Notícia

Prefeitura realiza 1ª reunião da Comissão de Estudo para implantação da jornada de 6 Horas

Compartilhar:
Cover Image

Comissão de Estudo para Implantação da Jornada de 6 Horas.

Foto: Divulgação

O encontro ocorreu no Auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) e contou com a presença de representantes de todas as secretarias municipais

Nesta segunda-feira, dia 28 de abril, a Secretaria Municipal de Administração (SEMAD) promoveu a primeira reunião da Comissão de Estudo para Implantação da Jornada de 6 Horas. O encontro ocorreu no Auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) e contou com a presença de representantes de todas as secretarias municipais.

A reunião foi conduzida pelo secretário da SEMAD, Jardel Mattos, juntamente com o diretor de Diretor de Gestão de Pessoas, Pedro Otávio Hirotuca, e a diretora de Relações Institucionais e vice-presidente da Comissão, Silvania Bersani, eles apresentaram as metas e propostas relacionadas à adoção do novo modelo de jornada. Também participaram a secretária da SEMEC, Angela Britto, e a secretária de Assistência Social e vice-prefeita, Vera Helena Arsioli, reforçando o compromisso da gestão com uma proposta que visa modernizar a administração pública municipal.

A jornada de 6 horas, tem como objetivo oferecer 12 horas ininterruptas de atendimento à população, por meio da divisão de turnos entre os servidores, mantendo 100% do compromisso com a qualidade dos serviços prestados.

Entre as diretrizes da Administração Municipal estão: manter o horário de atendimento das 6h às 18h, em sistema de revezamento; reduzir afastamentos por motivos de saúde, otimizando a gestão de pessoal e garantir equilíbrio financeiro, sem aumento de despesas ou necessidade de novas contratações.

ENTRE OS BENEFÍCIOS ESPERADOS ESTÃO

Aumento da produtividade, com servidores mais descansados e focados;

Redução de custos operacionais, como energia e transporte;

Melhora na saúde e bem-estar dos servidores, com menor índice de afastamentos;

Posicionamento da gestão como referência em inovação administrativa.

A comissão definiu os próximos passos do trabalho, incluindo o mapeamento de setores com potencial para adoção do novo modelo, a identificação de eventuais barreiras legais e operacionais, a definição de indicadores de produtividade e a elaboração de um relatório técnico detalhado, além da minuta normativa que poderá embasar a regulamentação da nova jornada.

O modelo da jornada de 6 horas já é adotado por administrações como as das Prefeituras de Goiânia e Patos de Minas, e também pela Universidade de Brasília, servindo como referência para o estudo local.

A SEMAD também irá conduzir um processo de escuta individualizada com cada secretaria. A primeira a participar será a própria SEMEC, em reuniões com suas diretoras e diretores. Além disso, será enviada uma consulta a todos os servidores municipais para recolher opiniões e sugestões sobre a possível mudança.

De acordo com o diretor de Recursos Humanos, “com as reuniões dessa Comissão, nós, como técnicos e junto aos demais servidores de cada secretaria, vamos mapear todas as informações, levantar as dificuldades e utilizar os dados estatísticos para elaborar um relatório. Esse relatório provavelmente servirá como base para a elaboração do decreto que regulamentará a jornada reduzida”.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Prefeito Jaime participa da abertura do ano legislativo da Câmara de Selvíria

Jaime finalizou desejando um 2025 de alegria e de vitórias para Selvíria

Saiba mais
Cover Image

Assembleia vai discutir impactos hídricos do avanço do eucalipto em MS

O aumento das plantações no Bolsão traz preocupações sobre a disponibilidade de água

Saiba mais
Cover Image

Suzano e SEST/SENAT abrem turma do Programa Escola de Motoristas para pessoas com deficiência

Ao final da formação, aprovados(as) receberão, além do certificado, uma bonificação no valor de R$ 1,4 mil

Saiba mais
Cover Image

STJ condena pastor de MS por estupro de menina

Ele havia sido condenado a 8 anos na primeira instância. Depois, foi absolvido no Tribunal de Justiça. O MPE recorreu e a pena foi restabelecida

Saiba mais
Cover Image

Primeira do Brasil com cotas indígenas em todos os cursos, UEMS promove cidadania e transforma vidas

A Universidade também é protagonista na criação do primeiro Curso de Pedagogia Intercultural (Licenciatura), ofertado na unidade em Amambai

Saiba mais
Cover Image

Cidade de MS registra maior tremor de terra do ano do Estado

No total, dois abalos sísmicos foram registrados no Estado na madrugada do dia 13. Um deles, com escala de magnitude de 3.5 mR

Saiba mais