Notícia

Prefeitura analisa pagamento de direitos suspensos na pandemia a servidores de Selvíria

Compartilhar:
Cover Image

A análise está sendo conduzida pelas áreas de Recursos Humanos, Contabilidade e Jurídico do município.

Foto: Divulgação

A iniciativa tem como base a Lei Complementar nº 226/2026, sancionada pelo Governo Federal em 12 de janeiro deste ano

A Prefeitura de Selvíria iniciou estudos para viabilizar o pagamento de direitos funcionais que ficaram suspensos durante a pandemia da Covid-19. A análise está sendo conduzida pelas áreas de Recursos Humanos, Contabilidade e Jurídico do município, com o objetivo de reunir dados técnicos e financeiros para a elaboração de um Projeto de Lei que autorize a medida.

A iniciativa tem como base a Lei Complementar nº 226/2026, sancionada pelo Governo Federal em 12 de janeiro deste ano. A norma alterou dispositivos da Lei Complementar nº 173/2020, editada no período da pandemia, e passou a permitir a contagem do tempo de serviço e o pagamento retroativo de vantagens como anuênio, triênio, quinquênio e sexta-parte, desde que o ente federativo tenha decretado estado de calamidade pública na época.

Selvíria decretou estado de calamidade pública durante o período pandêmico, o que enquadra o município nas condições previstas na nova legislação. Paralelamente, a Prefeitura, a Câmara Municipal e o SINDSEL (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais) vêm discutindo a construção de um calendário para viabilizar a quitação dos direitos. O tema, inclusive, já era debatido antes mesmo da publicação da nova lei federal.

Apesar da autorização legal, a norma tem caráter permissivo. Isso significa que cabe ao Poder Executivo avaliar a viabilidade financeira da medida antes de encaminhar o projeto ao Legislativo. Por isso, o município realiza estudos técnicos para dimensionar o impacto orçamentário.

O prefeito Jaime Soares Ferreira destacou a importância do diálogo entre os poderes e o sindicato. “Nosso compromisso é garantir os direitos dos servidores com responsabilidade, preservando o equilíbrio das contas públicas. O diálogo entre Prefeitura, Câmara e sindicato é essencial para que isso seja feito de forma segura e planejada”, afirmou.

Ele também reforçou que a administração municipal mantém o compromisso de valorização do funcionalismo. “Sempre tratamos os servidores com respeito e continuaremos trabalhando para assegurar seus direitos”, concluiu.

Fonte: ASSECOM

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

PROCON-TL divulga pesquisa de preço de carnes no município em 2025

A pesquisa foi feita em vários supermercados e casas de carnes da cidade

Saiba mais
Cover Image

EMC Professor José Dodô, de Selvíria, é finalista do Prêmio Escola Destaque MS Alfabetiza

As 30 escolas finalistas, como a EMC Professor José Dodô, receberão a premiação de R$ 80 mil cada

Saiba mais
Cover Image

Operação integrada do Governo de MS combate comércio irregular de bebidas com metanol em todo o MS

Ação faz parte das medidas coordenadas para coibir a venda de bebidas irregulares e prevenir casos de intoxicação por metanol

Saiba mais
Cover Image

CORRE QUE AINDA DÁ TEMPO – REFIS 2025 está na metade do mês dos 100% de desconto

O REFIS 2025 foi criado com o objetivo de facilitar a regularização fiscal dos contribuintes e aumentar a arrecadação municipal

Saiba mais
Cover Image

MS investe R$ 76 milhões em saneamento, educação e infraestrutura em Novo Horizonte do Sul e Ivinhema

O Governo de Mato Grosso do Sul tem ampliado investimentos em infraestrutura, educação e saneamento nos municípios do Estado

Saiba mais
Cover Image

Parceiros do Bem: Arauco e fornecedores fortalecem impacto social em Inocência

Iniciativa amplia ações solidárias nas áreas do Projeto Sucuriú; três instituições já foram beneficiadas

Saiba mais