Notícia

Presidente da Petrobras prevê retomadas de obras da UFN3 para 1° semestre de 2026

Compartilhar:
Cover Image

Mesmo que as obras comecem no próximo ano, o funcionamento da fábrica, de fato, só deve acontecer após o prazo de dois anos.

Foto: Paulo Ribas/Correio do Estado

Estatal dividiu a Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III em sete blocos de construção e empresas têmaté o dia 30 de novembro para mandar as cotações

Durante evento na manhã de hoje (03), da Roda de Negócios Brasil-Chile, o atual titular da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, revelou a previsão repassada à ele pela presidente da Petrobras, de que as obras da UFN3 devem ser retomadas no primeiro semestre do ano que vem. 

Na manhã desta quarta-feira (03), o prédio da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems) sediou a Rodada de Negócios Brasil–Chile, onde Verruck conversou separadamente com a equipe do Correio do Estado, dizendo que ontem (02) esteve em São Paulo na parte da manhã para o Fórum Internacional de Biogás. 

"Nesse fórum participou a presidente da Petrobras, a Magda [Chambriard], e eu fiz uma reunião, não estava programada, mas como ela estava lá, e fiz uma pequena, rápida, para discutir com ela a UFN3", disse. 

Segundo Verruck, a presidente da Petrobras deu boas notícias ao titular da Semadesc sobre a retomada da construção da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN3), que está localizada em Três Lagoas. 

"Primeiro, que isso está na prioridade da Petrobras, e era importante para nós ouvir. Dentro disso, eles soltaram o que chamam de BID... terminaram a avaliação e dividiram a UFN3 em sete blocos de construção, para ser rápido", comenta. 

Ou seja, com isso, as empresas têm o prazo até o dia 30 de novembro para mandar as cotações por bloco para a Petrobras, que indicou para a Semadesc a intenção de iniciar efetivamente a obra ainda no primeiro semestre de 2026. 

"Foi muito positivo vindo dela esse posicionamento sobre a UFN3. Nossa parte, aquela coisa dos acordos científicos, está tudo certo, a prefeitura já prorrogou... então nesse momento é continuar essa pressão sobre a Petrobras, mas o que fiquei bastante satisfeito foi com o nível de prioridade que ela me passou".

UFN3 Há tempos a Unidade conhecida como UFN3, a ser edificada em Três Lagoas, com a expectativa da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, de que o processo de licitação se estendesse até março do ano que vem. 

Entretanto, essa novela se estende há mais de uma década, com paralisações e promessas frustradas que mantiveram o empreendimento como apenas um grande "esqueleto industrial". 

Com isso, mesmo que as obras comecem no próximo ano, o funcionamento da fábrica, de fato, só deve acontecer após o prazo de dois anos, jogando o prazo de conclusão dessa planta (com obras iniciadas em 2011) para mais de 16 anos além do prometido. 

Cronologicamente, quando a estrutura da indústria estava cerca de 80% concluída, as obras foram paralisadas após integrantes do consórcio serem envolvidos em denúncias de corrupção, no ano de 2014. 

Cerca de quatro anos depois, em 2018, começou o processo de venda da unidade, que incluía a Araucária Nitrogenados (Ansa), fábrica localizada em Curitiba (PR). 

Porém, a comercialização conjunta tornou a concretização do negócio inviável e, no ano seguinte, a Acron chegou a fechar acordo para comprar a UFN3, com tudo sendo impedido pelos reflexos da crise boliviana. 

Já em 2020, especificamente em fevereiro, a Petrobras lançou nova oportunidade de venda, com as tratativas finalmente retomadas no início de 2022, ainda com o grupo russo. 

Porém, em abril de 2022, no dia 28, a Petrobras anunciou não concluir a transação para o grupo Acron, lançando mais uma vez a fábrica à venda no mercado, com a estatal confirmando o fim do processo de comercialização da UFN3 em 24 de fevereiro de 2023, esperando o reinício das obras desde então. 

Fonte: correiodoestado.com.br

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Servidores municipais recebem capacitação da “Redesim Conectada” acelerando o fluxo administrativo

O objetivo da ação foi fortalecer a autonomia dos servidores no uso da plataforma, facilitando o manuseio de documentações e aprimorando a eficiência dos serviços prestados à população

Saiba mais
Cover Image

Caravina cumpre agendas no Vale do Ivinhema e reforça compromisso municipalista

deputado estadual Pedro Caravina reforçou sua presença no interior de Mato Grosso do Sul ao cumprir, no último sábado, uma série de agendas em Nova Andradina, Batayporã e Anaurilândia

Saiba mais
Cover Image

CRAS Ana Maria recebe mutirão para atualizar Cadastro Único no próximo sábado (30)

A iniciativa é voltada exclusivamente aos moradores dos bairros atendidos pelo CRAS Ana Maria Moreira

Saiba mais
Cover Image

Oportunidade de Emprego: Unifardas está contratando. Confira!

A seleção acontece nesta sexta-feira, 26 de setembro, às 10h, no Centro Administrativo, que fica na Rua Marilucia Torres Rosa Laluce, nº 900

Saiba mais
Cover Image

NÃO PERDE O PRAZO – Três Lagoas facilita pagamento de débitos municipais com descontos de até 100% no primeiro mês

O objetivo do programa é incentivar a adimplência e ampliar a arrecadação para investimentos em serviços públicos

Saiba mais
Cover Image

Operação integrada do Governo de MS combate comércio irregular de bebidas com metanol em todo o MS

Ação faz parte das medidas coordenadas para coibir a venda de bebidas irregulares e prevenir casos de intoxicação por metanol

Saiba mais