Notícia

Rede SUS disponibilizará vacina de alto custo para gestantes contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR)

Compartilhar:
Cover Image

Vacinação para gestantes contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR).

Foto: Divulgação

A imunização segue as diretrizes do Ministério da Saúde (MinSaúde) e tem como objetivo proteger tanto as gestantes e principalmente os bebês nos primeiros 6 meses de vida

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), anuncia que disponibilizará a vacinação para gestantes contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), no começo de dezembro. A imunização segue as diretrizes do Ministério da Saúde (MinSaúde) e tem como objetivo proteger tanto as gestantes e principalmente os bebês nos primeiros 6 meses de vida, período considerado de maior vulnerabilidade para complicações respiratórias graves.

De acordo com o MinSaúde, o VSR é o principal causador de bronquiolite e pneumonia em crianças menores de dois anos. Estima-se que o vírus esteja presente em até 80% dos casos de bronquiolite e 60% dos casos de pneumonia nessa faixa etária. A vacinação das gestantes é uma estratégia eficaz para reduzir hospitalizações e óbitos infantis, já que os anticorpos da mãe são transmitidos ao bebê ainda durante a gestação.

PÚBLICO-ALVO E CRONOGRAMA

A vacinação é destinada a gestantes a partir da 28ª semana de gestação, conforme o calendário estabelecido pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). A aplicação será realizada em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) do município, durante o horário de funcionamento habitual.

Para receber a vacina, é necessário apresentar documento de identidade, cartão do pré-natal e comprovante de residência. A imunização é feita em dose única, garantindo proteção prolongada para a mãe e o bebê.

IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO

A coordenadora de imunização, Humberta Azambuja, destacou que a campanha representa um avanço na saúde materno-infantil no SUS para o município. “A introdução da vacina contra o VSR é uma conquista importante para proteger nossas gestantes e recém-nascidos. A prevenção é a melhor forma de evitar complicações respiratórias graves nos primeiros meses de vida”, afirmou Humberta.

Estudos apontam que, com a introdução dessa vacina, o Brasil poderá evitar mais de 28 mil internações de bebês por ano. O imunizante também contribuirá para reduzir a sobrecarga nos serviços de saúde, especialmente durante o período de maior circulação de vírus respiratórios.

ORIENTAÇÕES ÀS GESTANTES

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que as gestantes mantenham o acompanhamento pré-natal em dia e conversem com o profissional de saúde, seguindo as recomendações. Independentemente da idade cronológica, o ideal é que a gestante seja vacinada entre a 28ª e a 36ª semana de gestação.

Mesmo após a imunização, é importante continuar adotando medidas preventivas, como:

• Lavar as mãos com frequência; • Evitar contato próximo com pessoas com sintomas gripais; • Manter os ambientes bem ventilados.

A vacinação contra o VSR não substitui outras vacinas recomendadas durante a gestação, como as vacinas contra influenza e dTpa (difteria, tétano e coqueluche).

Para mais informações, as gestantes podem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima ou entrar em contato com a Central de Imunização pelo telefone (67) 8139-3326. Também é possível obter informações através da Secretaria Municipal de Saúde, pelo telefone (67) 3929-9943.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Boletim Epidemiológico: MS registra 1.424 casos confirmados de dengue

Segundo o documento, 4 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 4 estão em investigação

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura de Selvíria inicia cadastro para mutirão gratuito de consultas oftalmológicas gratuitas

O cadastro começou nesta segunda, 9 de junho, pelo assentamento Canoas, e segue até sábado (14), cada dia em uma região da cidade

Saiba mais
Cover Image

Através do Programa MS Saúde, Três Lagoas vai zerar fila de espera por cirurgia de ombro

18 pacientes serão atendidos em breve, o que garantirá o fim da fila de espera nessa especialidade

Saiba mais
Cover Image

Setembro Amarelo: Importância da escuta para evitar suicídio é ressaltada na ALEMS

11 anos do ‘Setembro Amarelo’, movimento nacional dedicado a valorização da vida e a prevenção da vida

Saiba mais
Cover Image

Conheça o Programa “Consultório na Rua” que atende à população em situação de vulnerabilidade em Três Lagoas

O objetivo é garantir o acesso aos serviços públicos de saúde, promover a prevenção de doenças e fortalecer vínculos de cuidado e acolhimento

Saiba mais
Cover Image

NOVEMBRO AZUL – Centro de Especialidades Médicas (CEM) passa a realizar vasectomia

A partir da próxima semana, o procedimento de vasectomia passará a ser regulado e realizado no Centro de Especialidades Médicas (CEM)

Saiba mais