Médicos e enfermeiros das Estratégias de Saúde da Família (ESF) de Selvíria participaram, em Campo Grande, de uma capacitação promovida pela SOGOMAT-SUL (Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia de Mato Grosso do Sul), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MS).
O treinamento teve como foco a implantação de métodos contraceptivos de longa duração (LARC), com o objetivo de ampliar o acesso das mulheres do município a opções seguras e eficazes de planejamento familiar, fortalecendo as ações de saúde sexual e reprodutiva no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante a formação, os profissionais participaram de oficinas teórico-práticas multiprofissionais, que abordaram temas como pré-natal de risco habitual, hipertensão gestacional, hemorragia pós-parto (HPP) e parada cardiorrespiratória em gestantes. Também foram realizadas atividades práticas sobre inserção e manejo de dispositivos intrauterinos (DIU) e implantes hormonais.
A coordenadora da ESF de Selvíria, Patrícia Chiochetta Alves, destacou que em breve será divulgado o cronograma de palestras sobre planejamento familiar, que servirão como porta de entrada para a inserção dos métodos contraceptivos de longa duração no município, reforçando a importância da escuta ativa e do cuidado integral à mulher.
Já a secretária municipal de Saúde, Dalila Flávia Barbosa, reafirmou o compromisso da gestão com a promoção da saúde pública e da equidade, garantindo que todas as mulheres tenham acesso igualitário às ações de planejamento familiar e saúde reprodutiva, fortalecendo o cuidado em todas as fases da vida.
Fonte: ASSECOM
Comentários
sem comentários
Faça login ou cadastro para poder comentar