Notícia

Semana do Artesão começa nesta quarta-feira com uma programação recheada de atrações

Compartilhar:
Cover Image

O evento é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Campo Grande, Secretaria Executiva de Cultura e Sebrae/MS.

Foto: Daniel Reino/Setesc

17ª Semana do Artesão em diversos locais da cidade.

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da FCMS (Fundação de Cultura) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), organiza de 19 a 25 de março de 2025 a 17ª Semana do Artesão em diversos locais da cidade. A programação completa pode ser conferida no site http://mscultural.ms.gov.br. O evento é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Campo Grande, Secretaria Executiva de Cultura e Sebrae/MS.

Os eventos ocorrerão no Bioparque Pantanal, no Armazém Cultural, em escolas públicas de Campo Grande, na Morada dos Baís e na Assembleia Legislativa. A programação inclui a Feira de Artesanato "Mãos que Criam", Noite Cultural com homenagens, Rodada de Negócios, exposições de artesanato, atrações culturais, oficinas para crianças e adultos, além de palestras.

A Semana do Artesão é realizada em alusão ao Dia do Artesão (19 de março), com o objetivo de fortalecer o setor artesanal do estado e consolidá-lo como uma atividade econômica sustentável que valoriza a identidade cultural de Mato Grosso do Sul.

A programação de 2025 contará com a inauguração da primeira filial da Casa do Artesão de MS, localizada no Bioparque Pantanal, um dos principais pontos turísticos da capital. A cerimônia ocorrerá no dia 19 de março, às 10h, e visa impulsionar as vendas do artesanato sul-mato-grossense, gerando renda para os artesãos locais. Como parte da celebração, haverá apresentações culturais da Fábrica do Som, às 10h, e de Evelyn Lechuga, às 11h, com acesso gratuito ao público.

No Armazém Cultural/Feira Central, a Feira de Artesanato "Mãos que Criam" acontecerá de 19 a 23 de março, das 14h às 22h. A abertura oficial será no dia 19, às 18h, com homenagens aos artesãos Josefa Mazarão, Rosenir Batista e Jane Clara Arguello. Em seguida, às 19h, o Hino de Mato Grosso do Sul será executado pelo mestre cururueiro Sebastião Souza Brandão e seu neto, Bruno Santos. Às 19h30, o grupo Ipê de Serra se apresentará. O evento tem como objetivo divulgar e comercializar o artesanato regional, além de promover a gastronomia local. Em 2025, a feira contará com a participação de oito etnias indígenas de MS e exposição de artesanato de 16 municípios do interior.

As oficinas de artesanato para crianças e adultos ocorrerão no Armazém Cultural/Feira Central e serão gratuitas e abertas ao público. Os temas abordados incluem modelagem em biscuit, tecelagem tradicional, cerâmica utilitária, papel machê para o público infantil, modelagem de bonecas em cerâmica e criação de biojoias. As inscrições poderão ser feitas no local, e a programação completa estará disponível nas redes sociais da FCMS.

Já as oficinas de artesanato indígena terena e viola de cocho serão realizadas em escolas públicas da capital, direcionadas exclusivamente aos alunos. A iniciativa, promovida pela Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da FCMS, busca aprofundar os conhecimentos dos estudantes sobre o artesanato tradicional por meio de mestres renomados, como Rosenir Batista e Sebastião Brandão. As atividades ocorrerão de 19 a 21 de março.

No dia 20 de março, das 8h às 12h30, o Sebrae/MS sediará a Rodada de Negócios, promovendo encontros entre 10 lojistas de artesanato de várias partes do Brasil e artesãos de Mato Grosso do Sul. Após o evento, os empresários visitarão a Feira "Mãos que Criam".

Ainda no dia 20, a partir das 19h, a Assembleia Legislativa de MS realizará a Sessão Solene "Conceição dos Bugres", homenagem anual dos deputados estaduais aos artesãos do estado.

No dia 21 de março, a partir das 16h30, será realizada a palestra "Políticas Públicas para o Artesanato", na Feira "Mãos que Criam". O evento contará com a participação de um representante do Programa do Artesanato Brasileiro, do governo estadual e do Sebrae, abordando políticas públicas voltadas ao setor nas esferas estadual e nacional.

Já no dia 22 de março, a Morada dos Baís sediará o tradicional "Café na Praça", a partir das 8h. Anualmente promovido pela Associação da Praça dos Imigrantes, o evento ocorre como um momento de confraternização entre artesãos e a comunidade. Em razão da reforma da Praça dos Imigrantes, a edição de 2025 será realizada na Morada dos Baís, atual sede da Associação.

Todos os eventos da 17ª Semana do Artesão são gratuitos e abertos ao público.

Por: Karina Lima, Comunicação Setesc

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Prefeitura de Três Lagoas empossa 32 novos servidores aprovados em concurso

Esta foi a segunda cerimônia de posse realizada em 2025, totalizando até agora 119 novos servidores integrando a administração municipal

Saiba mais
Cover Image

Com apoio do Exército para ações de segurança pública, Governo de MS fortalece economia

Encontro institucional realizado hoje (22) no CMO (Comando Militar do Oeste), em Campo Grande

Saiba mais
Cover Image

Novos conselheiros tomam posse para mandatos de dois anos

A representante da Casa dos Conselhos Municipais, Rosires Magalhães, conduziu a cerimônia e lembrou das responsabilidades dos empossados

Saiba mais
Cover Image

SEMAD promove Workshop “Força e Cuidado: Uma Jornada de Equilíbrio” em homenagem às mães servidoras

As inscrições são gratuitas e limitadas, voltadas exclusivamente para mães servidoras da Prefeitura de Três Lagoas

Saiba mais
Cover Image

Três Lagoas realizará a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social nos dias 02 e 03 de julho

O evento ocorrerá no Anfiteatro “Dercir Pedro de Oliveira”, localizado no campus II da UFMS/CPTL, na Avenida Ranulpho Marques Leal, nº 3.484.

Saiba mais
Cover Image

Festival de Inverno 2025 encerra com 120 mil pessoas e R$ 23 milhões movimentados em Bonito

Cinco dias de arte, cultura, sustentabilidade e inclusão transformaram Bonito em vitrine nacional e motor da economia local

Saiba mais