Notícia

Três Lagoas inicia busca ativa de vacinação contra o sarampo e convoca famílias para proteger crianças

Compartilhar:
Cover Image

A campanha segue até o dia 31 de agosto, com busca ativa realizada Pelos Agentes Comunitários De Saúde (ACS).

Foto: Divulgação

A ação tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e prevenir a reintrodução da doença, diante do aumento expressivo de casos em países vizinhos e em todo o continente americano

Iniciou nesta segunda-feira, 18 de agosto, a campanha “MS Vacina Mais: Sarampo”, da Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Central de Imunização, em alinhamento com a orientação da Secretaria Estadual de Saúde (SES). A ação tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e prevenir a reintrodução da doença, diante do aumento expressivo de casos em países vizinhos e em todo o continente americano.

A campanha segue até o dia 31 de agosto, com busca ativa realizada Pelos Agentes Comunitários De Saúde (ACS), que vão identificar e convocar famílias para levar suas crianças às Unidades de Saúde da Família (USF). O público-alvo inicial são crianças de 6 a 11 meses, que devem receber a chamada “dose zero” da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). Também haverá vacinação seletiva para pessoas de 12 meses a 59 anos que ainda não completaram o esquema vacinal.

Um Dia D de mobilização está marcado para o sábado, 30 de agosto, quando todas as unidades estarão abertas para ampliar o alcance da ação.

A coordenadora da Central de Imunização da SMS, Humberta Azambuja, reforça a importância da intensificação. “Estamos em período de risco aumentado, porque o sarampo voltou a circular nas Américas. A busca ativa significa o contato direto dos agentes de saúde com as famílias, chamando essas crianças para se vacinar. Nossa meta é elevar a cobertura vacinal e proteger a população.”

CENÁRIO LOCAL E INTERNACIONAL

Em Três Lagoas, já foram aplicadas 659 doses da vacina tríplice viral ou dupla viral em 2025, o que representa 78,34% de cobertura, abaixo da meta preconizada de 95%.

O alerta ganha força diante do cenário epidemiológico atual. Somente nos primeiros oito meses de 2025, as Américas registraram 10.139 casos confirmados e 18 mortes por sarampo, número 34 vezes superior ao mesmo período de 2024, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Países como México, Estados Unidos, Canadá e Bolívia enfrentam surtos da doença. A Bolívia, que faz fronteira com Mato Grosso do Sul, já contabiliza 229 casos em 2025, enquanto o Brasil soma 22 casos importados, a maioria no Tocantins.

Embora o Brasil tenha sido recertificado pela OPAS como país livre do sarampo em novembro de 2024, a baixa adesão à vacinação e a presença de pessoas não vacinadas aumentam o risco de reintrodução da doença.

CAMPANHA “MS VACINA MAIS: SARAMPO”

A campanha “MS Vacina Mais: Sarampo” ocorre simultaneamente em todos os 79 municípios do estado. Em Três Lagoas, a orientação é que pais e responsáveis procurem a USF mais próxima com a caderneta de vacinação em mãos para atualização.

“O sarampo é uma doença grave, altamente contagiosa, mas pode ser evitada com uma vacina segura e eficaz. Nossa missão é proteger nossas crianças e garantir que Três Lagoas mantenha altos índices de cobertura vacinal”, destacou a coordenadora Humberta Azambuja.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Programa ‘MS Saúde – Mais Saúde, Menos Fila’ inicia 3ª fase e já contabiliza mais de 87 mil atendimentos

Programa foi implantado para atender à demanda reprimida, levando consultas, exames e cirurgias eletivas à população dos 79 municípios do Mato Grosso do Sul

Saiba mais
Cover Image

CASTRAMÓVEL – Nova parada será na Clínica da Criança, a partir de segunda-feira (12)

A partir do dia 12 de maio, a 68ª etapa da campanha será realizada na Clínica da Criança

Saiba mais
Cover Image

Governo de MS reforça estrutura de saúde do Estado com entrega de ambulâncias para 11 municípios

O transporte seguro e eficiente de pacientes é fundamental, especialmente para aqueles que precisam de atendimento em outras localidades.

Saiba mais
Cover Image

Avaliação positiva: Casa da Saúde de MS é aprovada pela população em pesquisa de campo da CGE

A iniciativa-piloto da CGE faz parte do projeto Ouvidoria Itinerante

Saiba mais
Cover Image

Caravana da Castração avança em MS com mais de 1 mil atendimentos nos primeiros municípios do programa

O superintendente da Suprova, Carlos Eduardo Rodrigues, destaca o impacto sanitário e social da ação

Saiba mais
Cover Image

71ª etapa do Castramóvel no Bairro Vila Alegre inicia na próxima terça-feira, 05 de agosto

A ação é promovida pela Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)

Saiba mais