Notícia

Tatu-canastra, símbolo do Parque do Pombo, vira arte mural em ação promovida pelo ICAS e Prefeitura de Três Lagoas

Compartilhar:
Cover Image

Evento “Cores do Cerrado – Arte, Natureza e Comunidade”.

Foto: Divulgação

A programação contou com uma feira de produtos do mel, atividades de educação ambiental e a inauguração de um mural em homenagem ao tatu-canastra, espécie símbolo da fauna brasileira

Nesta sexta-feira (15), Três Lagoas foi palco de uma celebração que uniu conservação da natureza, arte urbana e desenvolvimento local. O evento “Cores do Cerrado – Arte, Natureza e Comunidade”, promovido pelo Instituto de Conservação de Animais Silvestres (ICAS), por meio do Projeto Canastras e Colmeias, em parceria com a Prefeitura Municipal e a empresa Way 112, aconteceu na lateral do Estádio da Aden.

A programação contou com uma feira de produtos do mel, atividades de educação ambiental e a inauguração de um mural em homenagem ao tatu-canastra, espécie símbolo da fauna brasileira. A obra, assinada pelo artista Fernando Berg e com participação de Harlyn Teixeira, valoriza a biodiversidade e a apicultura sustentável, além de sensibilizar sobre a importância da conservação do Cerrado.

“A arte tem o poder de tocar, provocar e transformar. Por isso, fico muito feliz em ver meu trabalho contribuindo para a valorização da nossa fauna e ajudando as pessoas a conhecerem mais sobre o tatu-canastra e sua importância para o equilíbrio do Cerrado. Além da pintura como estética, essa obra busca sensibilizar e inspirar. Que ela gere reflexão sobre a conservação da biodiversidade local e sobre o papel que cada pessoa pode exercer na proteção dos habitats desses animais incríveis”, afirma Berg.

De acordo com bióloga e coordenadora da iniciativa, Gabriela Longo, a proposta dos murais surgiu como forma de estreitar os laços entre ciência, apicultura e sociedade civil. “Queremos que a população conheça o projeto que está sendo desenvolvido aqui na cidade e entenda que, por meio da arte e da economia criativa, estamos apoiando apicultores que produzem de forma sustentável e contribuem diretamente para a conservação do tatu-canastra. O mural representa a conexão entre a ciência, a valorização da economia local e o engajamento social”, ressalta a bióloga.

O evento também recebeu alunos da Escola Municipal Júlio Fernando Colino, que aprenderam sobre o tatu-canastra, o tamanduá e o Parque Natural Municipal do Pombo. A professora Evanilda, do 2º ano, destacou. “Quando a gente vem para um passeio desses é uma alegria imensa, tanto para as crianças quanto para os professores, que aprendem com os biólogos e adquirem mais conhecimento para discutir em sala de aula.”

A artesã Joelma Pedroso fez uma reflexão com as crianças sobre a semelhança entre o tamanduá e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Mãe de um autista nível 1 de suporte, ela explicou que o animal não gosta de abraço, não vive em grupo, possui seletividade alimentar e sonora, características que também podem estar presentes em autistas. Joelma ressaltou ainda a importância do cuidado e do respeito com os colegas na escola.

SOBRE O PROJETO

O Projeto Canastras e Colmeias surgiu em 2015, após pesquisadores identificarem que o tatu-canastra, diante da escassez de alimento, passou a invadir colmeias, causando prejuízos aos apicultores. Para promover a convivência entre fauna e produção de mel, foi criado o Guia de Convivência entre Apicultores e Tatus-Canastra e o Selo Amigo do Tatu-Canastra, concedido a produtores que adotam práticas sustentáveis.

Atualmente, cerca de 100 apicultores em quatro estados já têm o selo, sendo 16 em Três Lagoas, fortalecendo a produção de mel sustentável e contribuindo para a proteção da espécie e a preservação do Cerrado.

De acordo com o presidente do ICAS, Arnaud Desbiez, a iniciativa busca sensibilizar por meio da arte e valorizar o papel essencial dos apicultores na conservação do Cerrado. “Esperamos que, com essa ação, mais produtores conheçam o projeto e passem a adotar medidas de mitigação. Além disso, queremos incentivar o consumo consciente de produtos certificados, fortalecendo a apicultura sustentável e a proteção da fauna silvestre.”

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Delas Day incentiva o empreendedorismo feminino e conecta milhares de mulheres a oportunidades

O evento, que se consolida como um dos maiores encontros voltados ao protagonismo feminino no mundo dos negócios, contou com a presença de lideranças, especialistas e instituições comprometidas com o desenvolvimento econômico das mulheres

Saiba mais
Cover Image

Deptran participa do “I Encontro Estadual sobre Legislação, Educação para o Trânsito e Procedimentos Recursais” de 2025

O evento teve como objetivo fortalecer a capacitação dos gestores municipais e reafirmar o compromisso com a redução de acidentes

Saiba mais
Cover Image

Prefeito Dr. Cassiano Maia inaugura reforma da rampa do Balneário Municipal nesta quinta (1º)

O objetivo da intervenção foi melhorar a infraestrutura do local, que é um dos principais pontos turísticos e de lazer da cidade

Saiba mais
Cover Image

Novos membros tomam posse no Conselho Municipal de Habitação de Três Lagoas

O prefeito deu as boas-vindas aos novos representantes do conselho e destacou a responsabilidade que cada um assume a partir de agora

Saiba mais
Cover Image

Está aberta a inscrição para artesãos que queiram expor seus produtos na 35ª Festa do Folclore

O tradicional evento, que celebra a cultura e a tradição local, acontecerá de 21 a 24 de agosto

Saiba mais
Cover Image

Três Lagoas está sediando o Circuito Avança Juventude – Etapa Região Bolsão na escola Jomap

O evento ocorre na Escola Estadual Prof. “João Magiano Pinto” (Jomap) e reúne jovens de diversas escolas do município

Saiba mais