Notícia

Ordem do Dia: Projeto que amplia direitos dos renais crônicos segue à sanção

Compartilhar:
Cover Image

Paulo Corrêa é autor de projeto que assegura direitos aos renais crônicos. 

Foto: Luciana Nassar

A matéria segue à sanção

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), realizada nesta quinta-feira (9), foram aprovadas 13 propostas. Em redação final, foi aprovado o Projeto de Lei 237/2024, de autoria do deputado Paulo Corrêa (PSDB), 1º secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), que reconhece pacientes com doença renal crônica como pessoas com deficiência. Com o reconhecimento, os direitos já assegurados às pessoas com deficiência, se estendem aos renais crônicos. A matéria segue à sanção.

Segunda discussão

Em segunda discussão, foi aprovado o Projeto de Lei 197/2025, de autoria do Poder Judiciário, que dispõe sobre a reorganização das serventias notariais e de registros na comarca de Glória de Dourados. A matéria segue à sanção.

Primeira discussão

Duas matérias foram aprovadas em primeira discussão, ambas voltam ao plenário para análise em segunda discussão. O Projeto de Lei 41/2025, de autoria do deputado Lucas de Lima (sem partido), que institui Semana de Conscientização e Valorização do Pantanal, no Estado de Mato Grosso do Sul. Haverá campanhas educativas para conscientizar a população sobre a conservação, a restauração e a exploração sustentável do bioma. A ação será realizada na primeira semana de novembro.

E o Projeto de Lei 244/2025, de autoria do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), que altera o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Servidores do órgão (Lei 4.134/2011), modificando, entre outros pontos, percentuais de gratificações diversas.

Títulos e comendas

Em discussão única, foram aprovados Projetos de Resolução 58/2025, de autoria do deputado Coronel David (PL), 86/2025, do deputado Antonio Vaz (Republicanos), todos de concessão de Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense. Concedendo a Comenda do Mérito Legislativo, também em discussão única os Projetos de Resolução 50/2025, de autoria da deputada Mara Caseiro (PSDB); 61/2025, do deputado Pedrossian Neto (PSD); 65/2025, do deputado Lucas de Lima; 72/2025, do deputado Pedro Kemp (PT); 76/2025, do deputado Junior Mochi (MDB); 80/2025, do deputado e presidente Gerson Claro (PP) e 85/2025, do deputado Roberto Hashioka (União).

Serviço

As sessões plenárias podem ser acompanhadas presencialmente ou pela transmissão ao vivo dos canais oficiais de comunicação da Casa de Leis:  TV ALEMS canal 7.2 no sinal aberto e canal 9 da Claro NET TV, ou ainda no link TV ALEMS; Rádio ALEMS FM 105.5, sinal aberto, ou no link Rádio ALEMS; Facebook e Youtube.

Por: Christiane Mesquita

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Camila Jara é a deputada federal de MS que mais gastou com combustíveis neste ano

Em apenas três meses e meio, a parlamentar destinou mais de R$ 28,7 mil de sua cota, ficando bem à frente do 2º colocado, Beto Pereira

Saiba mais
Cover Image

Projeto de lei quer proibir áreas VIPs em eventos custeados pelo Estado

De autoria do deputado Pedrossian Neto, o texto segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR)

Saiba mais
Cover Image

Prefeito de Selvíria busca recursos em agenda em Campo Grande

Reforçando pedidos por investimentos em diferentes áreas do município

Saiba mais
Cover Image

Prefeito, vice e vereadores se reúnem com os senadores Nelsinho Trad e Tereza Cristina em busca de recursos para Selvíria

O prefeito Jaime Soares Ferreira, o vice-prefeito Antônio Francisco da Silva e vários vereadores de Selvíria estão em Brasília

Saiba mais
Cover Image

Azambuja e Tebet têm mais potencial de crescimento na batalha ao Senado

A análise foi realizada com auxílio de uma IA e leva em consideração o resultado da pesquisa Correio do Estado/Ipems

Saiba mais
Cover Image

Governo de MS avança com atuação integrada no atendimento às mulheres vítimas de violência

Atualmente são 12 delegacias específicas de atendimento à mulher, 57 unidades de Sala Lilás – dez foram inauguradas em 2025 – e dois núcleos integrados de atendimento à mulher

Saiba mais