Notícia

PF faz operação para combater tráfico internacional de drogas

Compartilhar:
Cover Image

Ação tem apoio de agência dos Estados Unidos.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Agentes da Polícia Federal (PF) realizaram nesta quarta-feira (6), a Operação Conexão Puebla-Rio com o objetivo de combater o tráfico internacional de drogas

Agentes da Polícia Federal (PF) realizaram nesta quarta-feira (6), a Operação Conexão Puebla-Rio com o objetivo de combater o tráfico internacional de drogas, com o apoio da Agência de Investigações de Segurança Interna (Homeland Security Investigations – HSI) dos Estados Unidos da América.

Durante o cumprimento de um mandado judicial na Ilha do Governador, zona norte do Rio, residência de um casal, os policiais federais encontraram um laboratório destinado à produção de drogas sintéticas em funcionamento. A mulher investigada foi presa em flagrante. O homem não foi localizado e é considerado foragido.

Na residência, a equipe também apreendeu metanfetamina em suas formas cristalizada e líquida. A droga ainda será submetida a pesagem.

Após a perícia técnica criminal realizada no local, os equipamentos e insumos químicos utilizados na fabricação dos entorpecentes, a mulher presa foi encaminhada à Superintendência da PF no Rio de Janeiro.

Além da Agência de Investigações de Segurança Interna dos EUA, a ação também contou com o apoio do Oficialato de Ligação da Polícia Federal em Miami.

Crescimento

O Relatório Mundial sobre Drogas 2024, lançado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) aponta que o surgimento de novos opioides sintéticos e oferta e demanda sem precedentes por outras drogas agravaram o impacto do problema mundial das drogas, levando a um aumento nos transtornos associados ao uso de drogas e danos ambientais.

A diretora-executiva do UNODC, Ghada Wally, afirmou que “a produção, o tráfico e o uso de drogas continuam a agravar a instabilidade e a desigualdade, ao mesmo tempo que causam danos incalculáveis à saúde, à segurança e ao bem-estar das pessoas. Precisamos fornecer tratamento baseado em evidências e apoio a todas as pessoas afetadas pelo uso de drogas, além de intensificar as repostas às redes do tráfico de drogas ilícitas e investir muito mais em prevenção”.

Globalmente, mais de 292 milhões de pessoas usaram drogas em 2022, um aumento de 20% em relação à década anterior. A Cannabis continua a ser a droga mais consumida em todo o mundo (228 milhões de usuários), seguida dos opioides (60 milhões), das anfetaminas (30 milhões), da cocaína (23 milhões) e do ecstasy (20 milhões de usuários).

Fonte: Agência Brasil

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Inauguração de mais uma Sala Lilás reforça o compromisso no combate à violência doméstica

A cerimônia ocorreu na Delegacia de Polícia Civil do município e contou com a presença de diversas autoridades

Saiba mais
Cover Image

Policiais de Mato Grosso do Sul iniciam capacitação para atuar na execução de medidas protetivas

Antes da nova capacitação, policiais militares já passavam por capacitação do Promuse para realizar o atendimento especializado

Saiba mais
Cover Image

Ação da PRF prende quatro pessoas, apreende veículo furtado e drogas em MS

A apreensão das drogas ocorreu em Maracaju e em Corumbá

Saiba mais
Cover Image

PRF apreende 103 kg de ouro avaliados em mais de R$ 60 milhões em Roraima

Homem de 30 anos foi preso em flagrante. Barras de ouro estavam escondidas parte no painel e em outros compartimentos de uma Hilux ano 2024

Saiba mais
Cover Image

Perseguição na BR-262 termina em execução de mulher

Janaína Sabino de Almeida foi morta enquanto retornava do trabalho

Saiba mais
Cover Image

Operação mira lavagem de dinheiro do PCC e tem alvos em cidade de MS

Ao todo, estão sendo cumpridos quatro mandados de prisão e 19 de busca e apreensão em 5 municípios

Saiba mais