Notícia

Três Lagoas zera transmissão de HIV de mãe para filho durante gestação e deve receber certificação do MinSaúde

Compartilhar:
Cover Image

Programa Municipal de IST, AIDS e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Foto: Divulgação

A certificação faz parte de uma iniciativa nacional que visa reconhecer boas práticas na eliminação da transmissão vertical de HIV, HTLV, sífilis, hepatite B e doença de Chagas

O resultado de um trabalho contínuo de prevenção e cuidados com gestantes e bebês nos últimos cinco anos da Prefeitura de Três Lagoas, alcançou um patamar importante e concorre à certificação do Ministério da Saúde pelo reconhecimento do serviço prestado. O Programa Municipal de IST, AIDS e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está participando do processo de certificação promovido pelo órgão federal para reconhecer municípios que alcançaram a eliminação da transmissão vertical do HIV e outras infecções.

A certificação faz parte de uma iniciativa nacional que visa reconhecer boas práticas na eliminação da transmissão vertical de HIV, HTLV, sífilis, hepatite B e doença de Chagas.

A transmissão vertical do HIV ocorre quando a grávida, vivendo com HIV/Aids, não realiza o tratamento de forma adequada e transmite o vírus para o bebê. Ela pode ocorrer também no período do puerpério durante a amamentação no caso de mães infectadas.

De acordo com a coordenadora municipal do Programa Municipal de IST, AIDS e Hepatites Virais, Natália Andrade, Três Lagoas atende a todos os critérios exigidos para a certificação, tendo registrado zero casos de transmissão vertical do HIV desde 2020. “Nós pleiteamos a certificação junto ao Ministério pois atendemos a todos os critérios estabelecidos pelo Ministério. Agora aguardamos a visita técnica da equipe de validação, que deve ocorrer até setembro. Se tudo estiver de acordo, seremos certificados com o selo de erradicação”, explicou.

A trajetória do município na prevenção da transmissão vertical mostra avanços significativos. O último caso registrado na cidade, foi em 2019, quando houve um único caso de transmissão vertical por amamentação por HIV. Desde então, Três Lagoas não registrou novas transmissões:

• 2020: 7 gestantes infectadas – 0 transmissões • 2021: 7 gestantes – 0 transmissões • 2022: 4 gestantes – 0 transmissões • 2023: 6 gestantes – 0 transmissões • 2024: 7 gestantes em acompanhamento – dados em análise, com os bebês ainda sendo monitorados até completarem 18 meses

Entre as estratégias adotadas pelo município para evitar a transmissão vertical estão o incentivo ao acompanhamento pré-natal, uso de medicamentos antirretrovirais que tornam a carga viral indetectável, a aplicação de profilaxias no parto e no recém-nascido, além da oferta de fórmula infantil até os seis meses, substituindo a amamentação – prática contraindicada para mães com HIV. O município também disponibiliza o dispositivo contraceptivo Implanon para mulheres vivendo com HIV, como forma de planejamento reprodutivo.

Agora o Município aguarda a visita da Equipe Nacional de Validação (ENV), entre junho e setembro, para avaliar e confirmar presencialmente a aptidão de Três Lagoas para receber o certificado.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Abril Azul: Campanha reforça importância do acolhimento da pessoa com autismo

O Abril Azul foi estabelecido em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e se relaciona ao 2 de abril, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, criado pela ONU naquele ano

Saiba mais
Cover Image

Castramóvel vai para a Vila Piloto após encerrar atendimento, nesta sexta-feira (04), no Jupiá

O trailer do Castramóvel, ação da Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS)

Saiba mais
Cover Image

ATENÇÃO TUTORES – Castramóvel estará na Vila Piloto a partir de segunda-feira (07)

Nesta fase, o trailer da SMS estará alocado na Unidade de Saúde da Família (USF) do Bairro Vila Piloto, com previsão de atendimento até 1º de agosto

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura de Três Lagoas dá início ao novo Serviço de Telemedicina em Parceria com a Fiocruz

O serviço será ofertado gratuitamente, com qualidade e segurança, fortalecendo a rede de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS)

Saiba mais
Cover Image

Selvíria já realiza campanha de multivacinação nas unidades de saúde

O Dia D da Multivacinação está programado para 18 de outubro

Saiba mais
Cover Image

Unidades de saúde de Selvíria continuam promovendo ações do “Outubro Rosa”

Na última terça-feira, 21 de outubro, um atendimento especial foi realizado na ESF 1, localizada ao lado do CEI Izabel Barbosa dos Santos

Saiba mais