Notícia

Programa que promove defesa pessoal e autoproteção responsável para mulheres é proposto

Compartilhar:
Cover Image

Matéria apresentada por Mara Caseiro cria programa para capacitar mulheres contra a violência.

Foto: Wagner Guimarães

A matéria segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR)

A deputada Mara Caseiro (PSDB), 3ª vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), apresentou nesta quarta-feira (9), durante a sessão plenária, o Projeto de Lei 81/2025, que institui o Programa Estadual de Promoção da Defesa Pessoal e da Autoproteção Responsável para as Mulheres, no âmbito do Estado do Mato Grosso do Sul. A matéria segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

O objetivo do programa é capacitar as mulheres do Mato Grosso do Sul, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade, ou que tenham sido vítimas de violência doméstica, para a defesa pessoal e autoproteção responsáveis, e garantir que elas possam ter acesso seguro a instrumentos não letais de legítima defesa.

Entre as ações que constam no programa, estão aulas regulares e itinerantes, palestras, seminários e atividades congêneres, tendo como conteúdo mínimo técnicas de desvencilhamento, com e sem o uso de instrumentos não letais; e movimentos de defesa e ataque, oriundos de um ou mais estilos de artes marciais, sempre com o objetivo de promover a defesa pessoal própria ou de terceiros.

Mulheres maiores de 16 anos poderão adquirir, possuir e portar spray de extratos vegetais para legítima defesa, mediante autorização do detentor do poder familiar. Os sprays deverão ser vendidos nas farmácias, mediante apresentação de documento de identidade com foto, limitada a duas unidades por pessoa por mês.

Mara Caseiro justifica a apresentação da proposta. “A autodefesa, bem como a utilização de recursos como o spray de extratos vegetais, representa uma ferramenta adicional e não letal de defesa, permitindo que a mulher tenha mais controle sobre sua segurança e possa se proteger em situações de risco iminente. O programa permitirá que as mulheres tenham acesso a aulas e treinamentos especializados, com profissionais qualificados em artes marciais ou educação física, que as ensinarão técnicas de defesa pessoal, com ou sem o uso de ferramentas não letais”, descreveu.

Por: Christiane Mesquita

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Após pedido de Zeca do PT, Alems inaugura refeitório para atendimento digno aos servidores

Após participar da solenidade de inauguração do refeitório nesta terça, Zeca celebrou mais uma vitória e realização de seu mandato

Saiba mais
Cover Image

Com foco no mercado de trabalho, Governo de MS lança plataforma MS Qualifica Digital

A plataforma inovadora "MS Qualifica Digital", que integra qualificação profissional e empregabilidade, foi lançada hoje (30) pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

Saiba mais
Cover Image

Deputados da ALEMS debatem projeto que flexibiliza regras sobre licenciamento ambiental

Deputado Pedro Kemp (PT), 2º secretário da Casa de Leis, demonstrou preocupação com a aprovação do projeto de lei que cria o novo marco para o licenciamento no Brasil

Saiba mais
Cover Image

Fux pede para ser transferido à 2ª Turma do STF

A 2ª Turma, para a qual Fux pede transferência, contava com Barroso e tem como membros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, André Mendonça e Nunes Marques.

Saiba mais
Cover Image

Três Lagoas integra evento do ‘Cidade Empreendedora’ no Congresso da Assomasul

Três Lagoas participou nesta terça-feira, 21 de outubro, do segundo dia do 3º Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul, realizado no Bosque Expo, em Campo Grande

Saiba mais
Cover Image

Com investimento de R$ 270 milhões, obra da MS-320 vai ligar cidades e impulsionar economia do Vale da Celulose

Governador Eduardo Riedel assinou ordem de serviço para obra de implantação e pavimentação da MS-320

Saiba mais