Notícia

Visando diversificar safra agrícola, Governo posterga recolhimento do ICMS da carinata e outros 5 produtos

Compartilhar:
Cover Image

A medida é importante para diversificar a safra agrícola de Mato Grosso do Sul.

Foto: Divulgação

O tributo só deve ser pago no momento em que ocorrer a saída desses produtos resultantes da sua industrialização, inclusive beneficiamento.

O decreto número 16.649 publicado na edição de sexta-feira (25) do Diário Oficial do Estado amplia a lista de produtos agrícolas livres do recolhimento de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) nas operações internas.

O decreto acrescenta o artigo 9º-A ao Anexo II do Regulamento do ICMS, acrescentando carinata, chia, gergelim, grão-de-bico, lentilha e linhaça na relação dos produtos que já estavam livres do recolhimento do imposto nas operações internas (do produtor para o comercializador). O tributo só deve ser pago no momento em que ocorrer a saída desses produtos resultantes da sua industrialização, inclusive beneficiamento.

A medida é importante para diversificar a safra agrícola de Mato Grosso do Sul, explicou o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Rogério Beretta.

"O Estado planta 4,5 milhões de hectares de soja no período da Primavera/Verão. Após a colheita da soja, metade dessa área é ocupada pelo milho safrinha e outras culturas como sorgo e milheto. Mas ainda temos pelo menos 2 milhões de hectares que podem ser ocupados por outras culturas no período do Inverno e o Governo busca, com esse decreto, incentivar os produtores a buscar alternativas de produção mais rentáveis", explicou.

A postergação (ou diferimento, como está gravado na Lei) do pagamento do ICMS já contempla uma lista extensa que inclui praticamente todos os produtos agrícolas cultivados no Estado, desde mel de abelha a cana-de-açúcar.

O produtor está desobrigado de recolher o imposto, o que é feito apenas no momento em que o produto é industrializado ou beneficiado e direcionado para venda ao consumidor final.

A inclusão de mais esses seis produtos na lista atende demanda dos agricultores, trazida pela Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja) ao Governo, explicou Beretta. O cultivo da carinata, por exemplo, já ocupa cerca de 10 mil hectares. A carinata é uma oleaginosa da família das mostardas utilizada para produção do SAF, o combustível sustentável usado na aviação. Tem expectativa de render 1.200 quilos por hectare e pode chegar a um preço médio de R$ 120 a saca, segundo informações da empresa Pantanal Agro, que comercializa o produto no Estado.

Além de ser usada na produção do biocombustível para aviação, outra vantagem ambiental da carinata é a proteção do solo no período de entressafras, evitando processos erosivos e aumentando a fertilidade com o acúmulo de matéria orgânica.

Por: João Prestes, Comunicação Semadesc

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Voos da Azul para Três Lagoas terminam em 10 de maio

Junto de município sul-mato-grossense, companhia anuncia também fim das operações na cidade de Ponta Grossa (PR)

Saiba mais
Cover Image

Em Assembleia no Sinted, prefeito dialoga sobre reajuste salarial dos professores e Lei de Responsabilidade Fiscal

De acordo com a lei, em 2025, assim como nos anos de 2023 e 2024, deve haver uma correção de 6,79% nos salários dos professores, além do acréscimo do índice do Piso Nacional

Saiba mais
Cover Image

Incêndio possivelmente criminoso mata três indígenas em MS

Três mulheres foram carbonizadas, entre elas uma bebê de um ano e seis meses

Saiba mais
Cover Image

Mato Grosso do Sul é o segundo estado que mais avançou em alfabetização no País, aponta Ministério da Educação

Indicador estava em 47,4% em 2023 e saltou para 55,8% em 2024; resultado ficou três pontos percentuais acima da meta estipulada para o período

Saiba mais
Cover Image

Estado aceita recurso e desclassifica vencedor da Rota da Celulose

Empresa tem três dias para recorrer, mas a segunda colocada no leilão do dia 8 de maio já foi convocada para apresentar a documentação na próxima semana

Saiba mais
Cover Image

O prazo para fazer as inscrições para curso gratuito de fotografia com smartphones e câmeras termina amanhã (08)

Os interessados têm até amanhã, dia 8 de agosto, para garantir sua vaga na Diretoria de Cultura, localizada na área central da cidade

Saiba mais