Notícia

Prefeitura de TL autoriza regularização de imóveis com construções irregulares até dezembro de 2024

Compartilhar:
Cover Image

Programa de incentivo a regularização de edificações residenciais, comerciais e industriais.

Foto: Divulgação

O Programa irá contribuir para que os cidadãos consigam regularizar os imóveis que não estão em conformidade com a legislação municipal vigente

O Prefeito de Três Lagoas, Dr. Cassiano Maia, enviou para a Câmara Municipal e os vereadores aprovaram a Lei . 4.286 de 06 de maio de 2025, que institui o programa de incentivo a regularização de edificações residenciais, comerciais e industriais. A lei foi publicada no Diário Oficial de MS hoje, quinta-feira, 08 de maio de 2025.

O Programa irá contribuir para que os cidadãos consigam regularizar os imóveis que não estão em conformidade com a legislação municipal vigente. Assim como em outras cidades do país, Três Lagoas passou por um processo desordenado de urbanização e, por isso, são milhares de imóveis edificados que se encontram sem o “Habite-se” e, consequentemente, sem o registro e averbação do imóvel edificado, constituindo uma questão de gravidade econômica e social.

“É inegável a função pacificadora que representa a regularização das edificações para o proprietário e sua família, os benefícios sociais e econômicos para toda a comunidade três-lagoense”, explicou o prefeito em sua mensagem à Câmara de Vereadores. O programa também traz benefícios fiscais, mas sem renúncia de receita, pois ao regularizar uma propriedade, essa passará a recolher tributos, principalmente o IPTU.

A Lei prevê que o programa de regularização tenha duração de 12 meses a contar da data de sua publicação e atenda às demandas de imóveis edificados até 31 de dezembro de 2024. Segundo o art. 2º da Lei, entende-se por edificação passível de regularização aquela construída sem projeto ou em desacordo com o projeto aprovado, habitada ou não, contendo os seguintes elementos: contrapiso; paredes rebocadas; lajes e/ou forro concluídos; fechamentos externos (esquadrias, portas e janelas); cobertura; muros laterais concluídos; ligação de água e luz; e pias e banheiros funcionando.

Os pedidos de regularização deverão ser apresentados diretamente à Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, a quem competirá o processo, vistoria e aprovação.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Professor de Três Lagoas é destaque nacional com projeto inovador na educação

A ação reconhece iniciativas inovadoras que contribuem para a melhoria da educação pública no Brasil

Saiba mais
Cover Image

Curso de cultivo de frutíferas em vaso é realizado no São Joaquim

Novos cursos devem ser oferecidos pelo SENAR em Selvíria em breve

Saiba mais
Cover Image

Prefeito Jaime Soares Ferreira acompanha início das obras de pavimentação da MS-444 em Selvíria

O investimento total da obra é de R$ 39.305.170,97

Saiba mais
Cover Image

Sinalização horizontal é concluída na Rua Egídio Thomé no sentido Jupiá

A sinalização horizontal, realizada pela Diretoria de Trânsito, abrange o trecho que vai desde o redutor de velocidade em frente ao Centro de Controle de Zoonoses até o final da rua, que dá acesso ao bairro Jupiá

Saiba mais
Cover Image

COMEÇA AMANHÃ! Pré-matrículas da REME 2026 serão feitas através de link disponível no site da Prefeitura

A partir das 7h, o sistema estará aberto para receber os cadastros dos alunos que ingressarão na REME em 2026

Saiba mais
Cover Image

REFIS 2025 – Oportunidade de 80% de desconto em multas e juros

A orientação da SEFIRC é que os contribuintes não deixem para a última hora para adquirir o maior desconto possível

Saiba mais