Notícia

Projeto de deputado de MS transfere FGTS e Imposto de Renda ao trabalhador

Compartilhar:
Cover Image

Deputado federal Marcos Pollon.

Foto: Divulgação

Texto prevê que trabalhador arque com fundo de previdência social e Imposto de Renda

Avança na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei (894/2025), de autoria do deputado sul-mato-grossense Marcos Polon (PL) que obriga o trabalhador a arcar com o valor bruto do salário, sem os descontos de contribuição previdenciária, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e imposto de renda.

Conforme o texto proposto, o recolhimento desses encargos passaria a ser feito pelo próprio trabalhador, por meio de um documento de arrecadação trabalhista unificado (DATU) a ser emitido mensalmente pela Receita Federal. Conforme Pollon, a simplificação da arrecadação pelo boleto único reduziria a burocracia enfrentada pelas empresas. 

Se aprovada, a proposta irá alterar a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a Lei do FGTS e a Lei Orgânica da Seguridade Social.

Marcos Pollon sustentou que a medida busca desobrigar o empregador de “encargos operacionais excessivos” e incentivar a “consciência fiscal” do trabalhador.

“Com a medida, o empregado visualizará de maneira clara todos os encargos que incidem sobre sua remuneração, promovendo maior conscientização e permitindo um planejamento financeiro mais preciso”, argumenta o deputado em sua justificativa. 

O boleto unificado a ser pago pelo trabalhador teria vencimento até o dia 20 do mês subsequente ao pagamento do salário.

Neste momento, a proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Trabalho; de Finanças e Tributação, além da Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Fonte: correiodoestado.com.br

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Tire dúvidas sobre consignado para CLT, que entra em vigor nesta sexta

Nova modalidade de empréstimo promete ser menos cara

Saiba mais
Cover Image

MS reforça apoio à Educação Especial com convênios e ações estratégicas junto ao terceiro setor

Com investimento superior a R$ 48 milhões e a cedência de professores, Estado reafirma compromisso com a inclusão e o fortalecimento da Educação Especial em Mato Grosso do Sul

Saiba mais
Cover Image

Amaducci contesta Loubet e entra na disputa pelo diretório do PT em MS

Deputado federal e vice-presidente estadual da sigla disputam predileção interna do partido

Saiba mais
Cover Image

Telemedicina avança em MS e Caravina reforça importância do atendimento remoto no SUS

A agenda contou com a presença do governador Eduardo Riedel e do secretário estadual de Saúde, Maurício Simões, e teve como objetivo apresentar os avanços tecnológicos que vêm modernizando o SUS em todo o Estado

Saiba mais
Cover Image

Vereadores autorizam repasse para evento de judô e transparência em listas de Ceis e escolas municipais

vereadores de Três Lagoas aprovaram dois projetos de lei e ainda encaminharam outros cinco para comissões permanentes, para emissão de parecer

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura de TL terá expediente de 12 horas diárias com escala flexível de 6 horas para servidores a partir de janeiro

O prefeito explicou que a escala flexível será definida conforme a realidade de cada setor

Saiba mais