Notícia

Ordem do Dia: Três projetos são aprovados durante a sessão plenária desta terça-feira na ALEMS

Compartilhar:
Cover Image

Os assuntos das matérias em votação são temas constantes de debate no plenário da ALEMS.

Foto: Luciana Nassar

Um deles é de autoria do Executivo e regulariza norma vigentes

Na sessão plenária desta terça-feira (25), três projetos foram aprovados pelos deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), durante a Ordem do Dia. De autoria da deputada e 3ª vice-presidente da Casa de Leis, Mara Caseiro (PSDB), o Projeto de Lei 161/2025, que inclui, no calendário oficial de eventos de Mato Grosso do Sul, a Festa de Santo Antônio de Pádua, padroeiro do município de Batayporã, foi aprovado em redação final e segue à sanção.

Em primeira discussão, duas propostas foram aprovadas. O Projeto de Lei 213/2025, de autoria do deputado Antonio Vaz (Republicanos), que inclui no calendário oficial de eventos de Mato Grosso do Sul, o Dia do Antigomobilista. O projeto segue para nova votação em plenário. E o Projeto de Lei 255/2025, de autoria do Poder Executivo, que promove ajustes à Lei 4.894/2016, com o intuito de regularizar situações relativas à Carreira Gestão de Medidas Socioeducativas, foi aprovado e segue para votação em segunda discussão.  

Moção de Pesar

Em nome da Casa de Leis, será enviada Moção de aos familiares e amigos do artista plástico Pedro Guilherme Garcia Gois, natural de Coxim, que faleceu na semana passada, e encontrou no peixe o símbolo maior de sua representação estética. O deputado Pedro Kemp (PT) é o autor da Moção de Pesar.

Coletivos de Mulheres

Durante a Ordem do Dia, coletivos de mulheres presentes no plenário manifestaram-se com falas sobre as vítimas do feminicídio em Mato Grosso do Sul. Assunto que já havia sido abordado em apresentação de projeto de lei apresentado pelo deputado Pedrro Kemp nesta manhã, é convite a reflexão.

Mara Caseiro ressaltou a presença de todos os coletivos de mulheres em plenário. “Agradeço aos movimentos sociais que estão hoje aqui num grito mesmo, pelo combate à violência e contra o feminicídio e no Mato Grosso do Sul e no nosso Brasil, e o barulho que elas fazem é um pedido de socorro, e ressalto que o Governo ontem apresentou medidas para conter e fazer essa rede de proteção às mulheres funcionar ainda mais e melhor em nosso Estado”, frisou a parlamentar.

Serviço

As sessões plenárias podem ser acompanhadas presencialmente ou pela transmissão ao vivo dos canais oficiais de comunicação da Casa de Leis: TV ALEMS canal 7.2 no sinal aberto e canal 9 da Claro NET TV, ou ainda no link TV ALEMS; Rádio ALEMS FM 105.5, sinal aberto, ou no link Rádio ALEMS; Facebook e Youtube.

Por: Christiane Mesquita

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Sem adversário, Vander Loubet assumirá o PT em MS e trabalhará na reeleição de Lula

O deputado federal informou que o foco agora é fortalecer o partido em Mato Grosso do Sul de olho nas eleições gerais de 2026

Saiba mais
Cover Image

Autoridades da segurança pública do MS recebem títulos de cidadãos três-lagoenses

Câmara de Vereadores de Três Lagoas realizou solenidade, na noite desta quinta-feira (22), para outorgar Título de Cidadão Três-Lagoense e moções de congratulação

Saiba mais
Cover Image

Gilmar Mendes defende Moraes e diz que STF seguirá firme

Segundo Gilmar, o trabalho de Moraes é fundamental para preservar a democracia brasileira

Saiba mais
Cover Image

Proposta estimula o uso de etanol em veículos da administração estadual

O projeto de lei deve ser apresentado na próxima sessão ordinária

Saiba mais
Cover Image

“Soberania é intocável”, diz Lula ao anunciar ajuda a exportadores

Ao assinar medidas de apoio aos exportadores impactados pelo aumento das tarifas dos Estados Unidos, o presidente afirmou que a soberania brasileira é intocável.

Saiba mais
Cover Image

Parlamento Jovem arrecada mais de mil litros de leite para idosos

A campanha “Nutrição que acolhe” recebeu doação de leite durante todo o mês de setembro na Câmara e nas escolas dos jovens vereadores

Saiba mais