Notícia

Prefeitura reforça ações de combate à dengue em reunião do Comitê de Mobilização e Combate às Arboviroses

Compartilhar:
Cover Image

Reunião mensal do Comitê de Mobilização e Combate às Arboviroses.

Foto: Divulgação

O encontro ocorreu no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SSPM) e reuniu diversos representantes de instituições e setores comprometidos com a saúde pública

Na manhã desta terça-feira, dia 30 de abril, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou mais uma reunião mensal do Comitê de Mobilização e Combate às Arboviroses, com o objetivo de intensificar e articular estratégias de enfrentamento às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como Dengue, Zika Vírus e Chikungunya. O encontro ocorreu no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SSPM) e reuniu diversos representantes de instituições e setores comprometidos com a saúde pública.

A abertura da reunião foi conduzida pela coordenadora do comitê, coordenadora do setor de Entomologia da SMS, Georgia Medeiros, que reforçou os objetivos da mobilização permanente e apresentou as ações do setor de entomologia, como o monitoramento com armadilhas (larvitrampas e ovitrampas) em residências e bueiros, além da análise de ovos, larvas, pupas e mosquitos adultos coletados.

O coordenador de Endemias da SMS, Alcides Ferreira, apresentou um panorama detalhado da situação epidemiológica no município, com dados comparativos dos anos de 2024 e 2025, mapa de calor com distribuição dos casos, número de hospitalizações, bairros mais afetados, e perfis de faixa etária e sintomas registrados. Ferreira também destacou as ações de controle vetorial, como visitas domiciliares, aplicação de larvicida e adulticida, bloqueios químicos, recolhimento de pneus, uso de drones e o Mutirão da Limpeza, cujos resultados foram demonstrados em imagens.

A coordenadora da Central de Imunização da SMS, Humberta Azambuja, falou sobre a vacinação contra a dengue, atualmente direcionada ao público de 10 a 14 anos de idade, faixa etária mais atingida por casos graves e hospitalizações. Ela apresentou dados comparativos das doses D1 e D2 aplicadas em 2024 e 2025, reforçando a importância da adesão vacinal.

O professor Dr. Mauro Henrique Soares da Silva, do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFMS, apresentou o projeto “Aspectos Socioespaciais e Microclimáticos no combate à dengue em Três Lagoas”, com análises ambientais e socioespaciais que mostram como fatores como urbanização, ondas de calor e ocupação do solo impactam a proliferação do mosquito. Ele também destacou ações de monitoramento com termômetros instalados em pontos estratégicos, estudos sobre reflorestamento e recuperação de nascentes.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Angelina Zuque, destacou a vulnerabilidade socioambiental de alguns terrenos e residências, sugerindo estudos mais aprofundados sobre as influências urbanas nas arboviroses, além de reforçar a importância do reflorestamento em áreas críticas.

Aline Martins, coordenadora de Promoção da Saúde SMS, compartilhou as ações educativas realizadas no município, como palestras, blitzes informativas, busca ativa e mutirões em bairros prioritários.

Além dos diversos setores da SMS, participaram da reunião representantes da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), Conselho Municipal de Saúde, 5º Grupamento de Bombeiros Militar, Lions Clube Três Lagoas, Associação Comercial e Industrial (ACI-TL), Hospital Auxiliadora, SSPM, Rotary Cidade das Águas, Suzano e União Três-lagoense das Associações de Moradores (UTAM).

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Neste sábado: ESF de Selvíria terá ação de prevenção ao câncer de mama

O objetivo da ação é ampliar o acesso a exames e informações que ajudam no diagnóstico precoce do câncer de mama.

Saiba mais
Cover Image

Projeto “Saúde em Cada Roda” alerta para os perigos dos pneus descartados no meio ambiente em Selvíria

Apenas em 2024, mais de 24 toneladas foram descartadas em Selvíria

Saiba mais
Cover Image

Setembro Amarelo: Eldorado Brasil reforça programas de saúde e bem-estar

Iniciativas de prevenção e cuidado físico e mental têm resultados expressivos entre os colaboradores

Saiba mais
Cover Image

DIA D DA VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA – acontece neste sábado em Três Lagoas (4)

O evento será realizado das 08h às 16h em 24 pontos estratégicos espalhados por toda a cidade

Saiba mais
Cover Image

Hospitais aderem à nova política que impulsiona expansão e qualidade do SUS em MS

Pehosp entra em vigor no fim de novembro marcando a consolidação da rede hospitalar dentro da Nova Arquitetura da Saúde

Saiba mais
Cover Image

Prefeito e Secretária de Saúde acompanham o início dos atendimentos da Carreta da Saúde da Mulher

A carreta está instalada ao lado do poliesportivo da Lagoa e permanecerá na cidade por, pelo menos, 30 dias

Saiba mais