Notícia

SPU/MS transfere para o INCRA terra da União para regularizar assentamento rural em Porto Murtinho (MS)

Compartilhar:
Cover Image

O terreno, que estava registrado em nome da União apesar de já ser ocupado e utilizado para agricultura, agora passa a ter gestão plena do Incra.

Foto: Assessoria de Comunicação

A transferência foi formalizada por meio de uma portaria interministerial publicada nesta segunda-feira (7), dentro do programa Imóvel da Gente, que já destinou 119 áreas em Mato Grosso do Sul

Um imóvel rural com mais de 4 mil hectares foi oficialmente transferido para o Incra em Porto Murtinho (MS), beneficiando cerca de 70 famílias. A área, conhecida como Gleba Foz do Apa – Ingazeira, agora faz parte de um assentamento rural e está pronta para o INCRA entregar o título aos moradores.

A transferência foi formalizada por meio de uma portaria interministerial publicada nesta segunda-feira (7), dentro do programa Imóvel da Gente, que já destinou 119 áreas em Mato Grosso do Sul.

No estado de Mato Grosso do Sul, a área faz parte de um projeto de assentamento voltado para aproximadamente 70 famílias de baixa renda. A iniciativa busca garantir a função social da terra e reafirma o compromisso do governo federal com a ampliação do acesso à terra e a promoção do desenvolvimento sustentável no campo.

Essa ação representa um passo significativo na política de reforma agrária, ao oficializar a destinação de uma propriedade rural com mais de 4 mil hectares. Esse é um problema que se arrastava por décadas.

O terreno, que estava registrado em nome da União apesar de já ser ocupado e utilizado para agricultura, agora passa a ter gestão plena do Incra. A mudança corrige uma pendência histórica e dá segurança jurídica ao projeto.

Uma parte da área continua sob controle do Exército, que utiliza a faixa para atividades de defesa e vigilância de fronteira.

Segundo Tiago Botelho, superintendente da SPU no estado, outras áreas em situação semelhante também devem ser regularizadas. “É um passo importante para garantir a titulação das famílias e fortalecer a reforma agrária”, destacou.

Segundo Botelho há um pedido do presidente Lula para que se encontrem áreas da União seja para regularizar assentamentos já existentes, seja para construção de novos assentamentos. “Nós acreditamos na reforma agrária. Desde que entrei na SPU venho buscando contribuir com a luta dos trabalhadores rurais. Há mais áreas em análise com o Incra. Acredito que em breve teremos novidades positivas de áreas que são da União e irão para reforma agrária”.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Zeca cobra informações e projetos de proteção ao meio ambiente desenvolvidos em MS para a COP30

A conferência será realizada no mês de novembro, na cidade de Belém, estado do Pará

Saiba mais
Cover Image

Vander Loubet visita Selvíria e discute emendas para o Município

No encontro, prefeito, deputado e secretários discutiram emendas para o Município

Saiba mais
Cover Image

PL deve apostar em Mara Caseiro por duas vagas na Câmara dos Deputados

A deputada estadual, que hoje está no PSDB, deve trocar de sigla para concorrer à vaga de deputada federal no próximo pleito

Saiba mais
Cover Image

Marina Silva vê “PL da Devastação” como tiro no pé do agronegócio

Projeto de lei foi aprovado na Câmara durante a madrugada

Saiba mais
Cover Image

ALEMS realiza sessão solene em reconhecimento às mulheres músicas instrumentistas

A condecoração, proposta pelo deputado estadual Caravina (PSDB), foi instituída pela Resolução 6/2025, que objetiva reconhecer o talento e homenagear mulheres músicas instrumentistas do Estado nos mais variados segmentos musicais

Saiba mais
Cover Image

Deputado Pedrossian Neto reforça em Brasília movimento pela reabertura do Morenão

A mobilização faz parte do movimento #MorenãoReabertoJá, liderado pelo deputado Pedrossian Neto

Saiba mais