Notícia

Prefeitura de Três Lagoas divulga Mapa de Calor com áreas de risco do Aedes aegypti

Compartilhar:
Cover Image

Mapa de Calor referente à Semana Epidemiológica 33.

Foto: Divulgação

O levantamento tem como objetivo reforçar a prevenção e o combate às arboviroses, como Dengue, Zika e Chikungunya

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio dos setores de Entomologia e Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), publicou, nesta semana, o Mapa de Calor referente à Semana Epidemiológica 33, resultado do monitoramento realizado com armadilhas ovitrampas instaladas em diversos pontos da cidade. O levantamento tem como objetivo reforçar a prevenção e o combate às arboviroses, como Dengue, Zika e Chikungunya.

Atualmente, 353 armadilhas estão instaladas estrategicamente em áreas do município, com distância aproximada de 300 metros entre cada uma, garantindo o monitoramento de toda a cidade. O processo é contínuo: em uma semana, as armadilhas são instaladas; na semana seguinte, são retiradas e analisadas pela equipe de Entomologia. Esse ciclo é realizado mensalmente, permitindo identificar as áreas com maior densidade de ovos do Aedes aegypti.

De acordo com a coordenadora de Entomologia, Georgia Medeiros, a tecnologia utilizada é fruto de uma parceria entre a Fiocruz, o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde (SES). “A partir do momento em que lançamos os resultados da contagem dos ovos, o sistema gera automaticamente o mapa, com a densidade de armadilhas positivas, a quantidade de ovos e a positividade por região. Enquanto durar o projeto, esse monitoramento será mensal”, explicou.

Georgia reforçou ainda a importância de a população não se descuidar, mesmo quando o bairro aparece com baixo índice no mapa. “Às vezes, a população olha para o bairro e vê que não apareceu nada. Só lembrando que as armadilhas mostram onde há maior ocorrência, mas nunca devemos deixar de olhar nossos quintais, nem que seja por dez minutos. Às vezes, o bairro aparece em azul no mapa, o que passa uma falsa sensação de tranquilidade. Então, fica o alerta: é preciso manter os cuidados em todos os locais, porque a prevenção é responsabilidade de todos”, destacou.

O próximo ciclo de instalação das ovitrampas está previsto para o período de 8 a 12 de setembro, com a retirada programada entre os dias 15 e 19 de outubro.

Segundo a SMS, o mapa permite identificar os bairros mais afetados e emitir alertas sobre áreas de risco, auxiliando no direcionamento das ações de controle do mosquito. “É através desse mapeamento que conseguimos avaliar se determinado bairro precisa de maior atenção ou se a situação está sob controle”, completou Georgia.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

SER MAIS 1 e 2 retomam atividades

Neles são atendidas dezenas de crianças e adolescentes

Saiba mais
Cover Image

SEGOV e moradores do Cinturão Verde se reúnem para discutir melhorias na região

As conversas se estenderam além do Cinturão Verde, abrangendo também as ocupações de São João e Guanabara

Saiba mais
Cover Image

Associação Costa Leste de Artesãos do MS abre inscrições para cursos de artesanato em Três Lagoas

As aulas serão realizadas na Casa do Artesão, localizada na Av. Aldair Rosa de Oliveira, nº 470 – Bairro Rosa, Três Lagoas

Saiba mais
Cover Image

Mão de obra prisional de MS constrói cadeiras de rodas doadas ao Cotolengo e consolida ressocialização

Os equipamentos foram produzidos com mão de obra prisional no Estabelecimento Penal Masculino de Ivinhema

Saiba mais
Cover Image

Mato Grosso do Sul é o 3º com menor pobreza, confirma Ranking de Competitividade dos Estados

Ranking de Competitividade mostra que o estado tem o 3º menor percentual de domicílios com renda per capita inferior à linha de pobreza, que é de R$ 218

Saiba mais
Cover Image

Casa do Trabalhador de TL está com 230 vagas de emprego disponíveis nesta quarta-feira (24)

As vagas são atualizadas diariamente, portanto, fique de olho e não perca a oportunidade de conquistar uma nova colocação profissional

Saiba mais