnicos e articulação com empresas instaladas no município. A unidade nasce como resposta direta em um verdadeiro 'corredor ecológico' com vastas áreas de vegetação nativa, reflorestamento e matas ciliares.

Animais silvestres encontrados feridos na região, até então, eram atendidos e tratados no CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) em Campo Grande. Contudo, isso passou a sobrecarregar a unidade na Capital, se fazendo necessário uma unidade especializada em Três Lagoas para triagem - e só os casos mais graves sendo encaminhados ao CRAS.

Dedicado ao resgate, atendimento emergencial e triagem dos animais, o Cetas foi discutido desde o início com as principais empresas da região, recebendo a adesão de Suzano, Eldorado, Cargill, Curtume Três Lagoas, Omya do Brasil, International Paper, Nouryon, Sitrel, Proactiva, White Martins e, mais recentemente, Arauco.

Projetado com layout técnico voltado para manejo e permanência temporária dos animais, fora o já citado atendimento emergencial, o Cetas de Três Lagoas cumpre padrões rigorosos de segurança sanitária e bem-estar, alinhados à legislação ambiental vigente, mitigando impactos específicos da localidade.

A unidade reforça o compromisso conjunto entre Poder Público e setor produtivo com a conservação da biodiversidade e o fortalecimento da política ambiental regional. O investimento no espaço chega a marca aproximada de R$ 1,7 milhão, com recursos das empresas garantindo a conclusão da obra e a compra de materiais para iniciar sua operação.

Além disso, o Imasul também forneceu integralmente itens como mobiliário, equipamentos diversos, climatização, geladeira, bebedouro e veículo para oferecer plena funcionalidade ao trabalho, permitindo assim o imediato atendimento aos animais silvestres e permanência temporária deles ali, até que seja possível encaminhamento ao CRAS, caso seja necessário, ou soltura em ambiente natural.

Por: Gustavo Escobar, Comunicação Imasul

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Até quinta: Moradores de Selvíria podem trocar lâmpadas usadas e até queimadas por modelo mais econômico

A iniciativa é válida apenas para consumidores residenciais, inclusive da zona rural

Saiba mais
Cover Image

Casa do Trabalhador de TL está com 292 vagas de emprego disponíveis nesta sexta-feira (18)

As vagas são atualizadas diariamente, portanto, fique de olho e não perca a oportunidade de conquistar uma nova colocação profissional

Saiba mais
Cover Image

Trânsito instala semáforo em cruzamento movimentado no Alto da Boa Vista

A medida visa aprimorar a segurança e a fluidez do tráfego de veículos

Saiba mais
Cover Image

Mutirão do CRAS Ana Maria atualiza Cadastro Único de 41 famílias

A ação teve como objetivo facilitar o acesso das famílias da região à regularização e atualização de seus dados cadastrais

Saiba mais
Cover Image

Praça Mais Parque recebe revitalização através da Secretaria de Infraestrutura

Também estão foram instalados parquinho e academia ao ar livre

Saiba mais
Cover Image

Eldorado Brasil Celulose recebe prêmio TOP 100 Open Corps do Brasil

Reconhecimento celebra as empresas que mais se conectam com startups e ecossistemas de inovação no país

Saiba mais