Notícia

SEMANA DA ÁGUA – Cerca de 100 crianças tiveram experiência imersiva nos laboratórios da UFMS

Compartilhar:
Cover Image

Atividades da Semana da Água.

Foto: Divulgação

O encerramento da campanha será nesta sexta-feira, 27 de março, às 8h e às 14h

As atividades da Semana da Água, promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), por meio do Departamento de Educação Ambiental, seguem ao longo desta semana. Na terça-feira, 25 de março, cerca de 100 alunos do 5º ano da Escola Municipal Marlene de Noronha e crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Florestinha participaram de uma visita aos laboratórios da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

A visita foi realizada nos períodos da manhã – com ambas as instituições – e da tarde – apenas com o SCFV -, contemplando os dois turnos das instituições. Durante a atividade, os estudantes conheceram três laboratórios, sendo que no primeiro – Laboratório de Ictiologia -, os participantes tiveram contato com a diversidade de animais aquáticos e aprenderam sobre a importância das áreas de preservação para a manutenção dessas espécies.

Em seguida, no laboratório de indicadores ambientais, foram apresentados estudos sobre insetos e o papel que desempenham como indicadores da qualidade ambiental, especialmente em ambientes aquáticos. “Dependendo do tipo de inseto presente nesses locais, é possível identificar se o ambiente está saudável ou contaminado”, explicou a coordenadora de Educação Ambiental da SEMEA, Mariana Dutra.

Já no terceiro laboratório, os alunos puderam observar de perto exemplares de insetos, mamíferos, répteis e anfíbios por meio da técnica de taxidermia, ampliando o conhecimento sobre a fauna e a biodiversidade. “Em todos os momentos, os monitores conduziram as atividades com muita atenção e didática, o que tornou a visita ainda mais enriquecedora. Essa parceria com a UFMS é extremamente importante para o desenvolvimento das ações de educação ambiental no município”, destacou Mariana.

PROGRAMAÇÃO CONTINUA

O encerramento da campanha será nesta sexta-feira, 27 de março, às 8h e às 14h, com a participação de alunos do Centro Juvenil Jesus Adolescente, integrantes do projeto Programando Futuro, em uma visita técnica à Estação de Tratamento de Água (ETA) do bairro Santa Terezinha. A ação tem como objetivo ampliar o entendimento sobre o funcionamento do sistema de tratamento e a importância da preservação dos recursos hídricos.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

SCFV Bombeiros do amanhã comemorou 15 anos de atendido em Três Lagoas

A comemoração ocorreu na sexta-feira, dia 21 de março e hoje, segunda-feira (24)

Saiba mais
Cover Image

MÊS DA MULHER – Palestra “Mulheres que Inspiram” acontecerá nesta quarta-feira, dia 26, na Feira Central

O evento ocorrerá na Feira Central, a partir das 18h30

Saiba mais
Cover Image

I Conferência de Afroturismo de Mato Grosso do Sul reuniu cerca de 200 pessoas em dois dias de palestras e visitas técnicas

O evento, organizado pela Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul em parceria com o Sebrae e a consultoria Guia Negro

Saiba mais
Cover Image

“Alô Comunidade” levou lazer, saúde e cidadania para moradores do Novo Oeste

O prefeito Dr. Cassiano Maia esteve presente e destacou a importância de iniciativas como o “Alô Comunidade”

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura de Três Lagoas lança o Programa Pró-inova nesta quarta (8)

Entre os destaques da programação está a assinatura do Projeto de Lei que institui o Programa Municipal de Incentivo à Inovação e ao Empreendedorismo Inovador, o Pró-Inova

Saiba mais
Cover Image

Semana Municipal do Meio Ambiente começa na próxima semana com caravana do lixo eletrônico e ações educativas

A ação da caravana, promovida pela Recytec com apoio da SEMEA, terá papel de destaque dentro da Semana do Meio Ambiente

Saiba mais