Notícia

PGR pede prisão preventiva e inclusão de Carla Zambelli em lista da Interpol após deputada deixar o país

Compartilhar:
Cover Image

Carla Zambelli deixa o Brasil e diz que pedirá licença do mandato.

Foto: Divulgação

Paulo Gonet também pediu ao STF o bloqueio de bens da parlamentar. Em 2023, o passaporte de Zambelli chegou a ser apreendido, mas o documento foi devolvido

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu a prisão preventiva e a inclusão na lista da Interpol da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). A parlamentar deixou o Brasil e anunciou que está nos Estados Unidos, mas deve se deslocar para a Europa, como revelaram os jornalistas Andréia Sadi e Octavio Guedes. A deputada afirmou que vai se submeter a tratamento médico e se licenciará do mandato.

O pedido, sigiloso, foi apresentado pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet. A TV Globo teve acesso ao documento.

"Não se trata de antecipação do cumprimento da pena aplicada à ré, mas de imposição de prisão cautelar, de natureza distinta da prisão definitiva, com o fim de assegurar a devida aplicação da lei penal", diz o texto.

"Há necessidade, além disso, para eficácia da medida requerida e igualmente assegurar a aplicação da lei penal, de inclusão do nome da parlamentar requerida na difusão vermelha da INTERPOL, com a suspensão de seu passaporte e imediata comunicação aos países", completa Gonet, que pediu ainda o sequestro e indisponibilidade de bens da parlamentar.

Para a PGR, a deputada deve ser considerada foragida "por ter se evadido para outro país e anunciado publicamente sua permanência na Europa e a transgressão da decisão condenatória proferida pela mais alta Corte do país, em que secominou pena a ser cumprida inicialmente em regime fechado."

Há 20 dias, a parlamentar foi condenada por unanimidade pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão pela invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Em 2023, Zambelli chegou a ter o passaporte apreendido durante as investigações, mas o documento foi devolvido e ela não tinha restrições para deixar o país. No último dia 25, ela deixou o Brasil pela fronteira com a Argentina e se dirigiu para Buenos Aires, de onde voou para os Estados Unidos.

Ministros do STF ouvidos pela GloboNews viram na saída de Zambelli do país uma fuga para tentar evitar os resultados do julgamento.

Além da ação em que foi condenada, Zambelli é alvo de outras investigações no STF e na Justiça Eleitoral.

A parlamentar é ré em uma ação penal no STF por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal. O caso se refere ao episódio de outubro de 2022, quando ela sacou uma arma e perseguiu pelas ruas de São Paulo um apoiador de Lula (PT), então candidato à presidência.

Em março de 2025, seis ministros votaram por sua condenação a 5 anos e 3 meses de prisão, além da cassação do mandato, mas o julgamento foi interrompido após pedido de vista do ministro Nunes Marques.

Ainda no STF, a deputada é alvo de dois inquéritos sigilosos:

o chamado "inquérito das fake news", que apura a disseminação de notícias falsas e ataques a ministros do STF; e o inquérito das milícias digitais, que investiga a suposta participação da deputada em articulações golpistas após o resultado das eleições de 2022. Já na Justiça Eleitoral, Zambelli foi condenada por uso indevido dos meios de comunicação e abuso de poder político nas eleições de 2022.

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) determinou a cassação do mandato e a inelegibilidade por oito anos. O caso está em fase de recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Fonte: g1.globo.com

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Proleite MS: Governo lança programa que vai impulsionar e modernizar setor leiteiro do Estado

Ao todo a previsão é de R$ 70 milhões de investimento ao longo de dois anos

Saiba mais
Cover Image

Câmara realiza audiência pública em alusão ao Maio Laranja

Câmara de Vereadores realizou uma audiência pública com o tema: combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

Saiba mais
Cover Image

Valdemar Costa Neto reafirma apoio a Riedel e aliança com Centrão no Estado

O presidente nacional do PL reforçou que cumprirá acordo e não lançará candidato a governador em Mato Grosso do Sul

Saiba mais
Cover Image

Projeto de Pedrossian Neto propõe acesso a medicamentos para tratamento da obesidade pelo SUS em MS

A proposta contempla os fármacos Liraglutida, Semaglutida e Tirzepatida, reconhecidos por sua eficácia na redução de peso e no controle de doenças crônicas não transmissíveis

Saiba mais
Cover Image

NÃO PERCA – Audiência Pública da LOA 2026 acontece amanhã (08) em Três Lagoas

A ação é uma oportunidade para que o munícipe contribua com sugestões e subsídios ao texto do Projeto de Lei

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura de TL terá expediente de 12 horas diárias com escala flexível de 6 horas para servidores a partir de janeiro

O prefeito explicou que a escala flexível será definida conforme a realidade de cada setor

Saiba mais