Notícia

Operação desarticula em SP organização de tráfico de drogas

Compartilhar:
Cover Image

Operação Vila do Conde, deflagrada nesta terça-feira (23) pela Polícia Federal (PF).

Foto: Divulgação/Polícia Federal

Pelo menos 11 mandados de busca foram cumpridos na capital paulista

A Operação Vila do Conde, deflagrada nesta terça-feira (23) pela Polícia Federal (PF) com apoio da Polícia Militar (PM) do estado de São Paulo, desarticulou uma célula de organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas e lavagem de capitais.

Pelo menos 11 mandados de busca foram cumpridos na capital paulista. As ordens judiciais também foram executadas nas cidades paulistas de Guarujá, Leme, Sorocaba, Embu das Artes, Praia Grande e Caieiras.

Foram autorizados 22 mandados de prisão preventiva e 40 mandados de busca e apreensão pela 4ª Vara Federal de Belém, nos estados de São Paulo, Pará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás.

Segundo a PF, as investigações tiveram início após a apreensão de cocaína no Porto de Vila do Conde, em Barcarena (PA), em fevereiro de 2021. Na ocasião, policiais federais apreenderam 458 kg da droga, que estavam acondicionados em meio a uma carga de quartzo, cujo destino final seria o Porto de Rotterdam, na Holanda.

“A operação policial identificou os membros da organização criminosa transnacional, bem como toda a estrutura logística montada para escoar a produção de cocaína para a Europa. Ademais, o trabalho investigativo desvendou toda a logística empresarial voltada à lavagem dos ganhos ilícitos, envolvendo empresas fictícias e investimentos em segmentos formais do mercado, como restaurantes e prestadores de serviços diversos”, disse a PF, em nota.

A Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo informou que, por meio das apurações, foi possível identificar os membros da organização, além da logística montada para escoar a produção de cocaína para a Europa, lavava todo o dinheiro obtido com o crime por meio de empresas fictícias, como restaurantes.

A FICCO-SP, responsável pela operação, é composta pela Polícia Federal, Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo, Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo e Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN). A ação desta terça-feira contou com apoio também da Receita Federal.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Inteligência e apoio aéreo reforçam segurança em MS e apreensões de drogas crescem 151% no 1º trimestre

A operação é uma ação do Ministério da Justiça que permite o aumento no efetivo policial estadual e o reforço dessas equipes de combate ao tráfico

Saiba mais
Cover Image

Homem é preso por manter esposa e filhos em cárcere privado

Prisão foi feita na última quinta-feira (10); entre as crianças estavam um bebê e duas crianças entre 2 e 5 anos

Saiba mais
Cover Image

Polícia Federal combate grupo que envia drogas para Europa em aviões

O grupo criminoso usava as chamadas mulas, ou seja, passageiros que transportam produtos ilegais em suas bagagens ou em seu próprio corpo

Saiba mais
Cover Image

Polícia prende suspeito de participar da morte de médica da Marinha

Segundo a investigação, o criminoso é integrante da facção Comando Vermelho, que controla a comunidade do Gambá

Saiba mais
Cover Image

Ministério Público fecha o cerco contra a corrupção nas prefeituras de MS

Operações em 11 cidades expõem esquemas milionários de corrupção e ampliam a ofensiva a crimes em câmaras e prefeituras

Saiba mais
Cover Image

Argentina prende três brasileiros suspeitos de integrar o Comando Vermelho

Os agentes argentinos acreditam que os três tenham fugido do cerco ao Comando Vermelho realizado pela polícia do Rio de Janeiro nos últimos dias

Saiba mais