Notícia

Seminário na Câmara discute temáticas e desafios de mulheres negras

Compartilhar:
Cover Image

Seminário: “Entre invisibilidades e conquistas: a mulher negra e a luta por espaços.

Foto: Divulgação

A iniciativa foi aprovada em Plenário por todos os vereadores e visa promover um espaço de reflexão e valorização das mulheres negras

Na noite do dia 14 de julho, a vereadora Evalda Reis promoveu o Seminário: “Entre invisibilidades e conquistas: a mulher negra e a luta por espaços. A iniciativa foi aprovada em Plenário por todos os vereadores e visa promover um espaço de reflexão e valorização das mulheres negras, debatendo questões de invisibilidade, racismo estrutural e protagonismo social, visando discutir os desafios enfrentados pelas mulheres negras e assim priorizar conquistas e protagonismos das mesmas, além de fortalecer políticas de inclusão e equidade de gênero e raça, estimular a produção e a difusão de conhecimento sobre o tema.

A mesa de autoridades foi composta pela vereadora Evalda Reis, a professora e líder do movimento de luta de mulheres negras, Cidolina de Fátima da Silva Souza; Luciana Cardoso (representando o presidente do Conselho Municipal dos Negros, José Bento de Arruda); a presidente do Conselho da Mulher, Maria Barbara Araújo do Nascimento; e representando o Creas, Bruna Carol Araújo.

O evento contou ainda com a presença das seguintes autoridades, representantes de classe e movimentos sociais: secretária municipal de Assistência Social, Vera Helena Arsioli Pinho; a coordenadora do Centro POP, Solange Santos de Almeida; a diretora da alta complexidade da Secretaria Municipal da Assistência Social, Laura Daniela Figueiredo Garcia; a coordenadora da Procuradoria da Mulher na Câmara, Francinelli Soares; o presidente da UTAM; representando a vereadora Maria Diogo, Amanda Diogo; representando o vereador Daniel da Farmácia, o assessor Ovídio Lopes; representando a vereadora Sirlene dos Santos Pereira, o assessor Tales; a Miss Beleza Natural 2024/2025, Betânia dos Santos Marques; a fundadora do Linda Plus, Lilian Graziele Gonçalves de Souza; da futura Miss Country, Tainara Lorraine; a Miss Beleza Negra projeto Linda Plus 2024/2025, Pâmela Sarmento; a Miss beleza Natral 2024/2025, Kesia Betânia dos Santos Marques Vaz; Mis Team, Maria Eduarda; Miss gay latino americano MS 2026, Sasha Evans; do presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Negro, professor José Bento de Arruda e representando a secretária municipal de educação, Janaína Silva.

O Seminário contou ainda com a presença dos jovens parlamentares: Alexia Gabriely da Silva Rios, da Escola Estadual Dom Aquino Correia, apadrinhada do professor vereador Pedrinho Jr.; Arthur Godoi Ramos, da Escola Estadual Afonso Pena, apadrinhado pelo vereador Daniel na Farmácia; Geiziel Fellipe Dante da Silva, da Escola Municipal Maria Eulália, apadrinhado pela vereadora professora Maria Diogo; Leonardo de Alencar Queiroz; da Escola SESI, apadrinhado pelo vereador Marcos Bazé; Luas Otero Souza, do IFMS, apadrinhado pela vereadora Evalda Reis; Maria Fernanda dos Santos Pereira, da Escola Estadual Fernando Correa, apadrinhada pelo vereador Marcos Silva; Pietro Balen Silve, da Escola Estadual Fernando Correa, apadrinhado pelo vereador Silverado; Rafael Figueiredo Farias de Sales, da Escola Edwards Correa, apadrinhado pelo vereador Fernando Jurado; Sara Cortes Donadio, da Escola Edwards Correa, apadrinhada pelo presidente da Câmara, vereador Tonhão.

A cantora Alba Lessa foi a responsável pela apresentação cultura da noite.

Ao abrir o evento, a vereadora Evalda Reis falou da satisfação de promover um debate tão atual. “Quero agradecer todos os companheiros, os vereadores, a cada servidor desta Casa. Hoje, é uma noite especial ao realizar este Seminário da Mulher Negra, Latino-americana, Caribenha, que foi preparado com muito carinho, muito zelo e respeito, para cada uma de vocês que estão aqui nessa noite. Obrigada pela presença. E, eu gostaria pela história da dona Cidolina, de passar a presidência desse evento para ela”, destacou a parlamentar.

