Notícia

Presidente do Paraguai visita obras da ponte binacional em MS

Compartilhar:
Cover Image

Presidente paraguaio e Eduardo Riedel.

Foto: Divulgação

Esta é a primeira visita oficial de Peña ao Estado; trecho é o principal eixo da Rota Bioceânica

Nesta quinta-feira (2), o governador Eduardo Riedel recebe o presidente do Paraguai, Santiago Peña, em Mato Grosso do Sul. Pela manhã, os dois líderes vistoriarão as obras da ponte binacional em Porto Murtinho, considerada o principal eixo da Rota Bioceânica. No início da tarde, Peña e Riedel também têm agenda em Dourados, onde visitarão uma planta industrial de proteína animal.

A presença do presidente paraguaio em solo sul-mato-grossense havia sido antecipada pelo Correio do Estado no último dia 19 de setembro. Esta é a primeira visita oficial de Peña ao Estado desde que tomou posse. A agenda está prevista para os dias 2 e 3 de outubro.

Brasil e Paraguai compartilham a responsabilidade sobre a Rota Bioceânica, projeto logístico que pretende ligar portos chilenos no Oceano Pacífico a portos brasileiros no Atlântico, reduzindo distâncias e custos no transporte internacional de cargas. Para que a rota seja consolidada, duas frentes de obras são fundamentais: a pavimentação de uma rodovia no Chaco paraguaio e a construção da ponte sobre o Rio Paraguai, que conectará Porto Murtinho a Carmelo Peralta.

Anteriormente Riedel destacou que Peña sairia de Carmelo Peralta até Porto Murtinho para acompanhar de perto a execução da obra. “Ele vai sair de Carmelo Peralta, onde vai visitar a obra da ponte, e nós devemos visitar algumas indústrias que ele (Peña) quer conhecer aqui no Estado. Ainda estamos construindo a agenda”, afirmou o governador.

Riedel e Peña se encontraram no ano passado, em Assunção, durante visita oficial do governador ao país vizinho. Mais recentemente, em setembro, os dois líderes deveriam ter participado juntos da inauguração do Shopping Dubai, em Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia vizinha a Ponta Porã. O encontro, no entanto, foi cancelado por causa das condições climáticas que impediram a chegada de Peña.

No mesmo mês, o presidente do Paraguai realizou agenda semelhante no Paraná, ao lado do governador Ratinho Júnior (PSD). Eles visitaram Curitiba, Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, reforçando a cooperação bilateral entre Brasil e Paraguai em obras de integração.

Além da ponte em Porto Murtinho, financiada com apoio da Itaipu Binacional, os dois países também constroem a Ponte da Integração, que ligará Foz do Iguaçu (PR) a Presidente Franco, no Paraguai.

Fonte: correiodoestado.com.br

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Guerra da Ucrânia completa 3 anos; entenda reviravolta pós-Trump

EUA exclui Europa, isola Ucrânia e atende Moscou no 3º ano do conflito

Saiba mais
Cover Image

EUA vão taxar produtos da China em 104% a partir desta quarta

A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, confirmou nesta terça-feira (8) que os Estados Unidos vão cobrar tarifas de 104% sobre os produtos chineses a partir de quarta-feira (9)

Saiba mais
Cover Image

Em meio à crise com Trump, Lula assina manifesto com líderes da América Latina e da Espanha contra discursos autoritários

Na véspera da cúpula “Democracia Sempre” no Chile, mandatário brasileiro se uniu a outros chefes de governo e Estado em defesa de instituições democráticas e contra o avanço da extrema direita

Saiba mais
Cover Image

Tarifaço é ineficaz até para americanos, diz economista de Harvard

Medida não garante inovação, geração de emprego e melhores salários

Saiba mais
Cover Image

Governo de MS reforça parceria com Chile para novos negócios, integração e Rota Bioceânica

O evento realizado na sede da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) dá sequência ao Fórum Empresarial Brasil–Chile, que ocorreu em Brasília no mês de abril

Saiba mais
Cover Image

Estônia acusa Rússia de invadir seu espaço aéreo com 3 jatos; Otan diz ter interceptado aviões e governo russo nega violação

Aeronaves russas permaneceram no espaço aéreo estoniano durante 12 minutos, disse governo do país. Foi a 3ª vez que países da Otan acusaram Rússia de invasão do espaço aéreo em 10 dias

Saiba mais