Notícia

Serviço municipal “Família Acolhedora” realiza ação de mobilização no centro de Três Lagoas

Compartilhar:
Cover Image

A ação faz parte das estratégias de mobilização social para fortalecer o serviço de acolhimento familiar no município.

Foto: Divulgação

O programa é uma modalidade de acolhimento que visa oferecer acolhimento temporário a crianças e adolescentes

Na manhã desta terça-feira, 22 de julho, a equipe do Programa da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) da Prefeitura de Três Lagoas “Família Acolhedora” esteve no cruzamento das Avenidas Filinto Muller com a Capitão Olinto Mancini, promovendo um pit stop com o objetivo de divulgar e captar novas famílias interessadas no serviço.

A ação faz parte das estratégias de mobilização social para fortalecer o serviço de acolhimento familiar no município. O programa é uma modalidade de acolhimento que visa oferecer acolhimento temporário a crianças e adolescentes que, por medida de proteção, precisam ser afastados de suas famílias de origem.

Diferente da adoção, o acolhimento familiar é uma medida temporária, onde a criança ou adolescente permanece com a família acolhedora enquanto sua situação é avaliada pela Justiça e pela rede de proteção, até que possa retornar à sua família biológica ou, em casos específicos, ser encaminhado para adoção. Durante esse período, o jovem passa a viver em um ambiente familiar, recebendo cuidado, atenção e afeto — elementos fundamentais para seu desenvolvimento saudável.

A proposta é que essas crianças e adolescentes tenham uma rotina normal, como qualquer outra, em um ambiente familiar, o que difere da realidade do Acolhimento Institucional. Como forma de apoio, a Prefeitura oferece uma ajuda de custo no valor de um salário mínimo por criança acolhida, para subsidiar as despesas relacionadas ao cuidado.

A SMAS ressalta a importância de mais famílias aderirem ao programa, para que mais crianças e adolescentes sejam beneficiados com um lar temporário.

A equipe continuará promovendo ações de sensibilização e está disponível para tirar dúvidas da população. Famílias interessadas podem procurar a equipe da Família Acolhedora na Rua Zuleide Perez Tabox, nº 97, Centro, ou enviar uma mensagem via WhatsApp para o número (67) 99286-0561.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Brutus de Três Lagoas se sagraram campeões do Campeonato Internacional de Assadores

O encontro aconteceu na cidade de Zapala na Patagônia da Argentina

Saiba mais
Cover Image

Com grandes shows e torneio de pesca, 4ª Festa do Peixe de Selvíria atrai grande público

Além de shows, a Festa do Peixe também teve um Campeonato de Arremesso, que testou as habilidades nos arremessos por baixo (Flip Cast)

Saiba mais
Cover Image

Mais um domingo do “A Rua é Nossa” reúne famílias na Lagoa Maior

O evento também contou com uma área dedicada à venda de artesanatos e produtos alimentícios, além de brinquedos infláveis

Saiba mais
Cover Image

Diretores e Servidores de Três Lagoas participam do Programa Nacional de Capacitação Técnica do Sistema Nacional de Trânsito

O evento está ocorrendo na Academia da Polícia Civil (Acadepol) e conta com uma programação intensa durante todo o dia

Saiba mais
Cover Image

Solange Moraes assume presidência do Rotary Club de Três Lagoas – Cidade das Águas

A presidência foi oficialmente transmitida para Solange Moraes, sucedendo Alexandre Ferreira de Barros, que foi homenageado com o Título Paul Harris

Saiba mais
Cover Image

Campanha ‘Julho das Pretas’ destaca protagonismo e fortalece a luta das mulheres negras em MS

O Julho das Pretas é uma estratégia para dar visibilidade às lutas, existências e conquistas das mulheres negras na sociedade

Saiba mais