Notícia

Prefeitura realizou 2ª reunião do Comitê municipal de mobilização e combate as arboviroses

Compartilhar:
Cover Image

Reunião do Comitê municipal de mobilização e combate as arboviroses.

Foto: Divulgação

O encontro aconteceu na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Três Lagoas (SSPM) e reuniu representantes de diversas entidades, órgãos públicos, empresas e da sociedade civil

Na última quinta-feira, 27 de fevereiro, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou mais uma reunião do Comitê municipal de mobilização e combate as arboviroses. O encontro aconteceu na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Três Lagoas (SSPM) e reuniu representantes de diversas entidades, órgãos públicos, empresas e da sociedade civil. O objetivo foi intensificar as estratégias de combate às arboviroses, com destaque para a programação da Semana de Combate às Arboviroses.

DEBATES E ESTRATÉGIAS APRESENTADAS

A coordenadora de Entomologia e presidente do Comitê, Geórgia, apresentou uma análise detalhada das ações realizadas, incluindo monitoramento laboratorial (ovos, larvas, pupas e mosquitos adultos de culicídeos), além do uso de armadilhas larvitrampas e ovitrampas instaladas em bueiros e residências, em parceria com o setor de Endemias. Também foram exibidos gráficos comparativos da positividade das armadilhas e densidade dos ovos capturados.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Cleina Passalacqua, apresentou dados epidemiológicos das arboviroses, incluindo um mapa de calor, gráficos comparativos de casos notificados, positivos, por bairro, além de óbitos e sorotipos identificados.

Aline Oliveira, da Promoção da Saúde, destacou a importância do boletim epidemiológico na identificação de bairros com maior incidência de casos, permitindo a realização de busca ativa para verificar a situação dos pacientes, reforçar a orientação educativa e envolver toda a comunidade na eliminação de focos do mosquito.

O médico do trabalho, Marcus Bruzadim, da Vigilância em Saúde do Trabalhador, falou sobre a parceria com o setor de Endemias para identificar focos do Aedes aegypti em locais de trabalho, possibilitando a notificação e orientação para a eliminação de criadouros.

O fiscal da SEINTRA, Thiago Toshio, apresentou um balanço das ações de fiscalização de terrenos baldios e destacou que, entre os dias 2 de janeiro e 26 de fevereiro, foram multados 614 terrenos por falta de limpeza e excesso de mato alto, totalizando uma área de 332.552,01 m², o equivalente a 30 campos de futebol.

A presidente do Instituto de Preservação do Bioma Cerrado – Cutia do Cerrado, Helena de Cássia, abordou a relação entre meio ambiente, economia e agronegócio, enfatizando a importância de preservar o bioma cerrado para evitar a proliferação do mosquito.

O coordenador de Endemias, Alcides, detalhou as ações do setor, incluindo visitas domiciliares, busca ativa, borrifação química (bloqueio de casos) em residências e bueiros, além do uso de drones para monitoramento de áreas críticas. Ele ressaltou a fiscalização intensificada em borracharias, devido ao acúmulo de água nos pneus com as chuvas recentes.

A coordenadora da Central de Imunização, Humberta Azambuja, destacou a parceria com a Assistência Social e a Secretaria Estadual de Educação para a vacinação contra a dengue por meio do projeto “Direto ao Ponto”. Ela também apresentou um balanço do MS Vacina Mais – Dengue, que busca ampliar a cobertura vacinal de jovens entre 10 e 14 anos. Diferente de outras cidades, Três Lagoas segue com a vacinação dessa faixa etária normalmente, pois o município não possui doses prestes a vencer.

Presenças na reunião

Além dos representantes da Prefeitura dos departamentos da SMS e SEINTRA, também participaram do encontro a Secretaria de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), Secretaria Municipal de Lazer, Esporte e Juventude (SEJUVEL), Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) Defesa Civil e os membros das seguintes instituições: Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Três Lagoas e Selvíria (SINTED), Suzano, Câmara Municipal e 5º Grupamento de Bombeiros Militar, Eventos Bestlife, Ministério Público, e 3ª Bateria de Artilharia Antiaérea (3ª Bia AAAe), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Hospital Auxiliadora, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Conselho Municipal de Saúde e União Três-lagoense das Associações de Moradores (UTAM)

A presidente do Comitê concluiu o encontro reforçando o compromisso da Prefeitura e de todos os envolvidos na luta contra o Aedes aegypti, visando reduzir os casos de dengue, zika e chikungunya em Três Lagoas.

DADOS GERAIS SMS – COMITÊ

DADOS CENTRAL DE IMUNIZAÇÃO

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Carnaval Cultural de Corumbá fomenta a economia criativa em MS e reforça tradição popular

O governador Eduardo Riedel participou do evento na Praça Central Jardim da Independência e ressaltou a importância da festa para a população.

Saiba mais
Cover Image

SCFV Bombeiros do amanhã comemorou 15 anos de atendido em Três Lagoas

A comemoração ocorreu na sexta-feira, dia 21 de março e hoje, segunda-feira (24)

Saiba mais
Cover Image

Precoce MS é elogiado pelos produtores e lideranças estaduais durante encontro na Expogrande

O Programa Precoce MS, que destinou mais de R$ 117 milhões em incentivos para produtores de bovinos jovens cadastrados do Estado em 2024, foi destaque ontem (7) no Encontro Novilho Precoce MS na Expogrande 2025

Saiba mais
Cover Image

ABRIL VERDE – Servidores da Assistência Social participam de capacitação sobre segurança no trabalho

A campanha Abril Verde tem como objetivo principal conscientizar os trabalhadores sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, promovendo ambientes mais seguros e saudáveis

Saiba mais
Cover Image

Capacitação prepara municípios de Mato Grosso do Sul para receber a Caravana da Castração

O encontro acontecerá no auditório do MIS (Museu da Imagem e do Som), localizado no Memorial da Cultura e Cidadania "Apolônio de Carvalho", em Campo Grande

Saiba mais
Cover Image

Organização da 35ª Festa do Folclore abre cadastro para garantir acessibilidade às PCDs durante o evento

A tradicional festa, que acontece de 21 a 24 de agosto de 2025, trará muitas novidades

Saiba mais