Notícia

Pesquisa revela que reservas de água doce no Brasil estão secando em ritmo mais acelerado

Compartilhar:
Cover Image

Pesquisa revela que reservas de água doce no Brasil estão secando em ritmo mais acelerado.

Foto: Jornal Nacional/ Reprodução

O MapBiomas constatou que a redução da superfície de água atingiu quase a metade dos municípios. Em um ano, rios, lagos e lagoas do país encolheram 400 mil hectares

As reservas de água doce do Brasil também estão secando - e em um ritmo mais acelerado.

Em um ano, os rios, lagos e lagoas do país encolheram 400 mil hectares. Uma área equivalente a quase três vezes o tamanho da cidade de São Paulo. A superfície de água em 2024 ficou quase 4% menor em relação à média dos últimos 40 anos.

“A gente, hoje, já fala em emergência climática que está afetando e mudando os padrões de precipitação, os padrões de chuva em todo o Brasil”, diz Juliano Schirmbeck, coordenador técnico do MapBiomas.

As secas extremas de 2024 na Amazônia diminuíram a extensão do maior bioma do país. Mas a maior perda, proporcionalmente, foi no Pantanal, que nos últimos anos vem sofrendo com incêndios florestais e estiagem mais longa. A cobertura de água no bioma está 61% menor do que a média histórica.

O MapBiomas constatou que essa redução da superfície de água atingiu quase a metade dos municípios brasileiros. Na Grande Belo Horizonte, o Rio das Velhas, que abastece 45% da Região Metropolitana, vem sofrendo com os efeitos climáticos e a ocupação desordenada.

“Essa redução vem proveniente de diversos fatores. Fatores como... Primeiro, a impermeabilização do solo, mais desmatamento, especulação imobiliária, empreendimento minerário. E isso, consequentemente, é refletido na calha do rio”, explica Poliana Valgas, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas/ MG.

O levantamento revela outro dado preocupante. No Brasil, as áreas naturais cobertas de água estão 15% menores. No Cerrado, por exemplo, rios e lagoas ocupavam mais da metade da superfície de água do bioma há 40 anos. O restante era formado por reservatórios de hidrelétricas, produção agrícola e mineração. Hoje, a situação se inverteu. A água em áreas artificiais é maioria.

“A gente tem um mito de que temos água abundante. Essa história está mudando, e a gente tem que dar atenção diferente para ela”, afirma Juliano Schirmbeck, coordenador técnico do MapBiomas. O vice-presidente do Comitê da Bacia do São Francisco diz que a preservação dos recursos hídricos depende de ações coletivas e urgentes:

"Se a gente tiver que pensar em sustentabilidade hídrica para nós e para as gerações futuras, nós temos que começar a agir agora com políticas que realmente levem em consideração já essas restrições que a gente está vivendo", afirma Marcus Vinícius Polignano.O levantamento revela outro dado preocupante. No Brasil, as áreas naturais cobertas de água estão 15% menores. No Cerrado, por exemplo, rios e lagoas ocupavam mais da metade da superfície de água do bioma há 40 anos. O restante era formado por reservatórios de hidrelétricas, produção agrícola e mineração. Hoje, a situação se inverteu. A água em áreas artificiais é maioria.

“A gente tem um mito de que temos água abundante. Essa história está mudando, e a gente tem que dar atenção diferente para ela”, afirma Juliano Schirmbeck, coordenador técnico do MapBiomas. O vice-presidente do Comitê da Bacia do São Francisco diz que a preservação dos recursos hídricos depende de ações coletivas e urgentes:

"Se a gente tiver que pensar em sustentabilidade hídrica para nós e para as gerações futuras, nós temos que começar a agir agora com políticas que realmente levem em consideração já essas restrições que a gente está vivendo", afirma Marcus Vinícius Polignano.

Fonte: g1.globo.com

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Secretários se reúnem com representantes da Eldorado

Foi a primeira reunião de trabalho da empresa, que é uma das maiores empregadoras do Município, e o Governo do prefeito Jaime

Saiba mais
Cover Image

SEDECT se reúne com mais uma empresa de transporte aéreo para possível operação em Três Lagoas

A Prefeitura tem trabalhado em conjunto com o Governo do Estado para encontrar soluções que garantam a continuidade do transporte aéreo no município

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura de Selvíria sorteia bicicleta entre crianças e adolescentes que se vacinaram contra a Dengue

Podem ser vacinadas todas crianças de 10 à 14 anos, por serem mais suscetíveis a hospitalizações

Saiba mais
Cover Image

MS registra recorde de contratações em fevereiro, com saldo positivo de 8.333 empregos formais criados no mês

O resultado de fevereiro de 2025 é 39,6% superior ao mesmo mês de 2024, quando Mato Grosso do Sul registrava 5.969 vagas

Saiba mais
Cover Image

Casa do Trabalhador de TL está com 187 vagas de empregos disponível nesta terça-feira (27)

As vagas são atualizadas diariamente, portanto, fique de olho e não perca a oportunidade de conquistar uma nova colocação profissional

Saiba mais
Cover Image

Semáforo na Av. Baldomero Leituga com a Av. Ranulpho Marques Leal começa funcionar nesta sexta-feira (13)

O Deptran alerta os condutores que trafegam pela área para redobrarem a atenção e respeitarem a sinalização, principalmente nos primeiros dias de operação do equipamento

Saiba mais