Notícia

Região norte de MS ganha destaque como nova fronteira de desenvolvimento sustentável

Compartilhar:
Cover Image

Reunião do Cointa (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari).

Foto: Mairinco de Pauda/Semadesc

A região norte é a nova fronteira de desenvolvimento de Mato Grosso do Sul

A região norte é a nova fronteira de desenvolvimento de Mato Grosso do Sul e passa a ser foco de um reposicionamento estratégico do Governo do Estado em conjunto com os municípios.

A afirmação foi dada pelo secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), que participou em Coxim segunda-feira (25) da reunião do Cointa (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari).

Segundo o secretário, a região já apresenta produção consolidada, mas tem grande potencial de expansão agrícola e pecuária que precisa ser valorizado.

“Estamos apresentando aos prefeitos um levantamento sobre a conversão de áreas para agricultura, que pode se tornar um grande atrativo. Ao mesmo tempo, não podemos perder a pecuária como eixo essencial de desenvolvimento, sobretudo com o fortalecimento do confinamento e da integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF)”, destacou.

Para Verruck, a diversidade territorial reforça a importância da organização em consórcio, o que fortalece a representatividade e amplia a capacidade de atração de investimentos.

O encontro contou também com a presença do secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Beretta, e do secretário-executivo de Qualificação Profissional e Trabalho, Esaú Aguiar, além de prefeitos dos 14 municípios que integram o consórcio e do prefeito de Chapadão do Sul, convidado da reunião.

Na apresentação feita ao colegiado, Verruck destacou pontos estratégicos para o crescimento do Estado, como o avanço da indústria de transformação, os investimentos privados superiores a R$ 80 bilhões nos últimos anos e a meta de tornar Mato Grosso do Sul Carbono Neutro até 2030.

Ele lembrou ainda que o Governo já promoveu investimentos importantes em infraestrutura dentro do programa MS Ativo, como o porto de Coxim e as obras da BR-163, mas reforçou que é hora de dar um novo passo.

“Precisamos apresentar a região aos investidores, mostrar seu potencial no agronegócio, na diversificação da produção e na atração de indústrias. A proposta do governador Eduardo Riedel é repensar a região norte, buscando um desenvolvimento mais forte, tanto no agro quanto na agroindústria”, afirmou.

Outro ponto ressaltado pelo titular da Semadesc foi a necessidade de conciliar desenvolvimento e preservação. “Muitas vezes os empreendedores pensam que não podem investir porque Coxim está no Pantanal, mas, na prática, apenas parte do município está sob restrição. A região tem disponibilidade de água, terras e grandes propriedades, portanto um forte potencial agrícola”, afirmou.

O secretário também destacou que o turismo deve ser reposicionado na estratégia regional. Hoje concentrado em Corumbá e Bonito, o setor tem no norte atrativos expressivos, como a tradição de Coxim na pesca esportiva, além de infraestrutura de acesso pela BR-163 e aeroportos regionais.

“É preciso aproveitar esses diferenciais para atrair visitantes e fortalecer o turismo como vetor de desenvolvimento econômico”, completou.

A pauta da reunião incluiu temas como: fortalecimento institucional do consórcio, criação de uma Câmara Técnica de Desenvolvimento Regional, inserção dos prefeitos nas negociações com grandes investidores, descentralização do licenciamento ambiental e medidas para compensar restrições legais que limitam a expansão industrial na região.

Também foram discutidas ações de adaptação às mudanças climáticas, alinhamento estratégico entre Estado e municípios e o papel do Cointa como instância legítima de governança regional.

Para o prefeito de Coxim, Edilson Magro, anfitrião do encontro, o desafio é garantir que o norte do Estado seja visto como um território de oportunidades, capaz de ampliar emprego e renda com sustentabilidade.

Já o presidente do Cointa e prefeito de Camapuã, Manoel Eugênio Nery, reforçou a necessidade de apoio do Governo do Estado para consolidar o consórcio como espaço de decisões estratégicas e cooperação entre os municípios.

Por: Marcelo Armôa, Comunicação Semadesc

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

MAIS CONECTIVIDADE – Prefeitura está instalando Wi-Fi gratuito nas praças de Três Lagoas

O projeto, iniciado em fevereiro deste ano, teve como objetivo inicial a implantação da rede de internet em todos os prédios públicos da cidade

Saiba mais
Cover Image

OPORTUNIDADE – Mutirão do Trabalhador oferecerá, nesta quarta (18), mais de 300 vagas de emprego em Três Lagoas

A ação acontecerá das 8h às 16h, na Casa do Trabalhador, localizada na Rua Munir Thomé, nº 86, no Centro de Três Lagoas

Saiba mais
Cover Image

Capitania Itinerante estará em Três Lagoas para atender aquaviários, amadores e proprietários de embarcações

O Projeto “Capitania Itinerante” chega ao município com o objetivo de facilitar o acesso a procedimentos burocráticos e documentais para quem possui barcos

Saiba mais
Cover Image

JBS abre mais de 180 vagas em MS; parte é destinada a jovens entre 18 e 23 anos

As oportunidades são nos municípios de Sidrolândia, Campo Grande e Naviraí

Saiba mais
Cover Image

Servidores municipais recebem capacitação da “Redesim Conectada” acelerando o fluxo administrativo

O objetivo da ação foi fortalecer a autonomia dos servidores no uso da plataforma, facilitando o manuseio de documentações e aprimorando a eficiência dos serviços prestados à população

Saiba mais
Cover Image

Trânsito instala semáforo em cruzamento movimentado no Centro de Três Lagoas

A medida visa aprimorar a segurança e a fluidez do tráfego de veículos

Saiba mais