Notícia

Prefeitura de Três Lagoas divulga Mapa de Calor com áreas de risco do Aedes aegypti

Compartilhar:
Cover Image

Mapa de Calor referente à Semana Epidemiológica 33.

Foto: Divulgação

O levantamento tem como objetivo reforçar a prevenção e o combate às arboviroses, como Dengue, Zika e Chikungunya

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio dos setores de Entomologia e Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), publicou, nesta semana, o Mapa de Calor referente à Semana Epidemiológica 33, resultado do monitoramento realizado com armadilhas ovitrampas instaladas em diversos pontos da cidade. O levantamento tem como objetivo reforçar a prevenção e o combate às arboviroses, como Dengue, Zika e Chikungunya.

Atualmente, 353 armadilhas estão instaladas estrategicamente em áreas do município, com distância aproximada de 300 metros entre cada uma, garantindo o monitoramento de toda a cidade. O processo é contínuo: em uma semana, as armadilhas são instaladas; na semana seguinte, são retiradas e analisadas pela equipe de Entomologia. Esse ciclo é realizado mensalmente, permitindo identificar as áreas com maior densidade de ovos do Aedes aegypti.

De acordo com a coordenadora de Entomologia, Georgia Medeiros, a tecnologia utilizada é fruto de uma parceria entre a Fiocruz, o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde (SES). “A partir do momento em que lançamos os resultados da contagem dos ovos, o sistema gera automaticamente o mapa, com a densidade de armadilhas positivas, a quantidade de ovos e a positividade por região. Enquanto durar o projeto, esse monitoramento será mensal”, explicou.

Georgia reforçou ainda a importância de a população não se descuidar, mesmo quando o bairro aparece com baixo índice no mapa. “Às vezes, a população olha para o bairro e vê que não apareceu nada. Só lembrando que as armadilhas mostram onde há maior ocorrência, mas nunca devemos deixar de olhar nossos quintais, nem que seja por dez minutos. Às vezes, o bairro aparece em azul no mapa, o que passa uma falsa sensação de tranquilidade. Então, fica o alerta: é preciso manter os cuidados em todos os locais, porque a prevenção é responsabilidade de todos”, destacou.

O próximo ciclo de instalação das ovitrampas está previsto para o período de 8 a 12 de setembro, com a retirada programada entre os dias 15 e 19 de outubro.

Segundo a SMS, o mapa permite identificar os bairros mais afetados e emitir alertas sobre áreas de risco, auxiliando no direcionamento das ações de controle do mosquito. “É através desse mapeamento que conseguimos avaliar se determinado bairro precisa de maior atenção ou se a situação está sob controle”, completou Georgia.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

SES alerta para aumento de ataques de abelhas em MS e reforça medidas de prevenção

Ciatox encaminhará nota técnica aos municípios para intensificarem orientações à população e disseminarem ações imediatas recomendadas em casos de picadas

Saiba mais
Cover Image

Três Lagoas salta de 6 para 9,1 na avaliação Mapa Brasil Transparente

A média estadual foi de 9,33, o que posiciona Três Lagoas muito próxima dos melhores desempenhos do Estado de Mato Grosso do Sul

Saiba mais
Cover Image

Prefeito Dr. Cassiano Maia visita obras do Shopping Popular e reforça compromisso com os lojistas

Integrantes da diretoria do Shopping Popular agradeceram e atenção do prefeito, destacando a importância do diálogo com a administração municipal

Saiba mais
Cover Image

Casa do Trabalhador de TL está com 302 vagas de emprego disponíveis nesta quinta-feira (07)

As vagas são atualizadas diariamente, portanto, fique de olho e não perca a oportunidade de conquistar uma nova colocação profissional

Saiba mais
Cover Image

Nesta sexta-feira (28), Eldorado Brasil realiza processo seletivo em Andradina para Ajudante de Viveiro

Entrevista será realizada às 9h no viveiro da empresa; candidatos devem levar documentos e currículo

Saiba mais
Cover Image

VAGAS DE EMPREGO – Veja as oportunidades disponíveis na Casa do Trabalhador nesta quinta-feira (15)

Para mais informações, o candidato deve comparecer diretamente na sede do órgão ou entrar em contato pelo 67 3929-1936

Saiba mais