Notícia

Visão Regional 2040: MS encabeça estratégia de desenvolvimento conjunto com RS, PR e SC

Compartilhar:
Cover Image

Governadores Eduardo Riedel (que preside o bloco), Eduardo Leite (RS) e Jorginho Melo (SC), além do vice-governador paranaense Darci Piana.

Foto: Eduardo Valente/GOVSC

O resultado é um instrumento robusto que aponta para um futuro próspero, sustentável e inclusivo na região.

Desenvolvimento sustentável e totalmente planejado para quatro estados brasileiros que, juntos, somam 34,2 milhões de pessoas - o equivalente a 16% da população nacional. Essa é a missão do Visão Regional 2040, planejamento estratégico encabeçado por Mato Grosso do Sul para guiar as ações de longo prazo dos estados membros do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul) - Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, além de MS.

A versão final desse planejamento foi entregue pela Comissão de Planejamento do Codesul, aos governadores Eduardo Riedel (que preside o bloco), Eduardo Leite (RS) e Jorginho Melo (SC), além do vice-governador paranaense Darci Piana, durante encontro do bloco na quarta-feira (23), em Brasília (DF). Coordenada pela Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica) sul-mato-grossense, a comissão contou com equipes dos quatro estados.

"Este é um passo crucial, um início promissor. Agora temos que trabalhar para estabelecer uma governança que permita a concretização da visão de futuro que construímos. Estamos prontos para dar este passo com coragem, visão e união", comentou o governador Eduardo Riedel.

Secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo da Segov-MS, Thaner Castro Nogueira apresentou o escopo do trabalho, as prioridades estratégicas organizadas em nove eixos temáticos, divididos em três grandes grupos: Desenvolvimento Econômico e Competitividade; Infraestrutura e Sustentabilidade; e Inclusão Social e Bem-Estar.

Eixo Desenvolvimento Econômico e Competitividade

  • Desenvolvimento de competências tecnológicas, de inovação e diversificação produtiva

  • Modernização e integração das cadeias produtivas do agronegócio

  • Ampliação e qualificação da inserção internacional

Eixo Infraestrutura e Sustentabilidade

  • Adequação da infraestrutura para o desenvolvimento econômico e social

  • Construção de resiliências frente às mudanças climáticas

  • Promoção do desenvolvimento e uso de Energias Renováveis

Eixo Inclusão Social e Bem-Estar

  • Fortalecimento de comunidades e espaços urbano e rural para a inclusão social e combate à pobreza

  • Qualificação da prestação de serviços públicos

  • Promoção da educação voltada às atividades portadoras de futuro

Os eixos foram levantados a partir de diretrizes que pautam o Visão Regional 2040, como buscar atividades portadoras de futuro, estrutura produtiva e ganhos de produtividade, e inclusão social e bem-estar, além da resiliência e adaptação às mudanças climáticas e preservação da biodiversidade. O objetivo é, assim, consolidar o Codesul como referência nacional.

Desenvolvido com apoio técnico da Universidade Unisinos e com colaboração do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), o documento envolveu sete entregas estratégicas, incluindo diagnósticos socioeconômicos, definição de indicadores, desenvolvimento de estratégias e proposições de projetos estruturantes.

"O trabalho foi amplamente apoiado pelos governadores e é resultado da intensa colaboração entre as secretarias de planejamento dos estados, a secretaria-executiva do Codesul e o BRDE. O resultado é um instrumento robusto que aponta para um futuro próspero, sustentável e inclusivo na região", afirmou Thaner em sua explicação.

Já o secretário sul-mato-grossense de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez, reforçou a importância da liderança dos governadores na realização desse trabalho histórico. "Este plano só é possível graças à visão de futuro e ao compromisso de cada um dos governadores. Estamos pensando nos resultados do presente, mas com foco em garantir um amanhã ainda melhor para nossa sociedade e futuras gerações", destacou Perez, também presente em Brasília.

O plano Visão Regional 2040 enfatiza o papel estratégico dos estados do Codesul, que representam uma das regiões mais produtivas, inovadoras e resilientes do Brasil. A visão compartilhada reflete a oportunidade de construir uma agenda comum que projete a região como protagonista do desenvolvimento sustentável no país.

O planejamento de longo prazo busca integrar ações, alinhar investimentos e promover resultados duradouros, tendo como legado uma região mais preparada para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades dos próximos 15 anos.

Por: Renata Brum, Comunicação Segem/Segov-MS

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Zeca reage a pedido de exoneração por deputado do PL: 'E quem pediu a morte do Lula?

Após repercussão da reação do deputado Zeca, a população também comentou o caso nas redes sociais

Saiba mais
Cover Image

Frente Parlamentar Municipalista promoverá debate sobre os Impactos da Reforma Tributária nos municípios

O evento será realizado no Plenário Júlio Maia e é destinado a prefeitos, vereadores, secretários e técnicos municipais de todo o Estado

Saiba mais
Cover Image

Deputados da ALEMS debatem projeto que flexibiliza regras sobre licenciamento ambiental

Deputado Pedro Kemp (PT), 2º secretário da Casa de Leis, demonstrou preocupação com a aprovação do projeto de lei que cria o novo marco para o licenciamento no Brasil

Saiba mais
Cover Image

Vereadores aprovam alterações em benefícios fiscais e balcão de empregos para mulheres vítimas de violência

O terceiro pl é de autoria do vereador Fernando Jurado e garantirá a implantação de Programa de Incentivo a contratação de mulheres em situação de violência doméstica, no município

Saiba mais
Cover Image

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Trump anunciou aumento de taxas de importação a partir de 1º de agosto

Saiba mais
Cover Image

André Bacalá será secretário municipal interino da Assistência Social de Três Lagoas (SMAS)

Em virtude dessa mudança, André Luis Bacalá Ribeiro, atual secretário municipal de Governo e Políticas Públicas (SEGOV), foi designado como secretário municipal interino da pasta de Assistência Social (SMAS)

Saiba mais