Notícia

SEMEA recebe representantes da Aprosoja para tratar sobre mapeamento do uso do solo em MS

Compartilhar:
Cover Image

O cenário reflete um modelo de desenvolvimento focado na silvicultura, mas com abertura para novas oportunidades no agronegócio.

Foto: Divulgação

Três Lagoas recebeu representantes da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS)

Na manhã desta sexta-feira, 25 de abril, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) de Três Lagoas recebeu representantes da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS) para uma reunião técnica que contou também com a presença de representantes do Sindicato Rural.

Durante o encontro, a Aprosoja entregou à equipe da SEMEA mapas e relatórios detalhados do Monitoramento da Safra de Soja 2024/2025, com foco especial no município de Três Lagoas. O material traz dados sobre o uso e ocupação do solo, com informações relevantes sobre o cultivo de eucalipto, soja, milho e outras culturas, além de áreas disponíveis para futuros empreendimentos agrícolas e industriais.

O estudo é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e a Aprosoja/MS, executado por meio do projeto SIGA-MS, e tem o objetivo de subsidiar o planejamento estratégico e a elaboração de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável do agronegócio em Mato Grosso do Sul.

A entrega desse mapeamento também já foi realizada ao governador Eduardo Riedel, parlamentares, lideranças do setor agropecuário e empresários, reforçando seu papel estratégico na definição de ações para o fortalecimento do setor produtivo.

A Aprosoja/MS já disponibilizou o estudo a mais de 40 prefeituras do Estado, com o intuito de colaborar para o desenvolvimento local e apoiar a implantação de novos empreendimentos voltados ao agronegócio, como indústrias de processamento, fábricas e polos logísticos.

A SEMEA avalia que as informações apresentadas são fundamentais para ampliar o planejamento das ações municipais, consolidando Três Lagoas como um importante polo de desenvolvimento econômico e agroindustrial do Estado.

Três Lagoas se destaca como principal polo florestal de Mato Grosso do Sul, com o cultivo do eucalipto ocupando mais de 301 mil hectares – 29,6% da área analisada. Apesar da predominância dessa cultura, o município começa a mostrar sinais de diversificação agrícola, com crescimento expressivo nas áreas de soja, milho e cana-de-açúcar.

As pastagens vêm sendo reduzidas e convertidas para usos agrícolas, enquanto as áreas de vegetação nativa também cresceram, indicando que o avanço da produção não tem ocorrido à custa do meio ambiente. O cenário reflete um modelo de desenvolvimento focado na silvicultura, mas com abertura para novas oportunidades no agronegócio.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Economia forte: abertura de empresas em Mato Grosso do Sul cresceu 50,5% em janeiro

Nos doze meses do ano passado, 11.164 novas empresas foram abertas em Mato Grosso do Sul, quantidade 10,34% superior ao registrado em 2023 (10.117)

Saiba mais
Cover Image

Secretaria de Gestão e Inovação visita pastas de Saúde e Educação para dialogar com servidores

As visitas ocorreram na terça e quarta-feira, dias 11 e 12 de fevereiro, e tiveram como objetivo dialogar com os servidores sobre o Decreto nº 1.070

Saiba mais
Cover Image

Mato Grosso do Sul fecha primeiro trimestre de 2025 com criação de 12,5 mil empregos formais

Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Emprego

Saiba mais
Cover Image

Com obras de pavimentação, drenagem e nova via, Selvíria avança em infraestrutura com apoio do MS Ativo

Entre os projetos contemplados estão pavimentação, drenagem e a nova via que vai ligar o Bairro da Véstia a área central do município

Saiba mais
Cover Image

No mês do Cerrado, CESP reforça compromisso de restaurar mais de 4.517 hectares de mata nativa em Mato Grosso do Sul

Área a ser recuperada corresponde a 45,5 quilômetros quadrados, maior que o território do município de Diadema, no ABC Paulista

Saiba mais
Cover Image

Oportunidade de Emprego: Grupo Pluma está com vagas abertas. Confira!

O Grupo Pluma está contratando, com seleção agendada para Selvíria

Saiba mais