Notícia

Ordem do Dia: Projeto que amplia direitos dos renais crônicos segue à sanção

Compartilhar:
Cover Image

Paulo Corrêa é autor de projeto que assegura direitos aos renais crônicos. 

Foto: Luciana Nassar

A matéria segue à sanção

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), realizada nesta quinta-feira (9), foram aprovadas 13 propostas. Em redação final, foi aprovado o Projeto de Lei 237/2024, de autoria do deputado Paulo Corrêa (PSDB), 1º secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), que reconhece pacientes com doença renal crônica como pessoas com deficiência. Com o reconhecimento, os direitos já assegurados às pessoas com deficiência, se estendem aos renais crônicos. A matéria segue à sanção.

Segunda discussão

Em segunda discussão, foi aprovado o Projeto de Lei 197/2025, de autoria do Poder Judiciário, que dispõe sobre a reorganização das serventias notariais e de registros na comarca de Glória de Dourados. A matéria segue à sanção.

Primeira discussão

Duas matérias foram aprovadas em primeira discussão, ambas voltam ao plenário para análise em segunda discussão. O Projeto de Lei 41/2025, de autoria do deputado Lucas de Lima (sem partido), que institui Semana de Conscientização e Valorização do Pantanal, no Estado de Mato Grosso do Sul. Haverá campanhas educativas para conscientizar a população sobre a conservação, a restauração e a exploração sustentável do bioma. A ação será realizada na primeira semana de novembro.

E o Projeto de Lei 244/2025, de autoria do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), que altera o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Servidores do órgão (Lei 4.134/2011), modificando, entre outros pontos, percentuais de gratificações diversas.

Títulos e comendas

Em discussão única, foram aprovados Projetos de Resolução 58/2025, de autoria do deputado Coronel David (PL), 86/2025, do deputado Antonio Vaz (Republicanos), todos de concessão de Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense. Concedendo a Comenda do Mérito Legislativo, também em discussão única os Projetos de Resolução 50/2025, de autoria da deputada Mara Caseiro (PSDB); 61/2025, do deputado Pedrossian Neto (PSD); 65/2025, do deputado Lucas de Lima; 72/2025, do deputado Pedro Kemp (PT); 76/2025, do deputado Junior Mochi (MDB); 80/2025, do deputado e presidente Gerson Claro (PP) e 85/2025, do deputado Roberto Hashioka (União).

Serviço

As sessões plenárias podem ser acompanhadas presencialmente ou pela transmissão ao vivo dos canais oficiais de comunicação da Casa de Leis:  TV ALEMS canal 7.2 no sinal aberto e canal 9 da Claro NET TV, ou ainda no link TV ALEMS; Rádio ALEMS FM 105.5, sinal aberto, ou no link Rádio ALEMS; Facebook e Youtube.

Por: Christiane Mesquita

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Zeca celebra instituição do programa Desenrola Rural para agricultores familiares

O programa Desenrola Rural deve atender mais de 943 mil pequenos agricultores e assentados da Reforma Agrária

Saiba mais
Cover Image

Contrato de gestão: Sejusp apresenta avanços na segurança pública em reunião com a Segov

O encontro teve como objetivo avaliar os resultados já alcançados e alinhar os próximos passos dos projetos estratégicos previstos para este ano

Saiba mais
Cover Image

Câmara realiza audiência pública em alusão ao Maio Laranja

Câmara de Vereadores realizou uma audiência pública com o tema: combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

Saiba mais
Cover Image

Contar rejeita troca de candidatura ao Senado por disputa a prefeito em 2028

O ex-deputado estadual seria convidado a concorrer a uma cadeira na Assembleia Legislativa no pleito do próximo ano

Saiba mais
Cover Image

“Estamos vivendo um caos na saúde pública”, diz Kemp na tribuna com apelo aos Governos

Segundo argumentou o deputado Pedro Kemp (PT), a situação está à beira do colapso

Saiba mais
Cover Image

Em um mês e meio, MPMS faz devassa contra corrupção na 4ª prefeitura

Desta vez, o alvo dos investigadores foi a prefeitura de Itaporã. Justiça emitiu três mandados de prisão e seis de busca e apreensão

Saiba mais