Notícia

Presidente do Paraguai visita obras da ponte binacional em MS

Compartilhar:
Cover Image

Presidente paraguaio e Eduardo Riedel.

Foto: Divulgação

Esta é a primeira visita oficial de Peña ao Estado; trecho é o principal eixo da Rota Bioceânica

Nesta quinta-feira (2), o governador Eduardo Riedel recebe o presidente do Paraguai, Santiago Peña, em Mato Grosso do Sul. Pela manhã, os dois líderes vistoriarão as obras da ponte binacional em Porto Murtinho, considerada o principal eixo da Rota Bioceânica. No início da tarde, Peña e Riedel também têm agenda em Dourados, onde visitarão uma planta industrial de proteína animal.

A presença do presidente paraguaio em solo sul-mato-grossense havia sido antecipada pelo Correio do Estado no último dia 19 de setembro. Esta é a primeira visita oficial de Peña ao Estado desde que tomou posse. A agenda está prevista para os dias 2 e 3 de outubro.

Brasil e Paraguai compartilham a responsabilidade sobre a Rota Bioceânica, projeto logístico que pretende ligar portos chilenos no Oceano Pacífico a portos brasileiros no Atlântico, reduzindo distâncias e custos no transporte internacional de cargas. Para que a rota seja consolidada, duas frentes de obras são fundamentais: a pavimentação de uma rodovia no Chaco paraguaio e a construção da ponte sobre o Rio Paraguai, que conectará Porto Murtinho a Carmelo Peralta.

Anteriormente Riedel destacou que Peña sairia de Carmelo Peralta até Porto Murtinho para acompanhar de perto a execução da obra. “Ele vai sair de Carmelo Peralta, onde vai visitar a obra da ponte, e nós devemos visitar algumas indústrias que ele (Peña) quer conhecer aqui no Estado. Ainda estamos construindo a agenda”, afirmou o governador.

Riedel e Peña se encontraram no ano passado, em Assunção, durante visita oficial do governador ao país vizinho. Mais recentemente, em setembro, os dois líderes deveriam ter participado juntos da inauguração do Shopping Dubai, em Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia vizinha a Ponta Porã. O encontro, no entanto, foi cancelado por causa das condições climáticas que impediram a chegada de Peña.

No mesmo mês, o presidente do Paraguai realizou agenda semelhante no Paraná, ao lado do governador Ratinho Júnior (PSD). Eles visitaram Curitiba, Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, reforçando a cooperação bilateral entre Brasil e Paraguai em obras de integração.

Além da ponte em Porto Murtinho, financiada com apoio da Itaipu Binacional, os dois países também constroem a Ponte da Integração, que ligará Foz do Iguaçu (PR) a Presidente Franco, no Paraguai.

Fonte: correiodoestado.com.br

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Presidente do México sobe o tom e denuncia 'ameaças' à soberania nacional em meio a tensões com os EUA

Claudia Sheinbaum diz que é preciso lembrar a 'grandeza do país' no combate a um 'espírito intervencionista'

Saiba mais
Cover Image

Cúpula de chefes de Estado do Brics será em julho no Rio de Janeiro

Encontro foi marcado para dias 6 e 7 do mês

Saiba mais
Cover Image

Rússia acusa Macron de 'chantagem nuclear' e chama de ameaça fala de presidente francês

Líder francês disse em pronunciamento que considera colocar arsenal nuclear do país à disposição de aliados europeus frente à ameaça russa. Declarações foram 'combativas', segundo Kremlin

Saiba mais
Cover Image

Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais

Economistas consideram positivos os acordos com a China

Saiba mais
Cover Image

Brasil e Índia firmam acordo para fortalecer produção de vacinas

Alckmin e Padilha firmaram compromisso durante agenda em Nova Délhi

Saiba mais
Cover Image

Presidente eleito da Bolívia, Rodrigo Paz diz que país 'respira ventos de mudança'

Vitória de Paz coloca fim a 20 anos de governos de esquerda

Saiba mais