Notícia

Primeira indústria farmacêutica de MS será inaugurada em 2026

Compartilhar:
Cover Image

Unidade da boliviana IFA está em fase de instalação em Terenos.

Foto: Divulgação

Unidade da boliviana IFA será instalada no município de Terenos, com investimento de R$ 45 milhões, para produção de fármacos voltados ao consumo interno e exportação

Mato Grosso do Sul terá a primeira indústria farmacêutica do Estado em 2026. A boliviana IFA está instalando uma unidade no município de Terenos, com previsão de inauguração no primeiro semestre do ano que vem.

A informação foi repassada pela diretoria da empresa, durante a reunião plenária ordinária no Conselho de Fármacia de Mato Grosso do Sul (CRF-MS), realizada na última sexta-feira (18), em Campo Grande.

O evento contou com a participação da equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), e da diretora técnica da IFA Ltda., Camila Tarifa.

A Indústria Farmacêutica IFA Ltda é uma empresa do grupo Laboratórios IFA S.A, de origem boliviana, que tem mais de 5 anos de atuação. São fabricados cerca de 75 produtos para exportação na Bolívia, como antibióticos, analgésicos, antipiréticos, anti-inflamatórios, suplementos minerais e antivirais.

Conforme a Semadesc, a unidade que está sendo implantada em MS tem investimento de R$ 45 milhões, com meta de gerar 120 empregos na cidade na primeira etapa de operações.

A indústria vai produzir fármacos de uso oral em capsulas gelatinosas, destinados ao consumo interno e à exportação. Dentre as produções da unidade de Terenos estão óleo de chia, ibuprofeno, spirulina, meloxican, picossulfato de sódio e nistatina, entre outros.

O secretário da Semadesc, Jaime Verruck, destacou que o empreendimento é pioneiro no Estado.

“Ele vem para acrescentar na diversificação na nossa base industrial, com potencial de geração de 120 empregos no município de Terenos”, comentou.

A coordenadora da Semadesc, Eli Sandra, ressaltou que a reunião teve como objetivo fortalecer o diálogo interinstitucional em prol do desenvolvimento da área farmacêutica no Estado, saber mais do projeto e ouvir as demandas sobre qualificação profissional da indústria e dos profissionais do CRF-MS.

"A partir de agora vamos alinhar as demandas junto com a indústria e a prefeitura de Terenos para atender as expectativas de qualificação profissional”, disse.

A presidente do CRF-MS, Daniely Proença, disse que a indústria representa um marco para o Estado e abre novas possibilidades para o exercício profissional do farmacêutico no setor industrial.

Laboratórios IFA

No ano passado o governador Eduardo Riedel e o secretário Verruck estiveram visitaram as instalações da indústria na Bolívia, em Santa Cruz de La Sierra.

Em agosto, a licença de instalação da unidade industrial no município de Terenos foi concedida.

“É um empreendimento pioneiro no Estado. Nós não tínhamos, até então, uma indústria farmacêutica e a IFA está se instalando no município de Terenos. Esse é um empreendimento que já passou pelo CECA (Conselho Estadual de Controle Ambiental) e está totalmente regular do ponto de vista ambiental. Ele vem para acrescentar na diversificação na nossa base industrial, com potencial de geração de 210 empregos no município de Terenos”, comenta o secretário Jaime Verruck na ocasião.

Também na época, o governador Eduardo Riedel destacou o pioneirismo da empresa, estreando este tipo de negócios em Mato Grosso do Sul.

“Ficamos impressionados com as instalações na Bolívia, que tem mais de 1.200 colaboradores. Trata-se de uma empresa que produz medicamentos de forma variada e está chegando ao nosso Estado”, afirmou.

Fonte: correiodoestado.com.br

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Correios e Prefeitura discutem ampliação de parcerias e serviços

Além do secretário de Administração, o secretário de Finanças, Marcel Soares Ferreira Garcia, também participou do encontro

Saiba mais
Cover Image

ANTT aprova proposta de construção de ramal ferroviário para escoar celulose pela Malha Norte

No final de semana, o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, esteve no município e visitou o local onde deve ser construído o terminal da fábrica de celulose

Saiba mais
Cover Image

Três Lagoas ter 13 escolas premiadas no MS Alfabetiza é fruto de planejamento e muito trabalho

No Dia Internacional da Alfabetização, 8 de setembro, Três Lagoas celebra um marco na Educação Municipal, com 13 de suas escolas entre as 30 premiadas no Prêmio MS Alfabetiza

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura já analisa documentação de inscritos no Programa Habitacional de Selvíria

Das 64 moradias, 30 serão destinadas diretamente a famílias em situação de maior vulnerabilidade social, sem necessidade de sorteio

Saiba mais
Cover Image

SEMED divulga segunda lista de designação da Rede Municipal de Ensino

A Secretaria reforça que o não comparecimento dentro do prazo estabelecido poderá resultar na perda da vaga, conforme as normas do processo de matrícula da Rede Municipal de Ensino

Saiba mais
Cover Image

Novo RG: agenda é aberta com mais de 2,8 mil vagas por dia em Mato Grosso do Sul

A primeira via do novo RG é gratuita e válida em todo o território nacional

Saiba mais