Notícia

Rede SUS disponibilizará vacina de alto custo para gestantes contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR)

Compartilhar:
Cover Image

Vacinação para gestantes contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR).

Foto: Divulgação

A imunização segue as diretrizes do Ministério da Saúde (MinSaúde) e tem como objetivo proteger tanto as gestantes e principalmente os bebês nos primeiros 6 meses de vida

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), anuncia que disponibilizará a vacinação para gestantes contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), no começo de dezembro. A imunização segue as diretrizes do Ministério da Saúde (MinSaúde) e tem como objetivo proteger tanto as gestantes e principalmente os bebês nos primeiros 6 meses de vida, período considerado de maior vulnerabilidade para complicações respiratórias graves.

De acordo com o MinSaúde, o VSR é o principal causador de bronquiolite e pneumonia em crianças menores de dois anos. Estima-se que o vírus esteja presente em até 80% dos casos de bronquiolite e 60% dos casos de pneumonia nessa faixa etária. A vacinação das gestantes é uma estratégia eficaz para reduzir hospitalizações e óbitos infantis, já que os anticorpos da mãe são transmitidos ao bebê ainda durante a gestação.

PÚBLICO-ALVO E CRONOGRAMA

A vacinação é destinada a gestantes a partir da 28ª semana de gestação, conforme o calendário estabelecido pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). A aplicação será realizada em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) do município, durante o horário de funcionamento habitual.

Para receber a vacina, é necessário apresentar documento de identidade, cartão do pré-natal e comprovante de residência. A imunização é feita em dose única, garantindo proteção prolongada para a mãe e o bebê.

IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO

A coordenadora de imunização, Humberta Azambuja, destacou que a campanha representa um avanço na saúde materno-infantil no SUS para o município. “A introdução da vacina contra o VSR é uma conquista importante para proteger nossas gestantes e recém-nascidos. A prevenção é a melhor forma de evitar complicações respiratórias graves nos primeiros meses de vida”, afirmou Humberta.

Estudos apontam que, com a introdução dessa vacina, o Brasil poderá evitar mais de 28 mil internações de bebês por ano. O imunizante também contribuirá para reduzir a sobrecarga nos serviços de saúde, especialmente durante o período de maior circulação de vírus respiratórios.

ORIENTAÇÕES ÀS GESTANTES

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que as gestantes mantenham o acompanhamento pré-natal em dia e conversem com o profissional de saúde, seguindo as recomendações. Independentemente da idade cronológica, o ideal é que a gestante seja vacinada entre a 28ª e a 36ª semana de gestação.

Mesmo após a imunização, é importante continuar adotando medidas preventivas, como:

• Lavar as mãos com frequência; • Evitar contato próximo com pessoas com sintomas gripais; • Manter os ambientes bem ventilados.

A vacinação contra o VSR não substitui outras vacinas recomendadas durante a gestação, como as vacinas contra influenza e dTpa (difteria, tétano e coqueluche).

Para mais informações, as gestantes podem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima ou entrar em contato com a Central de Imunização pelo telefone (67) 8139-3326. Também é possível obter informações através da Secretaria Municipal de Saúde, pelo telefone (67) 3929-9943.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Saúde oferece capacitação em feridas para profissionais da Atenção Básica

O curso foi realizado no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e teve como público-alvo os profissionais de enfermagem da Atenção Básica do município

Saiba mais
Cover Image

Dia D na fronteira com a Bolívia imuniza centenas e MS reforça bloqueio contra o sarampo

Em visita ao Estado, diretor do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde destacou desempenho de MS na vacinação contra o sarampo e atuação na região de fronteira

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura, UFMS, IFMS e AEMS iniciam projeto inovador de transformação digital na saúde

Com duração de 24 meses, o projeto prevê ações de educação permanente, desenvolvimento de plataformas digitais

Saiba mais
Cover Image

Conheça o serviço de residência terapêutica oferecido pela prefeitura de Três Lagoas

O objetivo desse serviço é oferecer moradia e apoio contínuo a pessoas com transtornos mentais graves, promovendo autonomia, inclusão social e qualidade de vida

Saiba mais
Cover Image

DIA D DA VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA – acontece neste sábado em Três Lagoas (4)

O evento será realizado das 08h às 16h em 24 pontos estratégicos espalhados por toda a cidade

Saiba mais
Cover Image

Unidades de saúde de Selvíria continuam promovendo ações do “Outubro Rosa”

Na última terça-feira, 21 de outubro, um atendimento especial foi realizado na ESF 1, localizada ao lado do CEI Izabel Barbosa dos Santos

Saiba mais