Notícia

SMAS promoveu “1ª Mostra da Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas”

Compartilhar:
Cover Image

1ª Mostra da Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosos.

Foto: Divulgação

A ação visou promover o conhecimento sobre o serviço e proporcionar maior entendimento aos servidores da pasta, trazendo mais autonomia para a aplicação do trabalho

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) promoveu, no dia 11 de abril, a “1ª Mostra da Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosos”. A ação visou promover o conhecimento sobre o serviço e proporcionar maior entendimento aos servidores da pasta, trazendo mais autonomia para a aplicação do trabalho.

O serviço tem como objetivo a prevenção de situações que possam comprometer os vínculos familiares e sociais dos usuários, visando garantir direitos, promover a inclusão social, a equiparação de oportunidades e o desenvolvimento da autonomia das pessoas com deficiência e dos idosos, com base em suas necessidades e potencialidades individuais e sociais. Dessa forma, busca-se prevenir riscos, exclusão e isolamento.

O acesso das pessoas com deficiência e dos idosos a programas de convivência e fortalecimento de vínculos, à rede socioassistencial e aos serviços de outras políticas públicas, como educação, trabalho, saúde, transporte especial, programas de acessibilidade, serviços setoriais, defesa de direitos e programas especializados de habilitação e reabilitação, é fundamental.

Além disso, o serviço desenvolve ações de apoio, informação, orientação e encaminhamento aos familiares, com foco na qualidade de vida, no exercício da cidadania e na inclusão social, sempre ressaltando a natureza preventiva da ação.

HISTÓRICO DO SERVIÇO

O serviço foi implantado em 2021, inicialmente com a psicóloga Karine, vinculada ao Departamento de Proteção Social Básica, com abrangência municipal.

Em 2022, houve a ampliação da equipe e a descentralização para as unidades do CRAS, com Paula e Mariza, assistentes sociais, assumindo a cobertura territorial. Naquele momento, como o número de usuários ainda era pequeno, cada técnica ficou responsável por três territórios. Mariza atendeu os CRAS: Interlagos, Amélia Jorge e Vila Piloto, enquanto a paula ficou responsável pelos CRAS: Ruth M. Filgueiras, Ana Maria e Elza de Angeli (antigo São João).

Em 2023, o CRAS Elza passou a contar com o apoio de uma nova técnica, Franciely, que auxiliou Paula nos atendimentos da região, contribuindo para o crescimento e a visibilidade do serviço, com a inserção de mais usuários.

Em 2024, com a implementação do Processo Seletivo Unificado, cada CRAS passou a contar com um técnico de nível superior de referência. Além disso, as unidades tiveram seu quadro de educadores sociais ampliado, reforçando o desenvolvimento do serviço.

Atualmente, 77 usuários recebem atendimento das equipes do Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosos em Três Lagoas.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Alunos da Joaquim Camargo visitam usina hidrelétrica

Alunos da escola municipal Joaquim Camargo, que fica no Bairro Véstia, realizaram nesta terça e quarta-feira, 1º e 2 de abril, uma visita técnica à usina hidrelétrica Ilha Solteira

Saiba mais
Cover Image

SCFV – Bombeiros do Amanhã encerra ciclo de atividades com apresentações culturais para familiares

O evento contou com apresentações musicais e a confecção de pinturas em tela, feitas para os familiares, marcando o encerramento do ciclo

Saiba mais
Cover Image

Adaptação de comédia grega será apresentada em Três Lagoas, no dia 8 de agosto

Com entrada franca e classificação de 16 anos, é uma oportunidade imperdível para quem deseja vivenciar a arte de forma intensa e significativa

Saiba mais
Cover Image

Três Lagoas praticamente dobra atendimento com inauguração da ampliação da Clínica de Fisioterapia

A nova estrutura representa um avanço significativo no atendimento especializado, com mais acesso, qualidade e resolutividade para pacientes em reabilitação.

Saiba mais
Cover Image

2ª Conferência Regional de Direitos Humanos é realizada no Campus II da UFMS/CPTL

A programação conta com palestra ministrada pela Dra. Ana Cláudia dos Santos Rocha, professora do curso de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Saiba mais
Cover Image

“A Rua é Nossa” deste domingo (19) terá pintura facial e corporal para crianças

O evento, que transforma a rua em um espaço de atividades para comunidade, acontecerá das 6h às 12h.

Saiba mais