Notícia

Pesquisa revela que reservas de água doce no Brasil estão secando em ritmo mais acelerado

Compartilhar:
Cover Image

Pesquisa revela que reservas de água doce no Brasil estão secando em ritmo mais acelerado.

Foto: Jornal Nacional/ Reprodução

O MapBiomas constatou que a redução da superfície de água atingiu quase a metade dos municípios. Em um ano, rios, lagos e lagoas do país encolheram 400 mil hectares

As reservas de água doce do Brasil também estão secando - e em um ritmo mais acelerado.

Em um ano, os rios, lagos e lagoas do país encolheram 400 mil hectares. Uma área equivalente a quase três vezes o tamanho da cidade de São Paulo. A superfície de água em 2024 ficou quase 4% menor em relação à média dos últimos 40 anos.

“A gente, hoje, já fala em emergência climática que está afetando e mudando os padrões de precipitação, os padrões de chuva em todo o Brasil”, diz Juliano Schirmbeck, coordenador técnico do MapBiomas.

As secas extremas de 2024 na Amazônia diminuíram a extensão do maior bioma do país. Mas a maior perda, proporcionalmente, foi no Pantanal, que nos últimos anos vem sofrendo com incêndios florestais e estiagem mais longa. A cobertura de água no bioma está 61% menor do que a média histórica.

O MapBiomas constatou que essa redução da superfície de água atingiu quase a metade dos municípios brasileiros. Na Grande Belo Horizonte, o Rio das Velhas, que abastece 45% da Região Metropolitana, vem sofrendo com os efeitos climáticos e a ocupação desordenada.

“Essa redução vem proveniente de diversos fatores. Fatores como... Primeiro, a impermeabilização do solo, mais desmatamento, especulação imobiliária, empreendimento minerário. E isso, consequentemente, é refletido na calha do rio”, explica Poliana Valgas, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas/ MG.

O levantamento revela outro dado preocupante. No Brasil, as áreas naturais cobertas de água estão 15% menores. No Cerrado, por exemplo, rios e lagoas ocupavam mais da metade da superfície de água do bioma há 40 anos. O restante era formado por reservatórios de hidrelétricas, produção agrícola e mineração. Hoje, a situação se inverteu. A água em áreas artificiais é maioria.

“A gente tem um mito de que temos água abundante. Essa história está mudando, e a gente tem que dar atenção diferente para ela”, afirma Juliano Schirmbeck, coordenador técnico do MapBiomas. O vice-presidente do Comitê da Bacia do São Francisco diz que a preservação dos recursos hídricos depende de ações coletivas e urgentes:

"Se a gente tiver que pensar em sustentabilidade hídrica para nós e para as gerações futuras, nós temos que começar a agir agora com políticas que realmente levem em consideração já essas restrições que a gente está vivendo", afirma Marcus Vinícius Polignano.O levantamento revela outro dado preocupante. No Brasil, as áreas naturais cobertas de água estão 15% menores. No Cerrado, por exemplo, rios e lagoas ocupavam mais da metade da superfície de água do bioma há 40 anos. O restante era formado por reservatórios de hidrelétricas, produção agrícola e mineração. Hoje, a situação se inverteu. A água em áreas artificiais é maioria.

“A gente tem um mito de que temos água abundante. Essa história está mudando, e a gente tem que dar atenção diferente para ela”, afirma Juliano Schirmbeck, coordenador técnico do MapBiomas. O vice-presidente do Comitê da Bacia do São Francisco diz que a preservação dos recursos hídricos depende de ações coletivas e urgentes:

"Se a gente tiver que pensar em sustentabilidade hídrica para nós e para as gerações futuras, nós temos que começar a agir agora com políticas que realmente levem em consideração já essas restrições que a gente está vivendo", afirma Marcus Vinícius Polignano.

Fonte: g1.globo.com

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Três Lagoas sanciona lei que proíbe plantio da espécie Murta para previnir doenças na citricultura

Essa ação faz parte de uma estratégia mais ampla de fomento ao agronegócio local, especialmente no setor da citricultura

Saiba mais
Cover Image

Governo de MS intensifica investimentos em infraestrutura urbana no interior do Estado

Em duas frentes distintas, o Executivo oficializou o repasse de recursos para obras de recapeamento em Bataguassu e homologou uma nova licitação para Glória de Dourados

Saiba mais
Cover Image

Capacitação profissional: MS Qualifica tem mais de 5 mil pré-inscritos do programa Mais Social

São aulas do Senac em diversas áreas, focadas especialmente em quem está fora do mercado de trabalho e jovens em busca de novas perspectivas

Saiba mais
Cover Image

Casa do Trabalhador de TL está com 266 vagas de emprego disponíveis nesta quarta-feira (06)

As vagas são atualizadas diariamente, portanto, fique de olho e não perca a oportunidade de conquistar uma nova colocação profissional

Saiba mais
Cover Image

Feira Central de Três Lagoas recebe visita técnica de feirantes de Maracaju

O propósito principal desta visita foi absorver o conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento da Feira de Três Lagoas

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura de Três Lagoas convoca aprovados no Processo Seletivo Unificado para exames e entrega de documentos

Os convocados devem comparecer, nas datas e horários definidos, ao Departamento de Segurança, Saúde e Qualidade de Vida

Saiba mais