A secretária de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), Mariana Amaral, representou o município no Seminário Técnico do Projeto Nacional Pró-Catadores, realizado no último dia 17 de junho, na sede do Sebrae Nacional, em Brasília (DF). O evento reuniu representantes de cooperativas e gestores públicos de 17 estados brasileiros, com foco na valorização dos catadores de materiais recicláveis e no fortalecimento da cadeia da reciclagem.
O seminário integra as ações do Projeto MS Pró-Catadores, serão desenvolvidos pelo Sebrae/MS ao longo de 2025. A iniciativa mapeia, capacita e apoia cooperativas, associações e grupos de catadores em 10 municípios do Estado, incluindo Três Lagoas, com o objetivo de promover inclusão socioeconômica e impulsionar a geração de renda por meio da gestão de resíduos sólidos.
Durante o evento, foram discutidos os principais desafios da gestão de resíduos no Brasil, o papel dos municípios e consórcios públicos no fortalecimento do setor, além da troca de experiências entre os participantes. Para Mariana Amaral, a participação no seminário reforça o compromisso do município com políticas públicas sustentáveis e inclusivas.
Em Três Lagoas, o projeto atende a Cooperativa de Reciclagem Arara Azul (Corpazul), que já vem recebendo apoio técnico e capacitações para melhoria da gestão, estrutura e articulação com o poder público e a iniciativa privada.
Segundo o Sebrae, o projeto Pró-Catadores já beneficia dez grupos em Mato Grosso do Sul, entre cooperativas e associações, localizados em municípios como Amambai, Nova Andradina, Brasilândia, São Gabriel do Oeste, Costa Rica, entre outros.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Comentários
sem comentários
Faça login ou cadastro para poder comentar