Notícia

Presidente da Petrobras prevê retomadas de obras da UFN3 para 1° semestre de 2026

Compartilhar:
Cover Image

Mesmo que as obras comecem no próximo ano, o funcionamento da fábrica, de fato, só deve acontecer após o prazo de dois anos.

Foto: Paulo Ribas/Correio do Estado

Estatal dividiu a Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III em sete blocos de construção e empresas têmaté o dia 30 de novembro para mandar as cotações

Durante evento na manhã de hoje (03), da Roda de Negócios Brasil-Chile, o atual titular da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, revelou a previsão repassada à ele pela presidente da Petrobras, de que as obras da UFN3 devem ser retomadas no primeiro semestre do ano que vem. 

Na manhã desta quarta-feira (03), o prédio da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems) sediou a Rodada de Negócios Brasil–Chile, onde Verruck conversou separadamente com a equipe do Correio do Estado, dizendo que ontem (02) esteve em São Paulo na parte da manhã para o Fórum Internacional de Biogás. 

"Nesse fórum participou a presidente da Petrobras, a Magda [Chambriard], e eu fiz uma reunião, não estava programada, mas como ela estava lá, e fiz uma pequena, rápida, para discutir com ela a UFN3", disse. 

Segundo Verruck, a presidente da Petrobras deu boas notícias ao titular da Semadesc sobre a retomada da construção da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN3), que está localizada em Três Lagoas. 

"Primeiro, que isso está na prioridade da Petrobras, e era importante para nós ouvir. Dentro disso, eles soltaram o que chamam de BID... terminaram a avaliação e dividiram a UFN3 em sete blocos de construção, para ser rápido", comenta. 

Ou seja, com isso, as empresas têm o prazo até o dia 30 de novembro para mandar as cotações por bloco para a Petrobras, que indicou para a Semadesc a intenção de iniciar efetivamente a obra ainda no primeiro semestre de 2026. 

"Foi muito positivo vindo dela esse posicionamento sobre a UFN3. Nossa parte, aquela coisa dos acordos científicos, está tudo certo, a prefeitura já prorrogou... então nesse momento é continuar essa pressão sobre a Petrobras, mas o que fiquei bastante satisfeito foi com o nível de prioridade que ela me passou".

UFN3 Há tempos a Unidade conhecida como UFN3, a ser edificada em Três Lagoas, com a expectativa da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, de que o processo de licitação se estendesse até março do ano que vem. 

Entretanto, essa novela se estende há mais de uma década, com paralisações e promessas frustradas que mantiveram o empreendimento como apenas um grande "esqueleto industrial". 

Com isso, mesmo que as obras comecem no próximo ano, o funcionamento da fábrica, de fato, só deve acontecer após o prazo de dois anos, jogando o prazo de conclusão dessa planta (com obras iniciadas em 2011) para mais de 16 anos além do prometido. 

Cronologicamente, quando a estrutura da indústria estava cerca de 80% concluída, as obras foram paralisadas após integrantes do consórcio serem envolvidos em denúncias de corrupção, no ano de 2014. 

Cerca de quatro anos depois, em 2018, começou o processo de venda da unidade, que incluía a Araucária Nitrogenados (Ansa), fábrica localizada em Curitiba (PR). 

Porém, a comercialização conjunta tornou a concretização do negócio inviável e, no ano seguinte, a Acron chegou a fechar acordo para comprar a UFN3, com tudo sendo impedido pelos reflexos da crise boliviana. 

Já em 2020, especificamente em fevereiro, a Petrobras lançou nova oportunidade de venda, com as tratativas finalmente retomadas no início de 2022, ainda com o grupo russo. 

Porém, em abril de 2022, no dia 28, a Petrobras anunciou não concluir a transação para o grupo Acron, lançando mais uma vez a fábrica à venda no mercado, com a estatal confirmando o fim do processo de comercialização da UFN3 em 24 de fevereiro de 2023, esperando o reinício das obras desde então. 

Fonte: correiodoestado.com.br

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Ação conjunta entre SES e Defesa Civil identificará demandas de saúde na Rota da Celulose em Inocência

A ação será realizada entre os dias 6 e 16 de junho e reúne esforços das áreas de vigilância, atenção à saúde e gestão de riscos em municípios em desenvolvimento acelerado

Saiba mais
Cover Image

Perícia integrada à Casa da Mulher acelera investigações e fortalece combate à violência doméstica em MS

Instituto de Medicina Legal atingiu a marca de 140 atendimentos mensais; iniciativa agiliza produção de provas e garante acolhimento humanizado às vítimas

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura de Três Lagoas lança projeto “Oportunidade em Movimento” para ampliar acesso de jovens ao emprego

O projeto irá facilitar o contato entre a população local e a empresa Metalfrio Solutions, que disponibilizará 100 vagas de emprego para moradores de Três Lagoas

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura realiza mutirão de limpeza em várias regiões de Selvíria

Os trabalhos continuam nos próximos dias, avançando por novos bairros até a conclusão do mutirão

Saiba mais
Cover Image

Casa do Trabalhador de TL está com 106 vagas de emprego disponíveis nesta sexta-feira (09)

As vagas são atualizadas diariamente, portanto, fique de olho e não perca a oportunidade de conquistar uma nova colocação profissional

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura esclarece cronograma da modernização da iluminação pública e orienta população sobre chamados

Toda a cidade será modernizada, seguindo um cronograma que contempla as vias urbanas até o final do mês de abril

Saiba mais