Ao gerir o seminário, Cidolina de Fátima da Silva Souza lembrou da professora Clarinda Dias Conceição, quem “oportunizou ela entrar na educação” e deixou um recado: “Nós continuaremos avançando e buscando políticas, através de ações desta Casa de Leis, respaldados por quem se preocupa com a causa, como a vereadora Evalda, para alcançar mais conquistas para as mulheres pretas. E, que seja uma noite memorável”, frisou.

Também teve um momento de fala, a representante do Conselho Municipal do Negro, a professora Luciana Cardoso do Nascimento Silva. Ela enfatizou a visibilidade que Três Lagoas tem tido no enfrentamento e para acontecer as políticas públicas. Então a igualdade vai acontecendo com base nas discussões”, disse, referindo-se as atuações de representantes do Conselho Municipal do Negra e da realização do Seminário.

Na sequência ocorreram duas palestras, a primeira foi da três-lagoense, ex- atleta profissional, educadora física e psicomotricista, Celemar Lopes de Barros. Ela mostrou o início da linda trajetória, através do esporte - chegou a jogar basquete em grandes times de 1988 e 2006 - viajando o país todo. E, após 18 anos de prática esportiva, buscou novas oportunidades, na graduação e especialização. Atualmente, é empresária e profissional da saúde, da Clínica de Psicomotricidade Moover, realizando avaliações e estimulações em neurodesenvolvimento motor, neurofuncional e neuropsicomotor.

A segunda palestra da noite foi Cassiana Dias Conceição, psicóloga clínica, mãe da Marina e esposa do Benício. Enquanto palestrante, ela falou das necessidades e dificuldades da mulher negra, como carga mental (“só aguenta tudo e não precisa de cuidados”) e ainda propôs momentos de reflexões, deixando como mensagem, o seguinte: “Muitas vezes, nós só temos umas às outras. E o que a gente pode fazer para melhorar a vida dos nossos?

Por fim, ao encerrar o Seminário, a professora Cidolina agradeceu as palestrantes pelo enfoque na valorização e “ se fazer visível” e falou dos novos desafios: “Nós não vamos parar, por aqui. O grupo (Conselho Municipal do Negro) vai estar buscando, trabalhando, vamos precisar de vocês, novamente. Parabéns por cada uma, dentro da sua qualidade e pessoas. Que a gente possa sair com este sentimento, que nós precisamos umas das outras”, ressaltou.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Na missão de erradicar a extrema pobreza, funcionários do Mais Social são treinados para iniciar busca ativa

A intenção é incluí-las nos programas sociais do Governo do Estado.

Saiba mais
Cover Image

Vereadores aprovam Parlamento Jovem e protocolo contra discriminação racial

O projeto define que o Parlamento Jovem será composto por um número de estudantes, equivalente ao de vereadores que integram a Câmara Municipal e que cada vereador apadrinhará um “vereador júnior”, auxiliando na elaboração das respectivas proposições

Saiba mais
Cover Image

PL do Estado dá calote e funcionários de deputado que ficam com os nomes sujos

Felipe Di Benedetto e Neysaac Pereira foram negativados no Cadastro de Créditos Não Quitados do Setor Público Federal (Cadin)

Saiba mais
Cover Image

Governador sanciona lei de Caravina e oficializa o “Vale da Celulose” em Mato Grosso do Sul

A nova denominação oficial foi sancionada pelo governador Eduardo Riedel, com base no Projeto de Lei nº 12/2025, de autoria do deputado estadual Pedro Caravina (PSDB), aprovado pela Assembleia Legislativa.

Saiba mais
Cover Image

Lula cobra fiscalização de preços de combustíveis

Lula participou do anúncio de investimentos da Petrobras, na Refinaria Duque de Caxias, no Rio de Janeiro

Saiba mais
Cover Image

Com práticas sustentáveis na gestão pública, Governo de MS recebe ‘Selo Verde’ do Ministério do Meio Ambiente

A A3P é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima que visa promover a responsabilidade socioambiental nos órgãos e entidades públicas, estimulando práticas sustentáveis no cotidiano da administração pública

Saiba mais