Notícia

SMAS promoveu “1ª Mostra da Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas”

Compartilhar:
Cover Image

1ª Mostra da Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosos.

Foto: Divulgação

A ação visou promover o conhecimento sobre o serviço e proporcionar maior entendimento aos servidores da pasta, trazendo mais autonomia para a aplicação do trabalho

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) promoveu, no dia 11 de abril, a “1ª Mostra da Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosos”. A ação visou promover o conhecimento sobre o serviço e proporcionar maior entendimento aos servidores da pasta, trazendo mais autonomia para a aplicação do trabalho.

O serviço tem como objetivo a prevenção de situações que possam comprometer os vínculos familiares e sociais dos usuários, visando garantir direitos, promover a inclusão social, a equiparação de oportunidades e o desenvolvimento da autonomia das pessoas com deficiência e dos idosos, com base em suas necessidades e potencialidades individuais e sociais. Dessa forma, busca-se prevenir riscos, exclusão e isolamento.

O acesso das pessoas com deficiência e dos idosos a programas de convivência e fortalecimento de vínculos, à rede socioassistencial e aos serviços de outras políticas públicas, como educação, trabalho, saúde, transporte especial, programas de acessibilidade, serviços setoriais, defesa de direitos e programas especializados de habilitação e reabilitação, é fundamental.

Além disso, o serviço desenvolve ações de apoio, informação, orientação e encaminhamento aos familiares, com foco na qualidade de vida, no exercício da cidadania e na inclusão social, sempre ressaltando a natureza preventiva da ação.

HISTÓRICO DO SERVIÇO

O serviço foi implantado em 2021, inicialmente com a psicóloga Karine, vinculada ao Departamento de Proteção Social Básica, com abrangência municipal.

Em 2022, houve a ampliação da equipe e a descentralização para as unidades do CRAS, com Paula e Mariza, assistentes sociais, assumindo a cobertura territorial. Naquele momento, como o número de usuários ainda era pequeno, cada técnica ficou responsável por três territórios. Mariza atendeu os CRAS: Interlagos, Amélia Jorge e Vila Piloto, enquanto a paula ficou responsável pelos CRAS: Ruth M. Filgueiras, Ana Maria e Elza de Angeli (antigo São João).

Em 2023, o CRAS Elza passou a contar com o apoio de uma nova técnica, Franciely, que auxiliou Paula nos atendimentos da região, contribuindo para o crescimento e a visibilidade do serviço, com a inserção de mais usuários.

Em 2024, com a implementação do Processo Seletivo Unificado, cada CRAS passou a contar com um técnico de nível superior de referência. Além disso, as unidades tiveram seu quadro de educadores sociais ampliado, reforçando o desenvolvimento do serviço.

Atualmente, 77 usuários recebem atendimento das equipes do Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosos em Três Lagoas.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Laguna Carapã realiza o 25º Concurso Pé de Soja e comemora investimentos em infraestrutura

O concurso Pé de Soja Solteiro tem como principal intuito destacar as potencialidades de Laguna Carapã na produção de soja, além do caráter festivo e turístico.

Saiba mais
Cover Image

Serviço municipal “Família Acolhedora” realiza ação de mobilização no centro de Três Lagoas

O programa é uma modalidade de acolhimento que visa oferecer acolhimento temporário a crianças e adolescentes

Saiba mais
Cover Image

Referência no empreendedorismo feminino negro, Nelinha do Babaçu encerra campanha Julho das Pretas

A programação celebra o protagonismo de mulheres negras e quilombolas e convida o público para acompanhar uma tarde de trocas, reconhecimento e fortalecimento do empreendedorismo feminino

Saiba mais
Cover Image

É HOJE O GRANDE SHOW – Fabio Jr. promete muito romantismo na 35ª Festa do Folclore de Três Lagoas

Fabio Jr. onhecido por seus sucessos que embalam corações, se apresenta na terceira noite da 35ª Festa do Folclore, neste sábado, 22 de agosto

Saiba mais
Cover Image

Festival de Inverno 2025 encerra com 120 mil pessoas e R$ 23 milhões movimentados em Bonito

Cinco dias de arte, cultura, sustentabilidade e inclusão transformaram Bonito em vitrine nacional e motor da economia local

Saiba mais
Cover Image

Tiago Botelho representa o Centro-Oeste na câmara técnica ambiental federal em Manaus

O objetivo do evento é discutir e propor práticas sustentáveis para o melhor aproveitamento do patrimônio da União

Saiba mais