Notícia

Servidora vai à Brasília representando Saúde de TL para receber certificação do Ministério da Saúde

Compartilhar:
Cover Image

Certificado de Eliminação da Transmissão Vertical do HIV.

Foto: Divulgação

A entrega dos certificados reforça o reconhecimento nacional da excelência do trabalho desenvolvido no município

A Saúde Pública de Três Lagoas vive um momento histórico. Nesta quarta-feira, 03 de dezembro, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esteve presente na cerimônia oficial do Ministério da Saúde para receber, em mãos, o Certificado de Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e o Selo Ouro de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical da Sífilis e da Hepatite B.

Entre os representantes do município, esteve Natalia de Andrade Santos, coordenadora do Programa Municipal IST/Aids HV de Três Lagoas, que participou da solenidade representando o município e todos os profissionais do serviço que já contribuíram e contribuem para essa conquista coletiva.

A entrega dos certificados reforça o reconhecimento nacional da excelência do trabalho desenvolvido no município, que se tornou referência na prevenção, diagnóstico e acompanhamento de gestantes e recém-nascidos. A premiação é resultado da avaliação realizada pela Equipe Nacional de Validação (ENV), que esteve em Três Lagoas entre 29 de setembro e 2 de outubro de 2025, analisando indicadores de vigilância, assistência, testagem e cobertura vacinal.

O reconhecimento foi concedido após Três Lagoas comprovar zero casos de transmissão vertical do HIV, além de alcançar índices de excelência na prevenção da sífilis e da hepatite B, com cobertura vacinal superior a 98% em recém-nascidos e ampla oferta de testagem na rede pública e privada.

Outro ponto destacado no relatório é a cobertura de 100% da Atenção Primária à Saúde, garantindo que todas as gestantes do município tenham acesso ao pré-natal e acompanhamento adequado.

A conquista dos certificados consolida Três Lagoas como protagonista na promoção da saúde materno-infantil e no enfrentamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), servindo como modelo de boas práticas para outros municípios brasileiros.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Novos conselheiros tomam posse para mandatos de dois anos

A representante da Casa dos Conselhos Municipais, Rosires Magalhães, conduziu a cerimônia e lembrou das responsabilidades dos empossados

Saiba mais
Cover Image

Programação do Mês do Idoso da SMS e do Conselho Municipal do Idoso tem início na Feira Central e segue até o dia 6

A iniciativa segue ao longo da semana, com atividades nos dias 3, 4 e 6 de outubro.

Saiba mais
Cover Image

“Alô Comunidade” levou lazer, saúde e cidadania para moradores do Novo Oeste

O prefeito Dr. Cassiano Maia esteve presente e destacou a importância de iniciativas como o “Alô Comunidade”

Saiba mais
Cover Image

“Cerimônia do Jaleco 26.1” recepcionará novos acadêmicos na UCP de Pedro Juan

São novos estudantes que iniciam a carreira de medicina

Saiba mais
Cover Image

TRAGA A SUA VAGA – Empresas de TL podem se cadastrar no Feirão da Empregabilidade

A ação acontecerá no dia 23 de maio de 2026, das 7h às 13h, na Escola Municipal Elaine de Sá, localizada no bairro Novo Oeste

Saiba mais
Cover Image

15 minutos, mais de 40 infrações: ação da DEPTRAN mostra realidade no trânsito de Três Lagoas

O evento “Observar para prevenir” foi comandado pelos agentes J. Oliveira e Bezerra e contou com a participação dos profissionais da imprensa local

Saiba mais