Notícia

Prefeitura de TL autoriza regularização de imóveis com construções irregulares até dezembro de 2024

Compartilhar:
Cover Image

Programa de incentivo a regularização de edificações residenciais, comerciais e industriais.

Foto: Divulgação

O Programa irá contribuir para que os cidadãos consigam regularizar os imóveis que não estão em conformidade com a legislação municipal vigente

O Prefeito de Três Lagoas, Dr. Cassiano Maia, enviou para a Câmara Municipal e os vereadores aprovaram a Lei . 4.286 de 06 de maio de 2025, que institui o programa de incentivo a regularização de edificações residenciais, comerciais e industriais. A lei foi publicada no Diário Oficial de MS hoje, quinta-feira, 08 de maio de 2025.

O Programa irá contribuir para que os cidadãos consigam regularizar os imóveis que não estão em conformidade com a legislação municipal vigente. Assim como em outras cidades do país, Três Lagoas passou por um processo desordenado de urbanização e, por isso, são milhares de imóveis edificados que se encontram sem o “Habite-se” e, consequentemente, sem o registro e averbação do imóvel edificado, constituindo uma questão de gravidade econômica e social.

“É inegável a função pacificadora que representa a regularização das edificações para o proprietário e sua família, os benefícios sociais e econômicos para toda a comunidade três-lagoense”, explicou o prefeito em sua mensagem à Câmara de Vereadores. O programa também traz benefícios fiscais, mas sem renúncia de receita, pois ao regularizar uma propriedade, essa passará a recolher tributos, principalmente o IPTU.

A Lei prevê que o programa de regularização tenha duração de 12 meses a contar da data de sua publicação e atenda às demandas de imóveis edificados até 31 de dezembro de 2024. Segundo o art. 2º da Lei, entende-se por edificação passível de regularização aquela construída sem projeto ou em desacordo com o projeto aprovado, habitada ou não, contendo os seguintes elementos: contrapiso; paredes rebocadas; lajes e/ou forro concluídos; fechamentos externos (esquadrias, portas e janelas); cobertura; muros laterais concluídos; ligação de água e luz; e pias e banheiros funcionando.

Os pedidos de regularização deverão ser apresentados diretamente à Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, a quem competirá o processo, vistoria e aprovação.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Prefeito visita mãe de quadrigêmeos que nasceram no Hospital Auxiliadora

O casal Natasha Dias, de 28 anos, e Alisson Rainer Barbosa, comemorou o nascimento das bebês, que vieram para alegrar ainda mais a família, que já conta com uma filha e dois meninos de um relacionamento anterior de Natasha

Saiba mais
Cover Image

Pesquisa revela que reservas de água doce no Brasil estão secando em ritmo mais acelerado

O MapBiomas constatou que a redução da superfície de água atingiu quase a metade dos municípios. Em um ano, rios, lagos e lagoas do país encolheram 400 mil hectares

Saiba mais
Cover Image

Incêndio possivelmente criminoso mata três indígenas em MS

Três mulheres foram carbonizadas, entre elas uma bebê de um ano e seis meses

Saiba mais
Cover Image

Selvíria, 45 anos: Ato cívico teve Banda Marcial Santa Maria e números de dança

Aniversário de Selvíria, que completa 45 anos nesta segunda-feira, 12 de maio

Saiba mais
Cover Image

PROCON-TL divulga pesquisa para os Dia dos Namorados 2025

A pesquisa também levantou os preços de calçados, cestas de café da manhã, buquês de flores e serviços em motéis

Saiba mais
Cover Image

Com mais de R$ 46,4 milhões em investimentos, Governo de MS impulsiona desenvolvimento em Paranaíba

Riedel também vistoriou a obra de canalização do Córrego Fazendinha, a pavimentação da Avenida Durval Rodrigues Lopes – e o canal coberto na Avenida César Mancini.

Saiba mais