Notícia

SEMANA DA ÁGUA – Alunos do Programa Gerando Futuro visitam Unidade de Tratamento de Água da Sanesul

Compartilhar:
Cover Image

Programa Gerando Futuro.

Foto: Divulgação

A ação integrou a programação da Semana da Água e marcou o encerramento da campanha em Três Lagoas

Em parceria com a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (SANESUL), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) proporcionou um momento de aprendizado, nesta sexta-feira, 27 de março, a cerca de 120 alunos – distribuídos em dois turnos – do Programa Gerando Futuro, mantido pelo Salesianos Dom Bosco – Jesus Adolescente, durante visita a uma Unidade de Tratamento de Água (UTA). A ação integrou a programação da Semana da Água e marcou o encerramento da campanha em Três Lagoas.

De acordo com a coordenadora de Educação Ambiental da SEMEA, Mariana Dutra, o objetivo da visita à UTA do bairro Santa Terezinha foi mostrar aos alunos a complexidade e a importância do processo de fornecimento de água potável para toda a população.

Durante a visita, um técnico da Sanesul responsável pela condução da atividade explicou que a água chega à unidade por meio de tubulações que captam o recurso de um poço artesiano com cerca de 120 metros de profundidade. Ao chegar à estação, a água recebe a aplicação de cloro gasoso, etapa essencial para a desinfecção de qualquer contaminante existente.

“Após esse processo, a água permanece por alguns minutos em um reservatório com capacidade de 850 mil litros, permitindo a ação completa do cloro. Em seguida, ela é encaminhada para as estações de bombeamento, que realizam a distribuição para as residências”, explicou Mariana.

Além de conhecer o funcionamento do sistema de tratamento, os alunos também receberam orientações sobre a importância da preservação e do uso consciente da água. “É importante lembrar que menos de 2% da água disponível no mundo é potável. Por isso, a conscientização não é apenas uma questão educativa, mas uma necessidade real para garantir a preservação desse recurso essencial”, destacou a coordenadora.

Ao longo da semana, outras ações também foram realizadas, em parceria com diversos órgãos, especialmente com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Defesa Civil. Entre as atividades, estiveram panfletagens, blitz educativa, distribuição de materiais informativos, squeezes e sacolas para lixo veicular.

A programação contou ainda com um mutirão de limpeza na Lagoa Maior, que resultou na retirada de resíduos descartados de forma irregular na orla de um dos principais pontos turísticos da cidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Mato Grosso do Sul marca presença na 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente

5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, que ocorrerá de 06 a 09 de maio de 2025

Saiba mais
Cover Image

3º Festival Gastronômico Caipira marca o final de semana com muita cultura e festividades

O festival contou com uma programação musical diversificada e um cardápio especial com pratos típicos da culinária caipira para os visitantes

Saiba mais
Cover Image

Arapuá se prepara para o 2º Torneio Leiteiro com programação técnica e atividades para toda a comunidade

Comunidade do Arapuá estão organizando o 2º Torneio Leiteiro, que será realizado de 27 a 30 de novembro de 2025, no Centro Comunitário do Arapuá

Saiba mais
Cover Image

Vereadores prestigiam inauguração da decoração natalina

Luzes foram acendidas e a Cidade do Natal teve os protões abertos para a visitação da população

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura de Três Lagoas inaugura primeira etapa da pavimentação da Rua Urias Ribeiro e acesso ao Montanini

Foram concluídos aproximadamente 630 metros de asfalto na Urias, mais 320 do acesso ao Montanini

Saiba mais
Cover Image

Curso da Defesa Civil reúne voluntários e comunidade para capacitação em gestão de riscos e desastres

O encontro, que teve apoio do CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança)

Saiba mais