Notícia

PEC propõe alterar data de posse de governador e vice em MS

Compartilhar:
Cover Image

Posse do governador Eduardo Riedel, em 1° de janeiro de 2023.

Foto: Marcelo Victor

Atualmente, a posse ocorre todo 1º de janeiro de anos ímpares, mas, a ideia é alterar para 6 de janeiro

Projeto de Emenda Constitucional (PEC) propõe mudar a data de posse de governador e vice-governador em Mato Grosso do Sul.

Atualmente, a posse ocorre todo 1º de janeiro de anos ímpares, mas, a ideia é alterar para 6 de janeiro, alinhando o calendário às regras da Constituição Federal.

Com isso, governador e vice, eleitos em 2026, assumiriam o posto em 6 de janeiro de 2027.

A PEC é de autoria do deputado estadual Zé Teixeira (PSDB) e coautoria dos deputados Gleice Jane (PT), Lia Nogueira (PSDB), Caravina (PSDB), Gerson Claro (PP), Junior Mochi (MDB), Marcio Fernandes (MDB), Paulo Corrêa (PSDB), Paulo Duarte (PSB), Pedro Kemp (PT) e Zeca do PT (PT).

A Emenda Constitucional nº 111/2021, aprovada no Congresso Nacional, já fixou essa mesma data para as posses de governadores em todo o país.

De acordo com o deputado Zé Teixeira, o motivo da mudança seria o princípio da simetria, que exige que estados e municípios adotem normas semelhantes às da Constituição Federal.

“O presente Projeto de Emenda Constitucional visa adequar a nossa Constituição Estadual à Constituição Federal, daí a necessidade de sua aprovação por essa Casa Legislativa”, disse o deputado.

A cerimônia de posse do governador e vice-governador ocorrerá na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), localizada na avenida Desembargador José Nunes da Cunha, Parque dos Poderes, em Campo Grande.

POSSE EM 6 DE JANEIRO

A posse de governadores e vice-governadores eleitos terá nova data a partir de 2027: 6 de janeiro do ano seguinte à eleição.

A mudança alinha o calendário com a posse do presidente e do vice-presidente da República, que ocorrerá em 5 de janeiro.

A alteração foi realizada com dois principais objetivos: 

Permitir a participação em outras posses: Com a data anterior, 1º de janeiro, as posses estaduais coincidiam com a presidencial, dificultando a presença de autoridades e chefes de Estado. Ajustar o calendário: A nova programação evita que as cerimônias ocorram logo após as festas de Ano-Novo, facilitando a logística para autoridades, convidados e o público em geral. Na eleição de 2022, a posse dos governadores e vice-governadores eleitos ainda ocorreu no dia 1º de janeiro de 2023.

Fonte: correiodoestado.com.br

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

STF torna réus deputados do PL por suspeita de propina em emendas

Eles são acusados de corrupção passiva e organização criminosa

Saiba mais
Cover Image

Casa própria: parceria vai levar moradias a dez aldeias indígenas e três assentamentos em MS

Isto é fruto da parceria com a União e municípios, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida - Entidades e Rural (Oga Porã). Nove cidades serão beneficiadas

Saiba mais
Cover Image

Atingindo mil indicações, vereadores cuidam da cidade

Até o momento foram apresentados 1001 pedidos de indicações, contemplando diversas áreas de atuação

Saiba mais
Cover Image

Mato Grosso do Sul tem quase R$ 500 milhões sob a mira do STF

Desde o ano passado, o ministro Flávio Dino fecha o cerco sobre as "emendas Pix" e também ao "orçamento secreto"

Saiba mais
Cover Image

Três Lagoas supera grandes cidades e recebe prêmio Connected Smart Cities 2025 durante congresso estadual

Dr. Cassiano Maia (PP), recebeu das mãos de Ricardo Sena, secretário-executivo da Secretaria-Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc, o prêmio Connected Smart Cities 2025

Saiba mais
Cover Image

Gestão baseada em indicadores orienta decisões e aprimora estratégias e políticas públicas em Mato Grosso do Sul

Com o monitoramento em tempo real do desempenho das políticas públicas, o Estado fortalece a eficiência e a transparência da gestão

Saiba mais