Notícia

Pesquisadora Margareth Dalcolmo recebe medalha Oswaldo Cruz

Compartilhar:
Cover Image

Margareth Dalcolmo se tornou uma das principais vozes de orientação durante a pandemia de covid-19.

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Ela foi uma das principais vozes de orientação na pandemia de covid-19

A pneumologista e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz Margareth Dalcolmo recebeu nesta sexta-feira (13) a medalha de mérito Oswaldo Cruz, honraria concedida pela Presidência da República a personalidades e iniciativas que tenham contribuído com o bem-estar e a saúde física e mental dos brasileiros.

Margareth Dalcolmo se tornou uma das principais vozes de orientação durante a pandemia de covid-19. Desde o início da emergência sanitária, a pesquisadora da Fiocruz fez alertas sobre a importância das medidas de isolamento e em defesa da vacinação.

Ao receber a homenagem, a cientista lembrou que o decreto de pandemia, feito pela Organização Mundial da Saúde, completou seis anos na última quarta-feira (11).

“Neste dia, eu gravei um pequeno e modesto vídeo anunciando que seria uma tragédia que se abateria sobre o Brasil e infelizmente era verdade. Nós fizemos o primeiro alerta”, disse.

Margareth Dalcolmo também lembrou das dificuldades de enfrentar os discursos negacionistas.

“Deu muito mais trabalho desconstruir a retórica nociva ao povo brasileiro do que informar sobre os progressos que nós conseguimos fazer. Nós fizemos isso porque é nossa obrigação, porque é isso que nós sabemos fazer. Esse é o meu compromisso de todo dia. A nossa ideologia é cuidar de pessoas. Vou ficar velhinha fazendo isso”.

A concessão oficial da medalha foi feita em setembro de 2024, mas a pesquisadora não pode participar da cerimônia em Brasília. Por isso, recebeu a medalha, das mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante um evento no Hospital do Andaraí, na Zona Norte do Rio de Janeiro, nesta sexta (13).

A apresentação da medalha foi feita pela ex-ministra da Saúde Nísia Trindade, colega de Margaret na Fiocruz e que presidiu a instituição durante a pandemia. Nísia destacou que os serviços prestados pela pesquisadora à população não se encerraram com o fim da emergência sanitária.

“Além de todo o trabalho durante a pandemia, de informar as pessoas, de ser uma alento na sua comunicação, dando as palavras da ciência e orientando as família, Margareth colaborou conosco o tempo todo no Ministério e colabora até agora pra que nós sejamos de novo referência de vacinação no mundo”, garantiu a ex-ministra.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

3º Festival Gastronômico Caipira acontece no final de julho com paceria da Prefeitura de Três Lagoas

A entrada é gratuita, com o intuito de fomentar o turismo e fortalecer a economia local

Saiba mais
Cover Image

Domingo, 16 de novembro, tem “A Rua é Nossa” na Lagoa Maior

A Circular da Lagoa Maior se transformará novamente em um espaço ainda mais especial para um grande encontro entre os moradores da cidade, das 6h às 12h

Saiba mais
Cover Image

Paralisia cerebral não impediu formatura em nutrição e agora cursar medicina na UCP-PJC

Jovem Letícia Amaral Eger é uma das calouras 26.1 e homenageou CEO Carlos Bernardo na Cerimônia do Jaleco

Saiba mais
Cover Image

Carlos Bernardo diz que ExpoIta consolida e fortalece agricultura familiar e economia regional

Feira segue até domingo (12), reunindo produtores, lideranças e a comunidade em uma ampla programação que inclui palestras, rodas de diálogo e troca de experiências

Saiba mais
Cover Image

Três Lagoas terá Feirão de Vagas no Dia do Trabalhador com entrevistas presenciais

A ação será realizada na quinta-feira, 30 de abril, das 8h às 16h, na Casa do Trabalhador, localizada na Rua Munir Thomé, nº 86, Centro.

Saiba mais
Cover Image

Estudantes de 3º e 4º anos da Funlec são recepcionados na Visita Guiada

Qualquer escola pode agendar participação para estudantes de todas as idades

Saiba mais