Notícia

PEC propõe alterar data de posse de governador e vice em MS

Compartilhar:
Cover Image

Posse do governador Eduardo Riedel, em 1° de janeiro de 2023.

Foto: Marcelo Victor

Atualmente, a posse ocorre todo 1º de janeiro de anos ímpares, mas, a ideia é alterar para 6 de janeiro

Projeto de Emenda Constitucional (PEC) propõe mudar a data de posse de governador e vice-governador em Mato Grosso do Sul.

Atualmente, a posse ocorre todo 1º de janeiro de anos ímpares, mas, a ideia é alterar para 6 de janeiro, alinhando o calendário às regras da Constituição Federal.

Com isso, governador e vice, eleitos em 2026, assumiriam o posto em 6 de janeiro de 2027.

A PEC é de autoria do deputado estadual Zé Teixeira (PSDB) e coautoria dos deputados Gleice Jane (PT), Lia Nogueira (PSDB), Caravina (PSDB), Gerson Claro (PP), Junior Mochi (MDB), Marcio Fernandes (MDB), Paulo Corrêa (PSDB), Paulo Duarte (PSB), Pedro Kemp (PT) e Zeca do PT (PT).

A Emenda Constitucional nº 111/2021, aprovada no Congresso Nacional, já fixou essa mesma data para as posses de governadores em todo o país.

De acordo com o deputado Zé Teixeira, o motivo da mudança seria o princípio da simetria, que exige que estados e municípios adotem normas semelhantes às da Constituição Federal.

“O presente Projeto de Emenda Constitucional visa adequar a nossa Constituição Estadual à Constituição Federal, daí a necessidade de sua aprovação por essa Casa Legislativa”, disse o deputado.

A cerimônia de posse do governador e vice-governador ocorrerá na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), localizada na avenida Desembargador José Nunes da Cunha, Parque dos Poderes, em Campo Grande.

POSSE EM 6 DE JANEIRO

A posse de governadores e vice-governadores eleitos terá nova data a partir de 2027: 6 de janeiro do ano seguinte à eleição.

A mudança alinha o calendário com a posse do presidente e do vice-presidente da República, que ocorrerá em 5 de janeiro.

A alteração foi realizada com dois principais objetivos: 

Permitir a participação em outras posses: Com a data anterior, 1º de janeiro, as posses estaduais coincidiam com a presidencial, dificultando a presença de autoridades e chefes de Estado. Ajustar o calendário: A nova programação evita que as cerimônias ocorram logo após as festas de Ano-Novo, facilitando a logística para autoridades, convidados e o público em geral. Na eleição de 2022, a posse dos governadores e vice-governadores eleitos ainda ocorreu no dia 1º de janeiro de 2023.

Fonte: correiodoestado.com.br

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Com práticas sustentáveis na gestão pública, Governo de MS recebe ‘Selo Verde’ do Ministério do Meio Ambiente

A A3P é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima que visa promover a responsabilidade socioambiental nos órgãos e entidades públicas, estimulando práticas sustentáveis no cotidiano da administração pública

Saiba mais
Cover Image

Projeto determina proibição de tráfego de veículos pesados no Parque dos Poderes

A proibição do tráfego de caminhões será a partir de cinco eixos nas vias públicas que abrangem o Parque dos Poderes

Saiba mais
Cover Image

Tiago Botelho reúne com Enio Verri, diretor da Itaipu, e constrói ações de investimentos no Mato Grosso do Sul

Botelho e Verri avançaram nas tratativas para a criação da Escola da Agricultura Familiar e da Agroecologia, a ser implantada em áreas urbanas da União (SPU) no Mato Grosso do Sul

Saiba mais
Cover Image

Vereador Fernando Jurado propõe novo momento para a Lagoa Maior: Entre o Orgulho do Presente e a Visão do Futuro

A proposta de Parceria Público-Privada (PPP) para a revitalização da Lagoa Maior nasce desse desejo: preservar o que temos de mais valioso e somar novos atrativos

Saiba mais
Cover Image

Senadores de MS assinam CPI do Banco Master e aumenta pressão sobre Alcolumbre

A proposta foi apresentada pelo senador Eduardo Girão (Novo-CE) e conta com 42 assinaturas, 25 a mais do que o mínimo necessário - um terço do Senado

Saiba mais
Cover Image

1ª pesquisa de 2026 coloca Caravina entre os três deputados mais bem avaliados do Estado

O desempenho reflete a atuação consistente do parlamentar, que tem trajetória marcada pelo municipalismo e pela proximidade com as demandas da população

Saiba mais