Notícia

Prefeitura institui Plano Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra Mulheres e Menina

Compartilhar:
Cover Image

Plano Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra Mulheres e Meninas.

Foto: Divulgação

O Decreto nº 1.429, de 2 de outubro de 2025, estabelece diretrizes que seguem o Programa Estadual de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres (PROTEGE)

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Diário Oficial da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (ASSOMASUL), instituiu em Três Lagoas o Plano Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra Mulheres e Meninas, com o objetivo de fortalecer as políticas públicas voltadas à proteção, promoção da igualdade de gênero e garantia de direitos no município.

O Decreto nº 1.429, de 2 de outubro de 2025, estabelece diretrizes que seguem o Programa Estadual de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres (PROTEGE), do Governo de Mato Grosso do Sul, e a Lei Federal nº 14.899/2024, que trata da criação de planos de metas para o enfrentamento da violência doméstica e familiar.

De acordo com o documento, o Plano Municipal irá servir como instrumento orientador e operacional, reunindo ações integradas entre as áreas de educação, saúde, assistência social, segurança pública, justiça e cidadania, entre outras. As metas e estratégias foram definidas com base em quatro pilares estratégicos:

Prevenção e Educação para a Igualdade de Gênero; Atendimento Integral e Proteção às Mulheres; Autonomia e Garantia de Direitos; Governança, Monitoramento e Participação Social. Além de prever outras ações, como capacitações de profissionais da rede de atendimento, campanhas educativas, formação continuada, parcerias intersetoriais e o monitoramento periódico dos resultados, garantindo a efetividade das políticas públicas e a atualização das metas conforme a realidade local.

As ações previstas no plano serão financiadas com recursos do orçamento municipal, podendo ser suplementadas conforme a necessidade, e deverão constar nas Leis Orçamentárias Anuais (LOA) dos próximos exercícios.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Diretoria de Cultura abre inscrições para curso de fotografia com smartphone e câmeras

O curso é destinado a interessados com idade mínima de 14 anos, sendo necessário possuir um smartphone ou câmara para participar das atividades práticas

Saiba mais
Cover Image

Onça-pintada é capturada pela PMA e será atendida no centro de reabilitação

O caso aconteceu na segunda-feira (21) e o animal, um macho, foi capturado com o apoio de um especialista em animais de grande porte e guias locais

Saiba mais
Cover Image

Defesa Civil de Três Lagoas passa a funcionar em prédio totalmente revitalizado pela SEINTRA

A Defesa Civil de Três Lagoas está atendendo em um novo espaço, completamente revitalizado

Saiba mais
Cover Image

Inscrições abertas para curso gratuito de Processamento da Mandioca em Selvíria

As vagas são limitadas, e as inscrições devem ser feitas com a Carol, pelo telefone ou WhatsApp: (67) 99133-6766

Saiba mais
Cover Image

PROCON-TL divulga pesquisa de preços de alimentos para as festas de fim de ano

A iniciativa reforça o compromisso do município com a transparência e a proteção do consumidor

Saiba mais
Cover Image

Suzano abre seis processos seletivos para Mato Grosso do Sul

As inscrições podem ser feitas por todas as pessoas interessadas, sem distinção de gênero, origem, etnia, deficiência ou orientação sexual, na Plataforma de Oportunidades da empresa

Saiba mais